JavaScript e linguagens de pré-compilação

Eu sei que JavaScript não é uma linguagem que vai agradar a todo mundo, mas é a linguagem que roda nativamente em qualquer navegador com uma performance que não deixa nada a desejar. O que poderiam reclamar do JavaScript seria no máximo a sintaxe. Particularmente é questão de gosto.

Problemas? Todas as linguagens têm. Porém, como todas que têm uma boa comunidade ativa, ganham melhorias e novas características bem interessantes, assim como as APIs do HTML5 que já estão por aí e o ECMAScript 6 que vai trazer ótimas novidades.

Mesmo considerando toda a questão de gostos pessoais – e respeito muito isso – ainda acho que não podemos fugir da busca pela qualidade para atender uma vontade individual.

Ou seja, assim como para fazermos o melhor não deixamos de escrever em Java para apps de Android, em Objective-C para apps de iPhone, em Ruby para apps em Rails, utilizar qualquer outra pré-linguagem que compile para JavaScript para execução em navegador é algo que não parece ser a melhor opção.

A melhor linguagem que pode ser compilada para JavaScript é o próprio JavaScript. Tenho certeza das minhas interações pelo código e da qualidade do mesmo, assim como posso encontrar outro profissional bom na linguagem para entender o que está acontecendo. Estaríamos falando da mesma linguagem e a qualidade no código seria um facilitador para essa colaboração.

Outro ponto que acredito ser crucial: não somos únicos. Quando um programador sai da empresa, morre ou esteja em qualquer situação em que não escreva mais o código de determinada aplicação ele simplesmente não leva o código junto com ele, a menos que aquilo seja intencional.

O legado de um código é ensinar para uma pessoa nova aquilo o que está acontecendo. Se eu preciso de um novo profissional quando tenho um aplicativo em CoffeScript, qual linguagem eu devo exigir dele? CoffeScript, Javascript ou as duas?

O dia que encontrar um profissional que saiba apenas CoffeScript, vou acreditar que ele é totalmente incompleto e que teria o mesmo nível de quem somente aprendeu pseudo-código, sem me importar com o tempo que ele possui de experiência.

Como ele vai entender a real situação do meu aplicativo e todos os pontos que poderíamos melhorar? Como ele vai saber se tem ali um JavaScript bem escrito e funcional?

Em outras palavras, usar linguagens de pré-compilação me parece um verdadeiro "eXtreme Go Horse", do tipo que se funcionar, tudo bem, não se importando com o que estiver no meio do caminho.

iMasters

Postar um comentário