Uma imagem


Nico Rosberg passa na frente do pitlane da Toyota

Foi assim, durante oito anos, que a Toyota viu seus oponentes passarem por ela, sem os enxergar direito. Sai da Fórmula 1 sem conquistar uma vitória sequer. Totalmente injustificável, mediante a quantidade de dinheiro investida pela marca na equipe.

Fiat 500 Abarth Trophy


Donington Park decreta falência

A Donington Ventures Leisure Ltd., empresa que detém os direitos sobre de Donington Park, declarou sua bancarrota. A empresa está mergulhada em dívidas, adquiridas após a última tentativa de aumentar o financiamento para a remodelação completa do circuito, para sediar o Grande Prêmio da Inglaterra de 2010 por 17 anos.

A Begbies Traynor está trabalhando no processo de recuperação da Donington Ventures Leisure Ltd., e Nigel Price, parceiro da Begbies, está esperançoso de que a empresa será comprada, objetivando sediar o Grande Prêmio da Inglaterra de 2011. "Estamos procurando um comprador para o negócio e a potencial oportunidade de trazer a Fórmula 1 à região de Midlands, financiando o trabalho que precisa ser realizado para o circuito. Ele ainda permanece numa localização fantástica, ao lado de um aeroporto e das auto-estradas principais, e precisa de pessoas de visão para realizarem o sonho de novamente sediar um GP de F1 em Donington Park e que tenham interesse em conversar com as partes interessadas."

O Donington Park Motor Racing Circuit é de propriedade da Wheatcroft & Sons Ltd., empresa criada por Tom Wheatcroft, que morreu no início deste mês. A Donington Ventures Leisure Ltd. assinou um contrato de arrendamento de 150 anos em 2007. Se nenhum comprador foi encontrado a propriedade do circuito poderá retornar para a Wheatcroft.

Autocar's Steve Sutcliffe drives a F1 car

Steve Sutcliffe, repórter da revista Autocar, auxiliado pelo piloto Jenson Button, pilota um carro da Honda Racing F1 Team, chegando perto dos tempos marcados pelo piloto inglês.






Birra Moretti Zero: 0% Alcohol, 100% Beer



Como será o carro de amanhã?

Os carros deverão ser mais eficientes, econômicos e pouco poluentes. Este é um caminho sem volta para as fabricantes. Para os engenheiros, fica o desafio: encontrar as melhores e mais viáveis soluções para alcançar esse objetivo.

Durante a exposição do Congresso da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), as empresas que fornecem as tecnologias para as montadoras mostraram as principais novidades para os próximos anos.

A tecnologia Start-Stop, desenvolvida pela Bosch, pode reduzir em até 10% o consumo de combustível de um veículo. Assim que o motorista para o carro em um semáforo ou congestionamento, o motor é desligado automaticamente e religa quando o condutor aciona o pedal da embreagem e engata a primeira marcha. Para isso, o carro recebe sensores e adaptações no motor de partida.

O sistema Start-Stop já equipa muitos carros na Europa, como Audi A3, VW Golf, o novo Citroën C3 e uma série de modelos. Segundo a Bosch, até 2013, a tecnologia estará presente em 85% da frota europeia. No Brasil, os carros nacionais devem receber o sistema daqui a dois anos. Por enquanto, o único inconveniente é o ar-condicionado, que também é desligado com o motor, fator que pode incomodar os consumidores das grandes cidades, que passam boa parte do tempo no trânsito. Mas a Bosch afirma que já estuda alternativas para o problema.

Entre outras tendências, que podem ser vistas no vídeo abaixo, painel de instrumentos digital e configurável, rodas de policarbonato para carros e motos, uso da fibra de bananeira, sistema de propulsão diesel-álcool para tratores e o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, uma parceria da Iveco com a Usina de Itaipu. O modelo é um Daily, equipado com motor elétrico de 40 kW (54 CV) de potência nominal, com capacidade de carga de até 2,5 toneladas. A autonomia é de 100 quilômetros e a velocidade máxima é limitada a 70 km/h. O segundo protótipo está previsto para o início de 2010.


Infineon Raceway - Audi R8 V10 - Onboard



Drfiting Com Carroça



Uma imagem



A Buell constrói sua última motocicleta, uma Lightning XB12Scg

Doce sobre rodas




Com o Natal se aproximando, uma coencessionária holandesa da Porsche decidiu criar uma versão especial do 911 Carrera S coberta com chocolate. A Porsche Centrum Gelderland utilizou 175 quilos de chocolate ao leite para envolver todo o carro, além de alguns quilos de chocolate branco para as lanternas e outros detalhes.



A extravagante demonstração foi a maneira da concessionária seguir uma tradição do país, que envolve escrever cartas em chocolate para celebrar o dia de São Nicolau. O esportivo não sofreu nenhum dano para passar pela transformação, e ficará exposto até o dia 25 de dezembro. Depois da data, todo o chocolate será retirado e doado.

Nürburgring Circuit - Lexus LFA Supercar - Onboard



Drifting com Dodge Charger



Rockingham Motor Speedway - Vauxhall Insignia VXR - Onboard



Ford cria primeiro cinto de segurança com airbag



Rockingham Motor Speedway - Subaru Impreza STi 330S - Onboard



Laguna Seca Raceway - Mercedes-Benz SLS AMG - Onboard

Bernd Schneider, piloto alemão, pentacampeão da DTM, e test driver da AMG, acelera o Mercedes-Benz SLS AMG no Laguna Seca Raceway.


Como controlar o câmbio de 18 marchas de um caminhão

O câmbio Eaton Fuller possui uma alavanca, com dois botões, que acionam cinco diferentes relações de marchas, permitindo que o caminhão tenha uma caixa de 18 velocidades. Estes botões são o "Range" (A) e o Seletor (B), ambos com as opções HI e LO.
Eaton Fuller Truck Transmission
Abaixo, um diagrama mostrando as posições dos botões e da alavanca para cada uma das 18 marchas da caixa de câmbio.
Eaton Fuller Truck Transmission
Passo 1: Com o dedo indicador, posicione o botão "Range" em LO, e com o polegar, posicione o seletor em LO.

Passo 2: Acione o pedal da embreagem, até o final do seu curso, e engate a marcha LO, trazendo a alavanca totalmente para a esquerda e para trás.

Passo 3: Solte o pedal da embreagem. O caminhão começará a se locomover, a uma velocidade de aproximadamente 2 Km/h.

Passo 4: Posicione o seletor em HI, aperte ligeiramente o pedal da embreagem e o solte, e o câmbio estará em LO HI.

Passo 5: Posicione o seletor em LO. Aperte ligeiramente o pedal da embreagem, posicione a alavanca na posição "neutro", solte o pedal da embreagem e o aperte novamente. Este movimento é chamado "double-clutch". Posicione a alavanca na posição 1/5 e solte o pedal da embreagem. Pronto, a primeira marcha está engatada.

Passo 6: Repita o processo das etapas 4 e 5 para selecionar as marchas 1 HI, 2 LO, 2 HI, 3 LO, 3 HI, 4 LO, e 4 HI.

Passo 7: Com o seletor em LO, posicione o botão "Range" em HI. Faça um "double-clutch" e coloque a alavanca na posição 1/5. Agora, a marcha 5 LO está engatada.

Passo 8: Repita o processo para engatar as marchas 5 HI, 6 LO, 6 HI, 7 LO, 7 HI, 8 LO e 8 HI.

Simples, não? E eu já achei difícil, quando tinha nove anos, dirigir pela primeira vez o trator do meu pai, que tem "só" oito marchas...

Rockingham Motor Speedway - SEAT Ibiza Cupra - Onboard


Volkswagen Scirocco R vs. Ford Focus RS



Autódromo Internacional de Curitiba - Felipe Maluhy - Stock Car V8 - Onboard



Rockingham Motor Speedway - Renault Sport Twingo 133 Cup - Onboard



Heineken - Pegadinha do Telefone



Ford Maverick. Pergunte quanto custa, não quanto vale.

Elizabeth Lambert, a mulher de Sandro Goiano



rFactor - Historic GT & Touring Cars 2.0 - Ferrari 250 GTO & Porsche 904 Previews




Toyota quer vender o TF110 para equipes estreantes




A Toyota irá oferecer o TF110, seu carro de Fórmula 1 para 2010, a equipes estreantes. Como está de saída da categoria, a equipe nipônica quer ver seu modelo disputando provas na temporada que vem.

Por enquanto, duas equipes estão interessadas no bólido, Manor e USF1. Rumores falam que as duas querem, além de comprar o projeto, adquirir peças e equipamentos da antiga equipe. Manor e USF1 devem ser as únicas interessadas, já que a Sauber/Qadbank vai entrar no lugar da BMW e utilizar os carros que a equipe bávara desenvolveu para 2010.

Já a Campos e a Lotus vão utilizar chassis feitos pela Dallara e Aerolab. A Aerolab, especialista em aerodinâmica, irá produzir o seu primeiro carro de F1 em conjunto com a Proton, dona da Lotus.

Rockingham Motor Speedway - Renault Sport Clio 200 Cup - Onboard



A discussão entre Jarno Trulli e Adrian Sutil, na conferência de imprensa do GP de Abu Dhabi



Dodge encerrará a produção do Viper em 2010


Ralph Gilles, CEO da Dodge, decidiu, em conjunto com a Chrysler, que não produzirá mais unidades do Viper a partir de julho de 2010. Até lá, apenas 500 unidades serão produzidas, e estas, segundo Gilles, serão as mais especiais do modelo, concebido pela marca em 1992, com a colaboração de Émerson Fittipaldi. A justificativa para cessar a produção do Viper se deve à valorização do modelo, que não deveria sofrer alterações que culminariam em uma nova geração do carro. Gilles não forneceu detalhes sobre o que de tão especial haverá nestas 500 unidades que serão produzidas até julho de 2010.

Com a "aposentadoria" do Viper, Gilles revelou que um novo modelo será criado pela Dodge, com seu lançamento previsto em 2012. Além disso, o Viper servirá de base para os novos colegas de trabalho italianos, oriundos da Fiat, que comprou a Chrysler, na construção do carro. Ainda por cima, a Fiat também é dona da Ferrari, o que pode trazer ainda mais inspiração para o design e concepção do novo carro da Dodge.

The Drink vs. Drive Challenge

Michael Schumacher e Salvatore "The Maestro" Calabrese mostram, de maneira inusitada, que bebida e direção não combinam. O heptacampeão da Fórmula 1 acelera um Maserati na pista enquanto o bartender tenta criar um coquetel.


Rockingham Motor Speedway - Porsche Cayman S - Onboard



Introdução ao Kart: Parte 6


Depois de treinar, é hora de ingressar em uma corrida, tentar ultrapassar ou não tomar mais de uma volta de vantagem.

Um jogo de pneus novos não é necessariamente uma boa ideia para um novato. Sua alta aderência torna mais difícil sentir as reações do kart e torna a condução muito mais desgastante. Se possível, coloque um jogo de pneus usados, mas não muito gastos. Você vai economizar dinheiro e não estará desperdiçando borracha, você pode ainda não ter experiência para conduzir um kart com pneus novos.

Com pneus velhos, o processo de realizar curvas é o seguinte:
  • Dosar a frenagem, para não rodar
  • Realizar a curva
  • Acelerar
  • Realizar um "power-slide"
  • "Driftar" praticamente


Com pneus novos:
  • Frear forte se perder a trajetória
  • Prender a respiração
  • Realizar a curva
  • Retomar a aceleração, dosando o pedal diretto
  • Retomar o controle do kart na reta
  • Sentir o "vento na cara"

Antes e depois de cada prova ou treino, vários itens precisam ser verificados no kart, como pressão dos pneus, carga da bateria da central que registra, entre outros itens, a mistura de combustível e os tempos de volta, apertar parafusos e porcas, verificar os freios, pedais, cabos e outras partes móveis, nível de óleo, combustível e água, se o motor tiver radiador.

Confira os outros episódios da série:

Introdução ao Kart: Parte 1
Introdução ao Kart: Parte 2
Introdução ao Kart: Parte 3
Introdução ao Kart: Parte 4
Introdução ao Kart: Parte 5
Introdução ao Kart: Parte 6

Rockingham Motor Speedway - Noble M600 - Onboard



Bêbada, motorista americana telefona para o 911 e denuncia a si mesma

Definitivamente, nunca pretendo dirigir alcoolizado. Mas tenho que admitir que é um assunto complicado. Como você está suposto a dizer que você está bêbado se o seu julgamento já está comprometido? Bem, uma mulher poderia dizer claramente que pelo menos alguém na rua estava bêbado, mas ela acabou se entregando.

Maria Strey, 49 anos, residente em Wisconsin, Estados Unidos, discou 911 para denunciar um motorista embriagado na estrada. Acabou se entregando, dizendo que o bêbado era ela mesma. Teve até a gentileza de encostar e esperar a polícia chegar. Segundo a Associated Press, Strey tinha uma porcentagem de álcool no sangue que era o dobro do limite legal.


Tamara Ecclestone: "Jenson Button não merece ser campeão"

Tamara Ecclestone, a filha de Bernie Ecclestone, disse, na abertura do clube de membros Mayfair "The Red Room", que Jenson Button não é merecedor do título de pilotos da temporada 2009 da Fórmula 1.

"Jenson perseguiu este título por dez anos e nunca havia chegado perto. De repente, ele pega um carro bom e conquista o título. Só ganhou seis corridas, todas no início da temporada. Se todos tinham o mesmo carro, definitivamente, Button não teria ganho este campeonato. Lewis Hamilton é melhor piloto que Jenson Button e é uma pessoa agradável."

Suspeita-se que a animosidade de Tamara contra Jenson é resultado de uma entrevista que ela teria realizado com ele, quando Ecclestone era repórter da Sky Sports. "Ele atendeu o celular no meio da entrevista e eu pensei: 'Cara, eu estou sentada aqui, o que você está fazendo?'"

Para a moça, o piloto da Brawn só levou o caneco, pois tinha um carro superior para vencer o compatriota Lewis Hamilton. A 'bronca' de Tamara está no fato de que um verdadeiro campeão não deve ser decidido com um quinto lugar, assim como Button fez no GP Brasil, com uma etapa de antecedência.

Ela perdeu uma boa chance de ficar quieta...

SEMA 2009 Highlights



Rockingham Motor Speedway - Nissan 370Z - Onboard



Sebastian Vettel faz "zerinhos" com um Fórmula 1 em programa de TV ao vivo



BMW M3 GTS




A BMW mostra os primeiros detalhes do M3 GTS, modelo mais voltado à competição do M3 Coupé. Disponível na cor laranja, com rodas de 19 polegadas, pneus dianteiros 225/35 e traseiros 285/30, freios dianteiros com seis pistões e traseiros com quatro pistões, além de suspensões ajustáveis com molas pintadas de amarelo.

No interior do veículo, os elementos que se destacam são o santo-antônio atrás dos bancos concha, o extintor de incêndio no lugar do ar condicionado e o sistema para corte emergencial da ignição. O veículo pesa 1.490 Kg, 190 a menos que o M3 Coupé.



As primeiras vendas do BMW M3 GTS estão previstas para maio de 2010, com preços a partir de 115 mil euros, sem impostos. Supõe-se que o motor que equipará o veículo será um 4.4 V8 de 450 CV, com transmissão de sete marchas com dupla embreagem.


Rockingham Motor Speedway - Mitsubishi Evo X FQ-400 - Onboard



Bugatti Veyron, Audi R8, Porsche GT3 RS, Lamborghini Gallardo Superleggera e Aston Martin V12 Vantage



Ford Pampa 4x4. O picape que chega lá.

Ultima GTR720 bate o recorde da pista de testes do Top Gear

O Ultima GTR720 bateu o recorde da pista de testes do programa automobilístico britânico Top Gear, em "off", sem a presença de Jeremy Clarkson e os outros integrantes. O tempo marcado na volta rápida foi de 1:09.90, oito décimos abaixo do tempo marcado pela Ferrari FXX exclusiva de Michael Schumacher, feita a partir da Ferrari Enzo.

Como se não bastasse, o Ultima GTR720, que tem motor Chevrolet V8 de 720 CV, é perfeitamente legal para circular nas ruas, ao contário da Ferrari FXX de Michael Schumacher, que é de uso exclusivo em pista. Como não havia ninguém da pista responsável por cronometrar a volta, o controle dos tempos foi baseado em dados de GPS, o que garantiu a perfeita aferição do tempo marcado pelo piloto.

Rockingham Motor Speedway - Mercedes-Benz E63 AMG - Onboard



2010 Porsche 911 Turbo no Autódromo Fernanda Pires da Silva (Circuito do Estoril)



F1 2009 Season Review

A temporada 2009 da Fórmula 1 ganha destaque na história do automobilismo: uma equipe estreante conquista os campeonatos de pilotos e de construtores, a ameaça de desligamento da FOTA com a FOM, o "Singaporegate", a volta dos pneus slicks, as polêmicas do "difusor duplo" e do KERS, as demissões de Sébastien Bourdais e Nelson Piquet Jr., o acidente de Felipe Massa, a volta nada triunfal de Luca Badoer, a condução pífia de Giancarlo Fisichella, a estreia nada animadora de Abu Dhabi no calendário da F1, a corrida presidencial da FIA, as despedidas da Honda, BMW e Toyota, dentre outros fatos que tornarão este ano inesquecível para os aficionados pela categoria, serão descritos em maiores detalhes ao longo deste post, além de vídeos mostrando imagens da temporada 2009 da Fórmula 1.

A Brawn GP, cuja história é parecida com a da figura mitológica Fênix, ressurgiu das cinzas da Honda, faz dobradinha na primeira prova do ano, na Austrália, repetindo o feito das equipes Mercedes-Benz, March e Wolf, que conquistaram dobradinhas em suas provas de estreia, respectivamente, em 1954, 1970 e 1977.

Além disso, possibilita a Jenson Button vencer seis das sete primeiras provas da temporada e a Rubens Barrichello subir ao ponto mais alto do pódio dos GPs da Europa, em Valência, e da Itália, em Monza, além de permitir ao piloto inglês administrar as últimas provas do calendário para conquistar, com uma prova de antecedência, o seu primeiro título na Fórmula 1, além de ajudar sua equipe a obter o título de construtores.

A equipe comandada por Ross Brawn venceu oito provas, conquistou quatro dobradinhas e obteve 15 pódios. Jenson Button cria mais uma estatística na Fórmula 1: é a primeira vez que dois ingleses conquistam títulos de pilotos de forma consecutiva.

Quase que de forma inevitável, o ano de 2009 da Fórmula 1 começava com controvérsias. A começar pela volta dos pneus slicks, pela estreia do Kinetic Energy Recovery System (KERS), que gerou muitos gastos, numa época de corte de custos, e não surtiu grande efeito. As mudanças e limitações na aerodinâmica, além da possibilidade de alterar o ângulo de ação da asa dianteira pelo piloto, foram criadas para tentar aumentar a quantidade de ultrapassagens. Em vão. A temporada foi morna com relação a este quesito.

A proibição dos períodos de testes ao longo da temporada foi imposta para diminuir ainda mais os custos operacionais das equipes. Isto fez com que Brawn GP, Toyota e Williams, fazendo uma interpretação inteligente do regulamento, tivessem a ideia de criar uma espécie de "difusor duplo", que incrementava o efeito aerodinâmico do ar que passa embaixo do veículo, obtendo maior downforce na parte traseira, aumentando a performance do veículo. Isto gerou protestos por parte das equipes BMW Sauber, Red Bull Racing e Renault, indeferidos pela FIA. As outras equipes tiveram que correr atrás de uma solução semelhante no decorrer da temporada, a maioria delas sem sucesso, pois os carros eram "mal nascidos".

A única equipe que conseguiu fazer frente à Brawn GP em algumas provas, principalmente, na segunda parte da temporada, foi a Red Bull Racing, que com seu RB5, bem projetado por Adrian Newey, tinha melhor performance em baixas temperaturas, o "calcanhar de Aquiles" do BGP 001. A equipe das latinhas de energético conseguiu seis vitórias, quatro dobradinhas e dezesseis pódios.

As maiores equipes da Fórmula 1 sofreram no início da temporada. O McLaren MP4-24 e o Ferrari F60 tinham pouco downforce. Situação semelhante viveu a Renault, com seu R29. A sorte da equipe é que contavam com Fernando Alonso, que "carregou o piano" com maestria, conquistando alguns pódios.

A BMW foi, sem sombra de dúvidas, a maior decepção da temporada. Depois de abandonar do desenvolvimento do BMW Sauber F1.08, impossibilitando a Robert Kubica disputar o título de 2008, e concentrando-se em produzir o F1.09, não criou um carro competitivo, disputando a rabeira do grid durante praticamente todo o campeonato, embora parecesse promissora na primeira prova, até que o piloto polonês envolveu-se em um acidente com Sebastian Vettel.

O "Liargate", assim chamado o fato ocorrido com Lewis Hamilton, que mentiu aos comissários da prova da Austrália, dizendo que Jarno Trulli não permitiu que o piloto inglês o ultrapassasse, depois que o piloto italiano saiu da pista, na penúltima curva do circuito, quando o grid estava correndo sob a intervenção do Safety Car, e o piloto inglês obter a posição do italiano, devolvendo a ultrapassagem em seguida. No entanto, conversas registradas pelo rádio confirmaram que Martin Whitmarsh disse para Lewis Hamilton manter sua posição. A história ocasionou a demissão do diretor esportivo da McLaren, Dave Ryan.

A temporada 2009 praticamente se resumiu em nove meses de discussões políticas, interrompidas por um final de semana de Grande Prêmio. Três "facções" se destacaram: a FIA, liderada por Max Mosley, a FOM, encabeçada por Bernie Ecclestone, e a FOTA, representando as equipes, liderada por Luca di Montezemolo. Depois de desavenças quanto às novas regras e à distribuição dos rendimentos de direitos comerciais, fizeram com que a Associação das Equipes tomasse uma medida drástica: desligar-se da Fórmula 1 e criar um campeonato paralelo em 2010. Acima de tudo, o que os diretores das equipes da Fórmula 1 queriam era que Max Mosley desistisse da candidatura à reeleição à presidência da FIA. Mosley desistiu, mas antes, com a ajuda de Bernie Ecclestone, resolveu o impasse entre a FOTA e a FIA.

O Grande Prêmio da Inglaterra começou a pôr em xeque o título de Jenson Button. A dobradinha da Red Bull, com Sebastian Vettel conquistando a vitória, e Rubens Barrichello completando o pódio, fazendo-lhe o candidato ao título que sempre dizia que era desde que foi anunciado como piloto da Brawn GP. Mark Webber vence sua primeira prova, na Alemanha, Lewis Hamilton vence na Hungria, a primeira de um carro com KERS, Rubens Barrichello, em Valência, e Kimi Raikkonen, na Bélgica. No entanto, não ameaçavam Jenson Button na tabela de pontuação, pois não tiveram regularidade no início do campeonato. Logo, Jenson Button, nesse período, fez apenas o "feijão com arroz" e pontuou o máximo possível para que a luta pelo título não se tornasse um sacrilégio no final da temporada.

Apesar disso, a performance de Button na segunda metade da temporada era motivo de observações. Considerando que, nas primeiras sete provas, Jenson Button marcou 61 dos 95 pontos que foram necessários para conquistar o título, nas sete seguintes, marcou apenas 23. E, em vez dos pontos serem somados às dezenas, vinham em unidades: três, quatro, dois, dois, oito, quatro.

Para a Red Bull Racing, faltava a consistência necessária para fazer frente à Brawn GP. Depois da vitória de Lewis Hamilton em Cingapura, a luta pelo título se concentrou entre Jenson Button, Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Mark Webber. O australiano foi o primeiro a deixar a disputa, depois de não marcar pontos depois do GP da Hungria, apesar de vencer o GP do Brasil. Mas as esperanças do alemão duraram mais tempo, depois da vitória no Japão, apesar do controverso drive-through no GP de Cingapura.

Apesar de tudo, com Rubens Barrichello não podendo acompanhar o ritmo de Mark Webber no GP do Brasil, além da péssima classificação no grid por parte de Sebastian Vettel, a tarefa de Jenson Button de conquistar o título de forma antecipada ficou mais fácil, apesar de se classificar apenas em décimo-quarto no dilúvio que se tornou o treino de classificação, no sábado. Fazendo uma corrida digna de um campeão, Jenson Button terminou a prova em quinto, garantindo o seu primeiro título de Fórmula 1 na carreira.

Encerrando a temporada, na inauguração do Yas Marina Circuit, em Abu Dhabi, Sebastian Vettel liderou outra dobradinha da Red Bull Racing, graças a um problema de freios sofrido pelo pole position, Lewis Hamilton.

A temporada da Ferrari foi irregular e quase trágica, e a equipe foi destaque nos noticiários especializados no esporte a motor. Felipe Massa foi atingido na cabeça por uma mola que caiu da suspensão traseira do carro de Rubens Barrichello, e teve que abandonar a temporada 2009 da Fórmula 1 após os treinos de classificação do GP da Hungria. Recuperou-se e vai disputar a próxima temporada. Na ausência do brasileiro, tornou-se impossível dizer se o trabalho de Kimi Raikkonen foi bom, depois que Luca Badoer e Giancarlo Fisichella simplesmente decepcionaram, disputando as últimas posições do grid com o carro de Felipe Massa.

Inclusive o possível retorno de Michael Schumacher foi considerado, para substituir Felipe Massa, mas o heptacampeão foi incapaz de recuperar a forma física, após ter sofrido uma lesão no pescoço enquanto corria com uma motocicleta de competição.

A silly season também destacou o anúncio da retirada da equipe BMW da Fórmula 1, deixando a Sauber em maus lençois, depois de não se engajar no novo Pacto de Concórdia, criado às pressas, depois do caso FIA vs. FOTA.

Kimi Raikkonen obteve uma vitória para a Ferrari, em Spa, depois de derrotar a surpresa daquele final de semana, Giancarlo Fisichella, que obteve a pole position para a Force India. O finlandês teve que fazer uso do KERS para ultrapassar o italiano e manter-se à frente, já que os motores Mercedes-Benz, que equiparam os carros da Force India em 2009, mostravam-se confiáveis e eficientes em pistas de baixo downforce. O sustituto de Fisichella, Vitantonio Liuzzi, esteve a caminho de um pódio na Itália, atrás somente dos pilotos da Brawn GP, mas um cardã quebrado impediu o italiano de prosseguir na prova.

Ainda em Spa, outro escândalo envolvendo a equipe Renault foi revelado. Depois de uma troca de pneus no qual a roda esquerda direita não foi devidamente presa ao eixo, o espanhol foi para a pista assim mesmo, culminando no desprendimento da roda do carro, isso uma semana depois da morte de John Surtees, 19 anos, piloto da Fórmula 2, depois que uma roda se desprendeu de um carro acidentado e atingiu a cabeça do filho de Henry Surtees. A equipe foi suspensa por uma prova. Coincidentemente, o próximo GP seria o da Europa, em Valência, na Espanha. Depois da apelação da Renault, e com a FOM temendo um esvaziamento das arquibancadas, em virtude da ausência de Fernando Alonso, a equipe francesa foi multada em apenas cinquenta mil dólares.

Contudo, outro escândalo é revelado: Nelson Piquet Jr., auxiliado pelo pai, Nelson Piquet, denunciou a Renault, depois de ser demitido da equipe, em julho, por manipular o resultado do GP de Cingapura de 2008, quando, na décima-quarta volta, o filho do brasileiro tri-campeão da Fórmula 1 bateu deliberadamente na curva 17, provocando a entrada do Safety Car. Fernando Alonso, que largou em décimo-quinto, e com pouco combustível, foi beneficiado, enrando no pit antes dos outros pilotos e pulando na frente, para conquistar a vitória. Flavio Briatore, chefe da equipe francesa, foi banido do esporte a motor, ao passo que Pat Symonds foi suspenso por cinco anos.

A Toyota, depois da pífia performance na primeira metade da temporada, conquistou um segundo lugar, com Timo Glock, em Cingapura, resultado conquistado também por Jarno Trulli no Japão, conquistando a quinta posição no campeonato de construtores. A BMW, depois do segundo lugar de Robert Kubica no Brasil e do quinto lugar de Nick Heidfeld em Abu Dhabi, conquistou o sexto lugar na pontuação por equipes, ultrapassando a Williams por 1,5 ponto. A Renault, depois de tudo que sofreu dentro e fora das pistas, ficou apenas em oitavo, e seu melhor resultado foi o terceiro lugar de Fernando Alonso, ironicamente, em Cingapura. Force India e Scuderia Toro Rosso ocuparam as últimas posições no mundial de construtores.

Quando Timo Glock bateu no treino de classificação para o GP do Japão, ficou impossibilitado de disputar as duas últimas provas da temporada. Kamui Kobayashi, campeão da GP2 Asia de 2009, substituiu o piloto alemão, e, com uma performance excepcional, conquistou um nono e sexto lugares, para tornar-se o "Novato do Ano".

Com o encerramento da temporada, as debandadas começaram. A começar pela Bridgestone, que não fornecerá mais pneus para a Fórmula 1 depois do encerramento da temporada de 2010. Depois, a Toyota anuncia sua saída imediata da categoria, o que já era suspeito, depois de liberar Jarno Trulli e Timo Glock para procurar outras equipes, e não confirmar Kamui Kobayashi, a surpresa do final da temporada, como titular da equipe, além de não fechar contratos de fornecimento de motores com alguma equipe, como a Williams, sua cliente em 2009. Assim como Honda e BMW, culpou a crise econômica mundial pela decisão.

Isso, em teoria, poderá abrir o caminho de Peter Sauber, e seu novo parceiro, Qadbak, para se juntar às quatro novas equipes que estão prestes a definir o grid de 2010: Lotus, USF1, Manor e Campos Meta. Entretanto, a participação dessas equipes, escolhidas em um processo de licitação aberto pela FIA, na metade de 2009, pode estar ameaçada. A USF1 sequer possui uma maquete para testes em túnel de vento. Mike Gascoygne, projetista da nova Lotus, está sendo denunciado pela Force India por compartilhar um projeto de carro da equipe de Vijay Mallya com a futura estreante.

Depois da estupenda performance da Brawn GP, é provável que a Mercedes-Benz concentre seus esforços em fornecer motores para a equipe de Ross Brawn, terminando a longa parceria com a McLaren.

Mais especulações apontam para Kimi Raikkonen, que, depois de ser demitido pela Ferrari depois do encerramento da temporada 2009, tem de fazer uma escolha: tira um ano sabático ou procura outra equipe, possivelmente a equipe de Woking. Se correr na Fórmula 1 em 2010, perde quase 5 milhões de euros que são de seu direito da Ferrari, como especificado em contrato. Uma ida para o Rally também é uma opção, e sempre foi o sonho do finlandês.

Algumas duplas já foram definidas para 2010: Felipe Massa e Fernando Alonso na Ferrari, Sebastian Vettel e Mark Webber na Red Bull Racing, Nico Hulkenberg e Rubens Barrichello na Williams, Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi na Scuderia Toro Rosso. Timo Glock e Robert Kubica podem formar a dupla da Renault, isso se a equipe francesa continuar em 2010, o que será decidido pela cúpula da empresa. Nico Rosberg pode assumir o cockpit de um dos carros da McLaren ou da Brawn GP. Outros, como Nick Heidfeld, ainda não sabem se correrão na Fórmula 1 em 2010. Bruno Senna foi confirmado como um dos pilotos da Campos Meta. Pedro de la Rosa pode ser seu companheiro na equipe.

Com base no que aconteceu em 2009, é seguro sugerir que, na nova era de Jean Todt, sucedendo Max Mosley na presidenência da FIA, após uma vitória esmagadora contra Ari Vatanen, e o reabastecimento ser proibido, em 2010, tudo pode acontecer, inclusive provas mais emocionantes.

Rockingham Motor Speedway - Mazda MX-5 - Onboard



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