Idoso de cem anos bate recorde de média horária em velódromo

Robert Marchand em açãoProvando que idade não é barreira para o ciclismo, o centenário francês Robert Marchand estabeleceu um recorde de média horária para ciclistas acima de 100 anos. O idoso completou 24,251 km ao redor do velódromo do World Cycling Centre (UCI), em Aigle, Suiça. "Não quero me tornar um campeão. Só quis fazer alguma coisa para comemorar meus cem anos".

Ele usou uma bicicleta roda fixa tradicional, sem equipamentos aerodinâmicos. Seu maior problema foi a adaptação com o velódromo. "Não pilotava numa pista há 80 anos. Prefiro pedalar ao ar livre, no entanto, no momento é impossível. Não quero pegar uma gripe".

Durante a preparação, Marchand foi orientado a não ultrapassar os 110 batimentos cardíacos. "Numa subida, cheguei aos 134, mas, fora isso, obedeci o médico. Nos últimos cinco anos, decidi não pedalar mais que 100 km. Quero continuar pedalando por mais algum tempo na vida que me resta".

Robert explica o seu "segredo" para a longevidade: "não fumo, nem bebo muito, a única coisa que abusei na vida foi trabalhar até os 89 anos. Basicamente, sou como qualquer um, não tenho muitos problemas de saúde. Meu conselho a todos é que se mantenham em movimento. Exercito-me todos os dias, trabalho todo o meu corpo. Algumas pessoas, quando completam 80 anos, começam a jogar cartas e não se movimentam. Eu não consigo ficar parado".

Postar um comentário