Mercedes AMG F1 W03 Aerodynamic W-Duct


Dispositivos aerodinâmicos acionados pelo piloto estão proibidos na Fórmula 1, com exceção do DRS. No entanto, o engenheiro espanhol Diego Cano Zuriguel, que trabalha no Mercedes AMG F1 W03, criou um dispositivo que promete dar o que falar na temporada 2012.

Trata-se do "W-Duct", um sistema de direcionamento do fluxo de ar para a a asa dianteira, que fica localizado no bico do carro. Internamente, compõe três canaletas. Quando o carro está percorrendo uma reta, o ar passa pela canaleta do meio. Quando o carro está negociando uma curva à esquerda, o fluxo de ar é direcionado para a canaleta direita, e no momento em que o carro está negociando uma curva à direita, maior quantidade de ar passa pela canaleta esquerda.

As canaletas laterais direcionam o ar para o lado da asa dianteira interno à curva, através de dutos internos que vão desde o sistema até pontos estratégicos, como mostra a figura abaixo. O vídeo acima exemplifica o sistema usando o simulador rFactor com uma Ferrari, mas se aplica na realidade somente ao carro da Mercedes AMG.
Mercedes AMG F1 W03 Aerodynamic W-Duct
O sistema é parecido com o F-Duct, mas, ao contrário do sistema que foi banido em 2011, é usado em todo o circuito ao invés de somente nas retas. Ele anula o downforce em certas partes da asa dianteira para privilegiar o grip nas curvas e a velocidade final em retas.

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