JavaScript e linguagens de pré-compilação

Eu sei que JavaScript não é uma linguagem que vai agradar a todo mundo, mas é a linguagem que roda nativamente em qualquer navegador com uma performance que não deixa nada a desejar. O que poderiam reclamar do JavaScript seria no máximo a sintaxe. Particularmente é questão de gosto.

Problemas? Todas as linguagens têm. Porém, como todas que têm uma boa comunidade ativa, ganham melhorias e novas características bem interessantes, assim como as APIs do HTML5 que já estão por aí e o ECMAScript 6 que vai trazer ótimas novidades.

Mesmo considerando toda a questão de gostos pessoais – e respeito muito isso – ainda acho que não podemos fugir da busca pela qualidade para atender uma vontade individual.

Ou seja, assim como para fazermos o melhor não deixamos de escrever em Java para apps de Android, em Objective-C para apps de iPhone, em Ruby para apps em Rails, utilizar qualquer outra pré-linguagem que compile para JavaScript para execução em navegador é algo que não parece ser a melhor opção.

A melhor linguagem que pode ser compilada para JavaScript é o próprio JavaScript. Tenho certeza das minhas interações pelo código e da qualidade do mesmo, assim como posso encontrar outro profissional bom na linguagem para entender o que está acontecendo. Estaríamos falando da mesma linguagem e a qualidade no código seria um facilitador para essa colaboração.

Outro ponto que acredito ser crucial: não somos únicos. Quando um programador sai da empresa, morre ou esteja em qualquer situação em que não escreva mais o código de determinada aplicação ele simplesmente não leva o código junto com ele, a menos que aquilo seja intencional.

O legado de um código é ensinar para uma pessoa nova aquilo o que está acontecendo. Se eu preciso de um novo profissional quando tenho um aplicativo em CoffeScript, qual linguagem eu devo exigir dele? CoffeScript, Javascript ou as duas?

O dia que encontrar um profissional que saiba apenas CoffeScript, vou acreditar que ele é totalmente incompleto e que teria o mesmo nível de quem somente aprendeu pseudo-código, sem me importar com o tempo que ele possui de experiência.

Como ele vai entender a real situação do meu aplicativo e todos os pontos que poderíamos melhorar? Como ele vai saber se tem ali um JavaScript bem escrito e funcional?

Em outras palavras, usar linguagens de pré-compilação me parece um verdadeiro "eXtreme Go Horse", do tipo que se funcionar, tudo bem, não se importando com o que estiver no meio do caminho.

iMasters

Fórmula Truck - Beto Monteiro - Scuderia Iveco - Autódromo Internacional Velopark - Onboard


Kawasaki Ninja ZX-12R. The fastest machine we have ever built.


Top Gear: Renault Avantime vs. Mitsubishi Evo X 300


É isso mesmo que você leu no título!

James May, Jeremy Clarkson e Richard Hammond foram desafiados a fazer um Renault Avantime ficar tão rápido quanto um Mitsubishi Evo X 300, gastando-se apenas a metade do que o carro japonês custava, ou seja, deveria-se investir apenas 15 mil libras esterlinas na preparação da minivan francesa.

Tentaram até usar o aerofólio traseiro de um Fórmula 1 da equipe Honda!

Será que eles conseguiram? Faça suas apostas e aperte o play.

Airbag para motos chega ao Brasil


Os motociclistas brasileiros poderão contar com mais um acessório para a sua segurança a mais: o airbag! Exatamente isso que você leu! O sistema, criado com o mesmo princípio dos airbags de automóveis, é um colete que promete reduzir em mais de 80% os índices de fraturas e lesões provocadas por acidentes.

Quando o motociclista é projetado para longe da motocicleta, um cabo preso ao veículo aciona o colete, que infla em até 0,25 segundo, criando uma barreira protetora para pontos do corpo como tórax, coluna vertebral, cóccix e cervical. O cartucho de gás CO2 que faz o sistema inflar pode ser substituído, o que torna o produto reutilizável.

Uma das empresas que traz a novidade para o país é a marca japonesa Mugen Denko, que criou e patenteou o produto. São três modelos de jaqueta à venda na internet, que custam de 1.799 a 2.762 reais, e o cartucho de CO2 pode ser adquirido por 73 reais. Para os motociclistas que procuram um preço mais acessível, o site airbag moto oferece um modelo mais barato por 479 reais, e o cilindro por 49 reais.

Terrafugia Transition

Terrafugia Transition
Após seis anos de planejamento, a Terrafugia começa a produzir seu carro-avião: o Transition. Já foram feitas cem reservas, pelo valor de 10 mil dólares cada uma, e algumas unidades já devem ser entregues no final de 2012. O primeiro avião do mundo que se transforma em carro acabou sendo classificado pelos órgãos estadunidenses de "aeronave esportiva leve", custa a partir de 279 mil dólares, e será apresentado no Salão de Nova Iorque.

O Terrafugia Transition tem capacidade para dois ocupantes e seu tanque, que possui 87 litros de capacidade, pode ser abastecido com gasolina comum, em qualquer posto de combustíveis. O motor Rotax produz 101 CV, o suficiente para fazer o veículo alcançar os 105 km/h na estrada, tendo um consumo de 14,9 km/l. Já no ar, o avião pode voar até 724 km com uma velocidade máxima de cruzeiro de 172 km/h, gastando 18,9 litros por hora.

Acionando apenas um botão, as asas do Transition são dobradas em 30 segundos, e o veículo passa a ter de 2,3 metros de largura, ao invés de 8 metros com as asas na posição horizontal. o veículo possui vidros de plástico, para proteger os ocupantes de batidas com pássaros, e tem pneus especiais para pouso. Para pilotá-lo, é preciso um treinamento de vinte horas.

Vodafone Live! How are you? (With Michael Schumacher and Rubens Barrichello)


2012 Porsche 911 driven at Porsche Experience Centre Silverstone


Formula Truck by Reiza Studios - First Preview Video


2012 12 Hours Of Sebring Highlights


Start




Marcel Fässler Audi R18 Onboard




Onboard Mix




Crazy Traffic




Darren Turner loses wheel




Henry Richard Big Crash




GT Lead Battle: Uwe Alzen vs. Joey Hand vs. Tommy Milner




Henrique Cisneros Big Crash




Finish | Dramatic Battle in GT Beretta vs Hand


O ano 2000 chegou. De Vectra. Em nome do vento, parabéns!


O rock brasileiro dos anos 1980


O programa "Aconteceu", da RedeTV, revirou o baú de preciosidades do rock brasileiro produzido na década de 1980. Os repórteres Marcelo Medeiros e Gabriela Zottis garimparam histórias, curiosidades e bastidores do movimento musical no Brasil, e entrevistaram os ícones dessa geração, como Nasi, do Ira, Marcelo Nova, do Camisa de Vênus, Clemente, dos Inocentes, Marcelo Bonfá, da Legião Urbana, Roger, do Ultraje a Rigor, Frejat, do Barão Vermelho, Branco Mello, dos Titãs, e os Paralamas do Sucesso.

Com influências do punk, da cena pop, da onda new wave, e uma pitada de reggae, as bandas de rock dos anos 1980 ganharam espaço em Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. As letras de Cazuza e Renato Russo traduziram os pensamentos de toda uma geração.

Os anos 1980 apontavam para um cenário político mais favorável. O país se livrara da ditadura militar, mas os fantasmas da repressão ainda rondavam o cenário cultural. Muitas bandas de sucesso tiveram seus discos riscados pelos censores, literalmente falando...

Iron Maiden ganha versão acústica em violão de nylon


A banda Iron Maiden imediatamente remete ao mais visceral rock heavy metal. Porém, um guitarrista belga promete convencer do contrário com um violão de nylon. O projeto The Nylon Maiden, difundido pela internet, chamou tanta atenção que Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, resolveu convidar o belga para participar de uma canção sua e prometeu participar do futuro álbum do belga, com o projeto de música clássica. Blaze ainda o contratou como guitarrista na turnê de sua banda.

Spencer Pumpelly - Porsche 997 GT3 Cup - Sebring International Raceway - Onboard


A Golf United TDI for 14 990 Euros. Brand new.


Jeremy Clarkson: Thriller


Um DVD de Jeremy Clarkson, onde ele testa alguns supercarros como Aston Martin DBS, Maserati Gran Turismo, Alfa Romeo 8C Spider, Lamborghini Gallardo, Ferrari 430 Scuderia, Nissan GTR, Mercedes CLK AMG Black Series, entre outros.

Os pontos altos do documentário são quando Jeremy manda colocar um lançador de foguetes num Porsche 924 Turbo, para destruir radares controladores de velocidade, uma caminhonete que trabalha na manutenção de rodovias, que mais tarde é destruída quando um emorme motor diesel é jogado em cima dela, e um ônibus de dois andares típico da Inglaterra, além de acelerar um Porsche 911 Turbo na Autobahn, um Mercedes-Benz SLR McLaren 722 GT no Snetterton Motor Racing Circuit, e o Stig destruindo um station wagon Mercedes, movido a diesel, com dinamite.

Kart Racing Pro - Hoddesdon Preview - Work In Progress


Dodge Viper Convertible Limousine

Dodge Viper Limousine by Unique Movie cars
A Sam's Town 300, etapa da NASCAR Nationwide Series em Las Vegas, foi testemunha ocular do primeiro Dodge Viper limusine conversível, que foi o primeiro carro a entrar na pista no final de semana da corrida, e no qual esteve Oscar Goodman, o diretor da prova.

O carro foi criado pela Unique Movie Cars, que é especialista em criar modelos especiais para a sétima arte. A empresa já criou carros para as franquias "Indiana Jones" e "De Volta Para O Futuro". O Viper em questão tem 7,62 metros de comprimento e aparenta ter espaço para 12 pessoas.

Winners go with Bell.

Dan Gurney, winner of Rex Mays 300 (Riverside, Calif, 1967), Mosport 200 (Mosport, Ontario, 1968), Motor Trend 500 (Riverside, Calif, 1968)

Bentley Continental GT V8 engine computer animation


Scary car accident in Russia on dashcam!


SAAB 9-3 TTA Touring Car


Ainda permanecem as dúvidas sobre o futuro da SAAB, pelo menos no que diz respeito aos carros de rua, pois no esporte a motor a marca está "vivinha da silva". A equipe sueca Flash Engineering revelou o SAAB 9-3 TTA Touring Car. Quatro veículos competirão na Swedish Racing Elite League. "Esperei quarenta anos por um duelo nas pistas entre a SAAB e a Volvo", disse o diretor da equipe Flash Engineering, Jan Nilsson.

SAAB lives with Flash Engineering in the Swedish Racing Elite League

SAAB is going to live on despite the recent receivership with four newly developed SAAB 9-3 in the TTA – Racing Elite League in 2012.
Flash Engineering and Team Tidö launches a tribute to SAAB's journey during the years in the form of Tribute2SAAB in this year's Swedish Racing Elite League.

Jan "Flash" Nilsson, Mattias Andersson, Linus Ohlsson and a yet to be revealed driver is going to represent SAAB on the Swedish tracks and take on the fight with Volvo, BMW and Citroën in the Racing Elite League.

"I have longed for 40 years to see the fight between SAAB and Volvo on the race tracks. It becomes reality this summer and my biggest dream is to get all SAAB fans to the TTA races to cheer us on," said Jan "Flash" Nilsson, driver and Managing Director of Flash Engineering.

"I had a real 'wow-feeling' when I saw the SAAB in TTA-design for the first time. It is going to be great fun racing with a Swedish car and most of all to pick up the classic SAAB versus Volvo fight that has been going on since I was a child. I am for sure looking forward to the coming season," said Mattias Andersson, former IRL and CART driver.

"It is going to be great to race with SAAB, a car that always has been special for me. It is a really strong feeling to step up to the Racing Elite League with Team Tidö and Flash Engineering this year and I am going to do my utmost to deliver top results," said Linus Ohlsson, third in the Carrera Cup Scandinavia 2011.

"You don't have to be much of a patriot to suffer with SAAB and their employees. I have had the fortune to meet many of SAAB's motorsport drivers during my few years within the sport such as Stig Blomqvist and more. That is why it is going to be extra fun to race a SAAB in TTA. SAAB has lead much of the development for the cars of the world and now Team Tidö and Flash Engineering wants to lead the development within Swedish motorsport with TTA," said David von Schinkel, Managing Director of Team Tidö.

"I am very proud to have been a part of SAAB. I think that the initiative of Flash Engineering to honor SAAB is amazing and you understand that there is so much feelings surrounding SAAB with the Swedish people," said Jan-Åke Jonsson, Managing Director for SAAB Aotomobile AB from 2005 to 2011.

Parts of SAAB that still live on is going to be involved in Flash Engineering and Team Tidö's programme and SAAB Parts is going to support the team.

"We think that this is an amazing effort and it is great that Flash Engineering and Team Tidö is lifting SAAB as a car with this tribute. It does also give us a great opportunity to show that we are still alive, taking care of SAAB cars at 160 authorized workshops around Sweden," said Thomas Sundström, director of SAAB Parts Sweden.

The SAAB Dealer Organisation is also supporting Flash Engineering and Team Tidö's efforts in the Racing Elite League 2012.

"We have done an amazing journey with SAAB throughout the years and it is going to be great fun to watch the success of Flash Engineering and Team Tidö on the racing tracks this year in the TTA and we are going to follow it closely," said Peter Hallberg, Managing Director of SAAB Dealer Organisation.

"We at Björkmans Bil in Västerås are very positive towards this programme and we are looking forward to take customers out to the races. It is going to be an exciting project and it is going to be great fun to follow Flash Engineering and Team Tidö on the tracks this year, especially by having Team Tidö as a team close to our facilities," said Anders Björkman, Managing Director of Björkmans Bil in Västerås.

SAAB Motorsport History

1962 – First Monte Carlo victory – Erik Carlsson – SAAB 96
1973 – First WRC victory – Stig Blomqvist – SAAB 96 V4
1979 – First WRC turbo victory – Stig Blomqvist – SAAB 99 Turbo
1984 – First Rally cross European Title – Anders Norstedt – SAAB 900
1997 – First Rally cross Swedish Title – Per Eklund – SAAB 900
2000 – First Pikes Peak victory – Per Eklund – SAAB 9-3

SAAB's motorsport history is extensive and started with the very first models in the fifties. Erik "Carlsson On the Roof" was one of the first drivers scoring international success with SAAB, claiming, among other things, two victories in the Monte Carlo Rally.

"It brings warmth to my heart that SAAB is going to live on the racing tracks this year. I have got so many great memories with SAAB. I am really glad to see that there are people still burning with love for dear SAAB, especially as SAAB is and has been such a big thing for the Swedish people," said Erik Carlsson "On the Roof".

Three other big SAAB names that have scored success with the Swedish brand is Stig Blomqvist, Per Eklund and Åke "Bryggarn" Andersson.

"Without SAAB and their help, I would not have been where I am in motorsport today. SAAB has been leading the development of technology in cars and the things happening now is really sad. That is why it is great that Flash Engineering and Team Tidö celebrates SAAB. Who knows, perhaps my son Tom Blomqvist (part of McLaren's junior programme) can drive SAAB one day as well," said Stig Blomqvist, WRC champion of 1984.

"SAAB is dear to me. I am right now working on the completion of two SAAB cars to compete with in the USA, so SAAB is very much alive for me. It makes me happy to hear about Flash Engineering and Team Tidö doing something this radical when the news about SAAB is mostly negative. Good luck with TTA," said Per Eklund, European Rally Cross champion of 1999.

"SAAB has meant a lot for me and my career. I am really glad that they are putting the spotlight on SAAB through Tribute2SAAB. Thanks to my cooperation with Team Tidö within historical racing, I have been able to follow this project up close and it is impressive to say the least. It is also great that Jan "Flash" Nilsson is helping a junior programme, that is really needed. It is going to be interesting to follow TTA," said Åke "Bryggarn" Andersson, winner of the 1966 WRC of Sweden.

Flash Engineering and Team Tidö is going to test the SAAB for the first time at a secret location next week, visit www.flashengineering.se for more information!

Volkswagen Golf GTI. The desire is in the detail.


Pageview não é métrica!

Há 15 anos, quando a Internet surgiu como plataforma de negócios, medir a quantidade de páginas vistas era interessante. Primeiro porque era algo totalmente novo, segundo porque não se tinha tanto o que mensurar (além dos sites serem grandes "folders digitais", não se tinha muitas pessoas com acesso a Internet).

Hoje a história é bem diferente. Com o crescimento dos sistemas de métricas é possível mensurar muito mais o que acontece na web. Na verdade é preciso fazer isso se quisermos medir a performance do site com o qual estamos trabalhando. Profissionais de planejamento estratégico digital são os grandes responsáveis por transformar toda essa métrica em estratégias de ação.

Planners transformam dados em informação estratégica. As métricas são essenciais para isso, entretanto o mercado anunciante ainda tem uma resistência a elas, seja por acreditar que métricas só servem para banners em campanhas ou por pensar que usar o Google Analytics basta.

Pensemos além disso. Usar Adservers em campanha é algo fundamental, pois são essas ferramentas que mostram a performance da campanha. Então por que não medir a performance do site?

Não medir essa performance deixa o trabalho incompleto. O Google Analytics nos traz informações interessantes sobre as ações. Sabemos quantas pessoas vieram ao site, de onde (Google, direto, redes sociais etc.), quanto tempo ficaram, qual horário entram mais, quais são as páginas mais vistas. Até ai, OK, mas precisamos saber mais e a Internet pode mais!

Imagine o quanto um anunciante não ia ficar feliz em saber que sua loja física aumentou em 15% as visitas e 20% as vendas porque 30 pessoas foram impactadas pela campanha na revista, 200 na TV, 100 no rádio. Saberia exatamente qual a revista ou programas (TV e Rádio) a pessoa tinha visto, saberia que 120 pessoas chegaram à loja porque viram na vitrine o que queriam e mais 250 foram indicadas por clientes. Isso seria maravilhoso, certo? Na web isso é possível há muito tempo.

Não deve-se crer que esse mesmo lojista iria gostar apenas de aumento em visitas a loja. Imagine a frustração do dono da loja ao investir em mídia, levar um grande número de pessoas à loja, que vão visitar cada departamento, ver cada um dos produtos e não comprar nada. O lojista vai querer vender!

Medir pageviews é a mesma coisa. Anunciantes que acreditam que pageview é métrica estão atrasados com relação ao momento 2.0, 3.0, 4.0 que seja, que estamos vivendo na Internet. Estamos vivendo uma era que até Unique Visitors podem ser questionados. Vivemos uma época de performance da web. E performance passa, basicamente, pelo conceito de conversão! Sem conversão, não há resultado e logo não se mede retorno/performance algum.

Planners, comecem a pensar além de pageview, unique vistior e Google Analytics. Vamos defender a performance do site com unhas e dentes aos nossos clientes. Melhor 100 pessoas entrando e convertendo do que 1.000 curiosos que entram no site e não fazem nada, além de dar um ponto para pageview!

iMasters

Russian Parking Like a Boss!


Nissan DeltaWing - Buttonwillow Raceway Park - Marino Franchitti - Onboard


Audi RS4. A station mais veloz do mundo.


Ferrari 333 SP - 1996 24 Hours of Daytona - Max Papis - Onboard


Car lost tire in Russia! Accident on dashcam!


Mercedes AMG F1 W03 Aerodynamic W-Duct


Dispositivos aerodinâmicos acionados pelo piloto estão proibidos na Fórmula 1, com exceção do DRS. No entanto, o engenheiro espanhol Diego Cano Zuriguel, que trabalha no Mercedes AMG F1 W03, criou um dispositivo que promete dar o que falar na temporada 2012.

Trata-se do "W-Duct", um sistema de direcionamento do fluxo de ar para a a asa dianteira, que fica localizado no bico do carro. Internamente, compõe três canaletas. Quando o carro está percorrendo uma reta, o ar passa pela canaleta do meio. Quando o carro está negociando uma curva à esquerda, o fluxo de ar é direcionado para a canaleta direita, e no momento em que o carro está negociando uma curva à direita, maior quantidade de ar passa pela canaleta esquerda.

As canaletas laterais direcionam o ar para o lado da asa dianteira interno à curva, através de dutos internos que vão desde o sistema até pontos estratégicos, como mostra a figura abaixo. O vídeo acima exemplifica o sistema usando o simulador rFactor com uma Ferrari, mas se aplica na realidade somente ao carro da Mercedes AMG.
Mercedes AMG F1 W03 Aerodynamic W-Duct
O sistema é parecido com o F-Duct, mas, ao contrário do sistema que foi banido em 2011, é usado em todo o circuito ao invés de somente nas retas. Ele anula o downforce em certas partes da asa dianteira para privilegiar o grip nas curvas e a velocidade final em retas.

Die Klassiker von VW. Volkswagen. Aus Liebe zum Automobil.


Bentley Speed 8 - Silverstone Circuit - Guy Smith - Onboard


Head On Russian car crash! Crazy!


Ford Fiesta. Vale a pena ser exigente.


Porsche 917/021: The Fabulous Story


Quadruple facepalm. When you fail really, really bad.

Quadruple facepalm. When you fail really, really bad.

Ford Fiesta. Chegou o carro que o mundo inteiro está curtindo.


Eike Batista dá dicas para quem quer abrir o seu próprio negócio

O empresário explica como multiplicou a fortuna e se tornou o oitavo homem mais rico do mundo.

Na vida dos mega ricos não existe engarrafamento, fila, nem aeroporto lotado, nem voo atrasado. No escritório, uma parede rabiscada com projetos para multiplicar a fortuna.

Eike Fuhrken Batista, o homem mais rico do Brasil, tem R$ 50 bilhões. Dez zeros antes da vírgula. Você ficou impressionado com aquele carrinho de supermercado cheio de dinheiro apreendido do jogo do bicho no mês passado no Rio? Pois o dinheiro de Eike Batista daria 13 mil carrinhos daqueles - que enfileirados, coladinhos, iriam de um lado ao outro da ponte Rio-Niterói.

São necessários tantos bilhões para ser feliz? "Essas coisas já transcenderam. Não é isso. Eu me considero um criador de riqueza como um compositor compõe uma música. As minhas notas por acaso são dinheiro", explica Eike. A sinfonia da multiplicação começou cedo - e seu símbolo, o "x", sinal de "vezes", está nos nomes de todas as empresas .

Nos anos 70, o garoto rico não se acanhou de vender seguros de porta em porta na Alemanha, onde fazia faculdade de engenharia. "É uma febre, você pega uma febre de querer continuar nessa independência financeira".

E a faculdade na Europa foi trocada pela selva brasileira, em busca de ouro. "Eu tive muita sorte, porque em um ano e meio, eu cheguei a comprar US$ 60 milhões em ouro e fiquei com a margem líquida de US$ 6 milhões. Então, com 23 anos. Nada mal", brinca Eike. Jovem, milionário e ainda ambicioso.

Veja a definição de Eike Batista do significa empreender: "Empreender nada mais é do que identificar ineficiências, falta de qualidade de produtos e fazer algo melhor. E melhor de tudo é fazer algo melhor e mais barato. Se você conseguir combinar essas duas coisas, você vai ganhar muito dinheiro".

O empreendedor Eike investiu em pesquisa para saber o potencial de um garimpo e depois mecanizou a produção. "Agora, eu, obviamente, subestimei logística, logística na Amazônia, doenças, malária, gente mesmo. Você botar um negócio que nunca tinha sido feito antes. A mina era tão rica, que ela aguentou todos os meus desaforos. E aí tem um aprendizado. Quer dizer, encare negócios para empreender que tenham gordura, margens altas, margens de lucro potencial altas", explica Eike.

O aprendizado com a mina foi o primeiro passo para uma visão de negócios que Eike Batista chama de 360° - e que está detalhada em um livro escrito em parceria com o jornalista Roberto D'Ávila. A ideia é que todos os aspectos do negócio precisam ser levados em conta antes de começar um empreendimento. Daí os 360°. "Eu sempre fui buscar o máximo de conhecimento possível para errar menos", explica.

Embarcamos no jato privado de Eike – e depois no helicóptero particular – para ver um projeto que para ele exemplifica o conceito. "Nós estamos construindo o maior estaleiro das Américas no Rio", conta. Além do estaleiro, Eike constrói um parque industrial e o maior porto do país no norte do estado. Tudo vai dar uns US$ 40 bilhões. A área das obras é tão grande que precisamos visitar de ônibus.

"Dentro do complexo, nós teremos 160 km de estradas pavimentadas", anuncia Eike. Já em janeiro, ele garante que sua empresa vai produzir os primeiro barris de petróleo de uma companhia privada brasileira. E no segundo semestre, grandes navios devem começar a atracar no pier, que avança 3 quilômetros mar adentro.

Nem todo mundo aprecia esse gosto pela grandiosidade. Os ambientalistas, por exemplo, o acusam de ter incentivado o uso no Brasil, como fonte de energia, do carvão: o grande vilão do aquecimento global.

Alguns empresários também dizem que seus negócios são de altíssimo risco. A maior parte do dinheiro foi levantada na bolsa de valores. Ele diz que os investidores confiam nele por seu passado. "A minha história não é a história só dos últimos dez anos. É uma história de 30 anos. Até o ano 2000, eu era conhecido como o marido da Luma de Oliveira. E não pelas nove minas que eu criei do zero. Minas de ouro gigantescas, muita riqueza criada. Eu apareci como se tivesse caído do céu", explica.

A história do casamento com a modelo Luma de Oliveira durou 13 anos. Ao lado dela, no mundo das celebridades, Eike sempre posava como coadjuvante. Do casamento, ficaram dois filhos. No escritório, fotos da família e evidências de que ele não dispensa uma ajuda do além. Só se senta de frente para a porta. De amuletos, tem dois guerreiros incas - do império do ouro - e um elefante indiano.

A superstição se estende ao 63 - número da lancha com a qual bateu o recorde mundial de velocidade. E a partir de então, o número da sorte do bilionário Eike Batista, que se admite competitivo: "Eu diria que aceito quase qualquer desafio". Principalmente no mundo dos negócios.

Quais são as principais dicas para quem quer ser um empreendedor?

Você tem que ter disciplina, uma boa ideia e, depois da boa ideia, elaborar um plano de negócios muito detalhado.

Mas e quem não tem uma boa idéia? Pode ser empreendedor?

Pode. Eu falo muito sobre isso, é estudar a possibilidade de uma franquia. O iniciante deveria começar por aí. E daí vai ver que a pessoa vai criando novas ideias. Depois que você começa a tocar uma lojinha, seja do que for, você tem aquele aprendizado do dia a dia, que vale muito.

Outra dica do administrador Eike é delegar funções e cobrar resultados.

Eu não tenho o mínimo problema de delegar. Agora, cobro muito. É fácil você cobrar. Eu gosto muito de checar, então isso obriga todo mundo a ser transparente.

Você faz de seus executivos sócios, com ações do grupo. E incentiva a distribuição de lucros para empregados. Isso vale também para os pequenos empresários?

Claro. Até o dono da padaria deveria pegar uns 20% lá e distribuir para os funcionários. Faz um efeito inacreditável.

E se precisar de um sócio?

Sócios você tem que eventualmente buscar aquela pessoa para te complementar, algo que você não sabe fazer. Agora, a busca desse sócio eu diria que está ligada à sorte na vida. Como casamento, não é eterno.

Seu objetivo é em bilhões, em obras. Onde é que Eike Batista quer chegar?

O objetivo é ser respeitado. Ter respeito. Da pessoa mais graduada do meu país até o mais humilde.

Respeito que ele tenta conquistar com projetos pelo Rio de Janeiro, como a despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas e doação de dinheiro para a pacificação das favelas.

Nós estamos contribuindo com R$ 20 milhões por ano nos próximos quatro anos para fazer tudo acontecer.

Qual é a sua maior vaidade?

Ah, eu gosto de cuidar de mim, normal. Isso começa com saúde e também aparência.

O senhor já fez plástica?

Sim, fiz a pálpebra, fiz implante de cabelo. É sofrido, dolorido, viu? Espero que em breve cheguem células-tronco para não ser tão dolorido. Eu não recomendo.

Eike já é o oitavo homem mais rico do mundo, segundo a prestigiada revista americana Forbes. E já estabeleceu prazo para ser o primeiro: "2015, 2016". Tão rápido? "Você acha rápido? É muito tempo".

Fantástico

Best Friends Fight at Kickboxing Finals! Just to make things interesting, they decided beforehand that the loser would not be invited to the winner's pizza party.


Ford Ecosport. Pratique.

Hoje é meu último dia de vida

The Pagani Huayra Story: A Documentary


Gyroscopic self-leveling pool table on the cruise ship "Radiance of the Seas"


A life in Formula 1: Frank Williams


Ford Courier. A picape para quem trabalha pensando no futuro... o sábado e o domingo!


Tribute To Colin Mcrae


Don't let drandruff kill your image. Clear.


2012 Geneva Motor Show Highlights


Aston Martin V12 Zagato




Audi A3




Audi RS4 Avant




BMW M135i Concept




BMW M3 DTM Race Car




BMW M6 Coupé




Bugatti Grand Sport Vitesse




Carrozeria Touring Supperleggera Disco Volante 2012




Chevrolet Cruze Wagon




Ferrari F12 Berlinetta




Fiat 500L




Ford Fiesta ST




Jaguar XF Sportbrake




Maserati Gran Turismo Sport




Mercedes-Benz A-Class




Mercedes-Benz SL63 AMG




MINI John Cooper Works Countryman




Lamborghini Aventador J (With Jack Ickx)






Land Rover Evoque Cabriolet




Porsche Boxster




Volkswagen Golf GTi Cabriolet




Volvo V40


Lama rejuvenesce. Mas assim rejuvenesce mais. Mitsubishi Pajero TR4 Flex 2010. Novo, mas com o espírito 4x4 de sempre.


Porsche GT3 RS 4.0 accelerating from 0 to 334 km/h and braking from 327 to 0 km/h


Idoso de cem anos bate recorde de média horária em velódromo

Robert Marchand em açãoProvando que idade não é barreira para o ciclismo, o centenário francês Robert Marchand estabeleceu um recorde de média horária para ciclistas acima de 100 anos. O idoso completou 24,251 km ao redor do velódromo do World Cycling Centre (UCI), em Aigle, Suiça. "Não quero me tornar um campeão. Só quis fazer alguma coisa para comemorar meus cem anos".

Ele usou uma bicicleta roda fixa tradicional, sem equipamentos aerodinâmicos. Seu maior problema foi a adaptação com o velódromo. "Não pilotava numa pista há 80 anos. Prefiro pedalar ao ar livre, no entanto, no momento é impossível. Não quero pegar uma gripe".

Durante a preparação, Marchand foi orientado a não ultrapassar os 110 batimentos cardíacos. "Numa subida, cheguei aos 134, mas, fora isso, obedeci o médico. Nos últimos cinco anos, decidi não pedalar mais que 100 km. Quero continuar pedalando por mais algum tempo na vida que me resta".

Robert explica o seu "segredo" para a longevidade: "não fumo, nem bebo muito, a única coisa que abusei na vida foi trabalhar até os 89 anos. Basicamente, sou como qualquer um, não tenho muitos problemas de saúde. Meu conselho a todos é que se mantenham em movimento. Exercito-me todos os dias, trabalho todo o meu corpo. Algumas pessoas, quando completam 80 anos, começam a jogar cartas e não se movimentam. Eu não consigo ficar parado".