O Kart é a forma mais barata de ingressar no mundo do esporte a motor, mas não é acessível para a maioria das pessoas. À medida que você avança de categoria, os custos aumentam quase que de forma exponencial, e consomem muito tempo do piloto em treinamento. Depois de pilotar em Karts de aluguel ou em escolas de pilotagem, sempre fica um "gostinho de quero mais", no entanto, antes de colocar a mão no bolso, é preciso saber qual tipo de Kart você quer pilotar.
O tipo de Kart Touch and Go (TaG) foi criado visando os novatos em Sprint Karts. Não possui câmbio, usa uma embreagem centrífuga para impulsionar o eixo traseiro, e possui um motor de arranque para acionar o propulsor.
Os dois propulsores mais comuns são o IAME Parilla Leopard e o BRP Rotax FR125. Ambos são 125cc, dois tempos, refrigerados a água, e custam pouco mais de três mil dólares. Os motores Rotax são a melhor opção, pois são mais potentes e tornam os Karts mais rápidos, além da marca possuir seus próprios campeonatos, reconhecidos internacionalmente.
O TaG pode ser uma boa escolha para quem não tem muito dinheiro, mas, para avançar de categoria no esporte a motor, é preciso muito dinheiro. Alguns pilotos profissionais chegam a usar um chassis de Kart novo a cada semana, e tem até três motores diferentes a escolher, dependendo das condições do tempo e da pista. Supõe-se que um piloto gaste em torno de dois milhões de euros para chegar à Fórmula 1. Para que você tenha uma ideia dos custos de manutenção de um Kart de competição, abaixo serão mostradas algumas tabelas com os preços dos equipamentos necessários para ser um piloto de Kart.
Equipamentos de Segurança
Item | Baixo Custo | Alto Custo |
Capacete | $100 | $800 |
Proteção para o pescoço | $15 | $400 |
Proteção para peito e tórax | $25 | $200 |
Macacão | $50 | $500+ |
Luvas | $20 | $200 |
Sapatilhas | $20 | $160 |
Peças para o Kart
Item | Baixo Custo | Alto Custo |
Óleo 2 Tempos | $20 | $20 |
Porcas e parafusos sobressalentes | $0 | $40 |
Bateria | $80 | $120 |
Pneus | $0 | $220 |
Corrente | $25 | $75 |
Combustível | $0,50/galão | $5/litro |
Ferramentas e Acessórios
Item | Baixo Custo | Alto Custo |
Caixa de ferramentas | $20 | $500 |
Luvas | $10 | $50 |
Agulhas de Carburador | $0 | $100 |
Engrenagens do Câmbio | $20 | $200 |
Trailer | $0 | $$$$$ |
Calibrador de Pneus | $0 | $200 |
Pirômetro de Pneu | $0 | $400 |
Tanque de Ar Portátil | $0 | $50 |
Estande | $50 | $2,000 |
Recarregador de Bateria | $20 | $60 |
Estação Meteorológica | $0 | $1,500 |
Reparador de Corrente | $20 | $70 |
Reservatório de Combustível | $5 | $70 |
Sangrador do Freio | $0 | $60 |
Custos Recorrentes por Temporada
Item | Baixo Custo | Alto Custo |
Escola de Pilotagem | $0 | $$$$$ |
Taxas para Treinos | $15 | $250 |
Taxas para Corridas | $30 | $400 |
Recauchutagem de Motor | $0 | $3,500 |
Kart
Item | Baixo Custo | Alto Custo |
Kart | $200 | $$$$$ |
Motor | $500 | $15,000 |
Telemetria | $0 | $1,200 |
Rodas | $0 | $400/conjunto |
Banco | $0 | $600 |
Carenagem | $0 | $800 |
Decalques | $0 | $300 |
Por algo em torno de mil e quinhentos dólares, você consegue um Kart usado com um motor decente. No entanto, para entrar em competições de nível internacional, os gastos aumentam para algo em torno de oito mil dólares, para início de conversa. Isso até a primeira troca de óleo, pneus ou de uma roda quebrada. E o custo para reparação destes detalhes não é barato. Se você não tiver dinheiro para arcar com estas despesas, a diversão acaba por aqui.
Confira os outros episódios da série:
Introdução ao Kart: Parte 1
Introdução ao Kart: Parte 2
Introdução ao Kart: Parte 3
Introdução ao Kart: Parte 4
Introdução ao Kart: Parte 5
Introdução ao Kart: Parte 6
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