Amaciando o motor
Assim como acontece com qualquer tipo de motor, o propulsor de um Kart precisa ser amaciado. Por exemplo, um Rotax FR125 precisa cumprir algumas etapas para estar pronto para trabalhar na plenitude de sua performance:
1. Abastecer o tanque de combustível com uma mistura de óleo e combustível na ordem de 33:1 (em condições normais é 50:1)
2. Regular o carburador para criar uma mistura ar/combustível rica
3. Nos primeiros 15 minutos, o máximo que o motor deve trabalhar é 7.500 RPM
4. Nos próximos 15 minutos, 9.500 RPM de giro máximo
5. Nos últimos 15 minutos, máximo de 11.500 RPM
Tudo isto deve ser levado em conta antes de poder extrair o máximo do motor, quando atinge os 14.000 RPM. Por isso, antes de ter o motor pronto para competir, deve-se utilizar todo o tempo disponível, às vezes, os treinos livres são totalmente utilizados para amaciar o motor, deixando outros acertos do Kart de lado.
Regulagem e manutenção dos freios
Fazer a sangria dos freios é um processo rápido. Um recipiente coloca o fluido de freio no cilindro mestre, enquanto dois pequenos parafusos são abertos no topo das pastilhas. Deixe o fluido percorrer o sistema, aperte os parafusos, e está pronto.
A regulagem da mistura de ar e combustível depende de vários fatores, como as condições do tempo, que envolvem a umidade relativa do ar, densidade e temperatura ambiente. O ar mais frio e denso requer mais combustível. Uma mistura muito rica rouba potência, ao passo que uma mistura mais pobre pode diminuir a lubrificação do motor, podendo ocasionar sua quebra.
Temperatura do motor
Os motores Rotax trabalham na sua plenitude quando estão aquecidos a uma temperatura de 130 graus. Para atingir esta temperatura em dias frios, é necessário tomar medidas drásticas, como colocar fita na grade do radiador, para diminuir a circulação de ar, aumentar a temperatura da água e, consequentemente, do motor.
Saber negociar as curvas com um misto de velocidade e trajetória perfeita é o que faz um bom piloto de Kart. É preciso ser rápido e ter uma "tocada" suave no volante. Ao escolher entre um Kart que saia de traseira ou de frente, um veículo balanceado é a melhor solução. Se sai de frente, não é possível obter velocidade. Se sai de traseira, não é possível acelerar nas curvas.
Confira os outros episódios da série:
Introdução ao Kart: Parte 1
Introdução ao Kart: Parte 2
Introdução ao Kart: Parte 3
Introdução ao Kart: Parte 4
Introdução ao Kart: Parte 5
Introdução ao Kart: Parte 6
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