Como todos sabem, os bólidos da Fórmula 1, assim como quase todos os carros de corrida, são projetados para acomodar apenas o piloto. No entanto, em algumas ocasiões, eles foram usados para carregar um passageiro, nem que ele fosse agarrado no "santo-antônio".
Abaixo, algumas ocasiões em que isso aconteceu. Eu só me lembrava de uma delas. Graças à ajuda de Ivan Capelli, do F1 Nostalgia, do Stop & Go Brasil, do Jalopnik, do Fórmula 2 e do Paulo Alexandre Teixeira, consegui mais alguns registros.
No GP da Bélgica de 1961, Innes Ireland pegou carona com Maurice Trintignant.
No Grande Prêmio da Bélgica de 1964, quatro boleias:
Graham Hill sendo levado por Innes Ireland
Giancarlo Baghetti levando Phil Hill e Lucien Bianchi
Innes Ireland levando Jo Siffert
Peter Arundell leva Jim Clark
No GP da França de 1965, duas caronas:
John Surtees leva Jim Clark.
Jo Bonnier e Innes Ireland vão na boleia de Ritchie Ginther.
Em 1966, o engenheiro de pneus da Goodyear, Bert Baldwin, vai junto com Dan Gurney, num Eagle, no circuito de Goodwood, para acompanhar "mais de perto" o desgaste da borracha.
No GP da França de 1966, duas boleias:
Jacky Ickx levou John Surtees.
Jo Siffert poupou as pernas de Bob Anderson.
No Grande Prêmio do México de 1966, Jim Clark leva seu companheiro de equipe Peter Arundell na Lotus.
Essa foto de Jackie Stewart na carona de Graham Hill, No Grande Prêmio de Mônaco de 1967, é sensacional!
No GP da Alemanha do mesmo ano, no velho circuito de Nurburgring Nordschleife, o neozelandês Denis Hulme, levando o australiano Jack Brabham.
No GP da Bélgica de 1970, Derek Bell deu carona a Jackie Stewart.
No Grande Prêmio da Holanda de 1973, Clay Regazzoni leva Mike Hailwood.
No Grande Prêmio da Itália de 1975, Jean-Pierre Jarier carrega Jacques Laffite.
No GP da Holanda de 1977, Emerson Fittipaldi ofereceu carona a Ronnie Peterson.
No GP dos Estados Unidos do mesmo ano, Gunnar Nilsson aproveitou a oportunidade concedida por Mario Andretti.
No GP da França de 1979, Jochen Mass dando carona a Jacky Ickx.
No GP do Oeste dos Estados Unidos de 1979, Alan Jones choferando Clay Regazzoni.
No GP do Leste dos Estados Unidos de 1979, duas boleias:
Patrick Tambay leva Jacques Laffite.
Nelson Piquet vai no carro de John Watson.
No Grande Prêmio do Brasil de 1980, duas caronas:
O vencedor, René Arnoux, pede carona a Ricardo Patrese.
Bruno Giacomelli dá uma carona a Patrick Depailler, seu companheiro de equipe na Alfa Romeo.
No Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1984, Jacques Laffite dá carona a dois: seu compatriota Alain Prost e Niki Lauda.
Em 1986, Nelson Piquet, depois de vencer o GP da Alemanha, no velho, e meu predileto, circuito de Hockenheim, levou na carona o finlandês Keke Rosberg.
No GP do México do mesmo ano, o brasileiro choferou três: o sueco Stefan Johansson, o Austríaco Gerhard Berger e o francês Philippe Alliot.
Em 1987, em Hockenheim, Nelson Piquet era o "chofer", e o "patrão" da vez é o francês Alain Prost.
No Grande Prêmio da Itália do mesmo ano, Satoru Nakajima dá carona para Ayrton Senna, seu companheiro de equipe na Lotus.
Em qual GP de 1987 Thierry Boutsen deu carona a Teo Fabi?
No Grande Prêmio de Mônaco de 1988, Stefan Johansson deu carona a Andrea de Cesaris.
Naquela mesma temporada, no Grande Prêmio da Hungria, Gerhard Berger é levado por Nigel Mansell.
Nos treinos do Grande Prêmio do Japão do mesmo ano, Stefan Johansson deu outra carona, desta vez, a Gerhard Berger, que ficou novamente a pé.
Depois da corrida, é Berger quem dá carona para Derek Warwick.
No Grande Prêmio da Alemanha de 1991, Gerhard Berger oferece a oportunidade para Ivan Capelli descansar suas pernas.
No Grande Prêmio do Canadá do mesmo ano, Emanuele Pirro traz Jyrki Juhani Järvilehto, mais conhecido como J. J. Letho.
Em 1991, Nigel Mansell, depois de vencer o GP de sua terra natal, levou Ayrton Senna, que ficou no caminho em virtude uma pane seca, até o paddock.
No Grande Prêmio de Portugal de 1992, Johnny Herbert leva seu companheiro de equipe Mika Häkkinen na Lotus.
Em 1993, no Grande Prêmio de Mônaco, Gerhard Berger "passeando" com Alessandro Zanardi.
No Grande Prêmio da Alemanha do mesmo ano, Thierry Boutsen traz J. J. Letho.
Ainda em 1993, no Grande Prêmio do Japão, Mark Blundell carrega seu companheiro de equipe na Ligier, e também compatriota, Martin Brundle.
Após o Grande Prêmio de San Marino de 1994, Heinz-Harald Frentzen leva Christian Fittipaldi até o pit lane.
No Grande Prêmio da Alemanha de 1995, duas boleias:
David Coulthard carrega Rubens Barrichello.
Gerhard Berger leva Mika Häkkinen.
Michael Schumacher dando carona a Jean Alesi, vencedor da única vitória em sua carreira: o GP do Canadá de 1995.
No GP da Alemanha de 1996, Jean Alesi dá uma carona a Gerhard Berger.
Michael novamente choferando. Desta vez, o italiano Giancarlo Fisichella, no GP da Alemanha de 1997.
No GP da Espanha de 2001, Mika Hakkinen, com problemas na embreagem, abandona a prova e vai com David Coulthard para o box.
No GP da Alemanha de 2011, Fernando Alonso teve problemas com sua Ferrari 150º Italia e acenou desesperadamente para que alguém desse carona a ele. Mark Webber atendeu seu pedido.
No GP de Cingapura de 2013, Fernando Alonso retribuiu o favor a Mark Webber, que teve problemas com a transmissão a poucas voltas do final da prova.
No Grande Prêmio da Malásia de 2017, Sebastian Vettel ficou a pé, e seu compatriota Pascal Wehrlein ofereceu uma carona.
Lembra de fato semelhante? Poste nos comentários!
Aproveite e veja agora mesmo a versão com vídeos.
Quando a Fórmula 1 deu carona
Tags:
Automobilismo,
Fórmula 1
Publicado: terça-feira, 5 de agosto de 2008 às 07:51
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
legal o post, acho q teve uma corrida onde 2 pilotos pegaram carona! Nos anos 80.
ResponderExcluirPena hj em dia ser proibido.
abraços
mto bacana o post, eu naum sabia dessas outras... só conhecia a do Senna!!!
ResponderExcluirvale até assinar o blog
abraços ;)
ola!
ResponderExcluirprimeiro post, não teve uma carona tbm em monaco 82? não me lembro dos pilotos envolvidos
Bacana, Nostalgia mesmo!
ResponderExcluir-
Parabéns pelo post
-
Abraços
Essa do Hakkinen foi deprimente. Já tava na última volta quando acabou o 'gas', rs
ResponderExcluirPironi pegou carona com o Patrese em 82
ResponderExcluirGraham Hill pegou carona com Innes Ireland no GP da Bélgica de 1964.
ResponderExcluir