O rock brasileiro dos anos 1980


O programa "Aconteceu", da RedeTV, revirou o baú de preciosidades do rock brasileiro produzido na década de 1980. Os repórteres Marcelo Medeiros e Gabriela Zottis garimparam histórias, curiosidades e bastidores do movimento musical no Brasil, e entrevistaram os ícones dessa geração, como Nasi, do Ira, Marcelo Nova, do Camisa de Vênus, Clemente, dos Inocentes, Marcelo Bonfá, da Legião Urbana, Roger, do Ultraje a Rigor, Frejat, do Barão Vermelho, Branco Mello, dos Titãs, e os Paralamas do Sucesso.

Com influências do punk, da cena pop, da onda new wave, e uma pitada de reggae, as bandas de rock dos anos 1980 ganharam espaço em Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. As letras de Cazuza e Renato Russo traduziram os pensamentos de toda uma geração.

Os anos 1980 apontavam para um cenário político mais favorável. O país se livrara da ditadura militar, mas os fantasmas da repressão ainda rondavam o cenário cultural. Muitas bandas de sucesso tiveram seus discos riscados pelos censores, literalmente falando...

Postar um comentário