O carro possui 5,48 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, e pode atingir 160 Km/h de velocidade, graças aos 200 CV de potência do enorme motor. O veículo está à venda por 199 mil dólares, e o vendedor se diz aberto a negociações.
1915 van Blerck Special Speedster
O carro possui 5,48 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, e pode atingir 160 Km/h de velocidade, graças aos 200 CV de potência do enorme motor. O veículo está à venda por 199 mil dólares, e o vendedor se diz aberto a negociações.
Tags:
Carros,
van Blerck
Publicado: terça-feira, 28 de dezembro de 2010 às 12:33
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Uma imagem
BEAUTIFUL!
Tags:
Automobilismo,
Fórmula 1,
Lotus,
Renault,
Uma Imagem
Publicado: terça-feira, 28 de dezembro de 2010 às 08:27
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Aquatred. Porque nem todos os dias faz sol.
Tags:
Aquatred,
Carros,
Propagandas de Carros,
Publicidade
Publicado: segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 às 17:28
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
E-Commerce: SAC como sintoma
O atendimento ao cliente tem sido escolhido como alvo de investimentos, principalmente para impedir a fuga de clientes - objetivo importante num momento em que as expectativas de expansão do mercado são bem mais modestas do que em anos anteriores.
Nesnse sentido, discute-se muito as funções que o SAC deve desempenhar e as ferramentas de apoio necessárias. Um dos métodos mais adequados para evoluir nesse tema é analisar a frequência das diversas ocorrências que são atualmente atendidas pelo SAC, identificar as informações necessárias para atendê-las e o que as têm originado.
Mais de 80% das ocorrências referem-se a seis categorias de problemas em ordem de importância: a entrega da mercadoria, a devolução da mercadoria pelo cliente, a confirmação de dados do cliente para evitar fraude, o cancelamento da venda, as dúvidas sobre como comprar, sobre produtos e sobre meios de pagamento.
Entrega da mercadoria: 36% das ocorrências
Toda venda no e-commerce implica o compromisso de, pelo menos, uma entrega numa data, local e embalagem escolhidos pelo cliente no momento da compra.
Perto de 15% das ligações do cliente para o SAC são devidas aos atrasos de entrega da mercadoria. Tais atrasos são devidos à venda efetuada sem o estoque correspondente, aos gargalos do atendimento físico no armazém e à impontualidade da transportadora.
Como o pagamento é antecipado, o cliente tem o direito de saber o estado de atendimento do seu pedido: recebimento, pagamento efetuado, em atendimento físico, embarcado etc. Essa ansiedade é tão grande que responde por cerca de 13% do total de ocorrências no SAC.
O rastreamento do pedido em seu processo integral de atendimento exige que todos os eventos relevantes sejam processados por um workflow e devidamente comunicados tanto diretamente ao cliente quanto à loja virtual. Tais eventos são resultantes de processos na Análise de Risco, no Gateway de Pagamento, no armazém e no transporte.
Há problemas de entrega que transcendem a transportadora: o cliente não menciona o endereço correto, a pessoa habilitada a receber está ausente no momento da entrega ou simplesmente há recusa em receber. Tais casos recebem a denominação de insucessos de entrega e correspondem a cerca de 2% do total das ocorrências.
Devoluções: 16% das ocorrências
As devoluções, em sua maioria, são causadas por defeitos do fabricante, por avaria no transporte, por atraso na entrega, por item trocado. Tais motivos correspondem a 8% das ocorrências totais. Salvo defeito do fabricante, as demais razões prendem-se à logística.
Quase todos os sites têm como regra somente liberarem o crédito ou a troca a partir do recebimento e da validação da mercadoria devolvida pelo cliente. Trata-se de um processo longo correspondente, no mínimo, a três vezes o transit time. Isso implica na necessidade de informar ao cliente todos os eventos relativos a sua devolução, o que chamamos de rastreamento da reversa. Se são raros os sites que rastreiam as entregas, contam-se nos dedos de uma mão os que conseguem rastrear a reversa.
Indagações sobre o estado das devoluções correspondem a 6% do total das ocorrências. Pela lei do consumidor, o cliente tem o direito de devolver a mercadoria até 7 dias corridos da data de entrega não importa o motivo, além disso, o site é obrigado a retirar a mercadoria e, em casos excepcionais, a postagem é feita pelo cliente às expensas do site. Todavia, as devoluções por arrependimento correspondem a menos de 2% do total das ocorrências.
Dúvidas: 10% das ocorrências
Os clientes fazem uso do SAC para tirar dúvidas sobre produtos, sobre como navegar no site e meios de pagamento. Além disso, com a expansão do mercado, há muitos clientes iniciantes que se sentem inseguros em comprar.
Em tese, o site deveria ser claro o suficiente para informar o cliente, porém a navegabilidade e a clareza ainda são pesados desafios para os projetistas.
Análise de Risco: 8% do total
Dos pedidos fechados no site, em média, mais de 60% não são faturados. Uma das razões se deve à Análise de Risco, os pedidos duvidosos forçam um contato com o cliente para validação de dados. Embora sejam ocorrências originadas pela própria loja, elas correspondem a 7% do total.
Cancelamento do pedido: 5% do total
O cancelamento do pedido difere da devolução pelo fato de a mercadoria não ter sido recebida pelo cliente.
Para que o cancelamento seja efetuado, é necessário que o sistema saiba o estágio do atendimento em que ele se encontra e, ainda, para cada estágio, há atividades especificas a serem realizadas.
A maioria das ocorrências de cancelamento são devidas à desistência de compra, as demais devem-se à alteração do meio de pagamento e ao atraso na entrega.
Conclusão
Com exceção de desistência de compra, a grande maioria das ocorrências que lotam o SAC são decorrentes de erros que acontecem no processo logístico e no site.
Quanto à logística interna, excesso de carga de trabalho, gargalos operacionais, desorganização física e falhas na conferência resultam em atrasos no embarque. A logística externa (transporte), por ser terceirizada, parece não fazer parte das preocupações gerenciais, embora seja a etapa mais longa do processo de entrega e com custo muito significativo: atrasos na entrega, extravios e avarias nas mercadorias são os problemas mais frequentes.
O autoatendimento dos sites ainda é muito precário. Com ele, muitas ocorrências poderiam ser evitadas, começando pelas mais fáceis, como informações de produtos, como comprar, como pagar etc., às mais complexas, como cancelamento e devolução. Além disso, o rastreamento das entregas e da reversa, quando existem, ainda são atualizados com grande defasagem.
Para melhorar o atendimento aos clientes, o foco não deve ser apenas o SAC, mas onde os problemas que estão sendo resolvidos pelo SAC têm sua origem: site e logística. O SAC apenas expressa irregularidades, a solução delas não se resume em aumentar os operadores ou em investir em software, mas em realizar tarefas que exigem muito mais empenho e que residem dentro de casa: eliminar as causas das ocorrências.
iMasters
Nesnse sentido, discute-se muito as funções que o SAC deve desempenhar e as ferramentas de apoio necessárias. Um dos métodos mais adequados para evoluir nesse tema é analisar a frequência das diversas ocorrências que são atualmente atendidas pelo SAC, identificar as informações necessárias para atendê-las e o que as têm originado.
Mais de 80% das ocorrências referem-se a seis categorias de problemas em ordem de importância: a entrega da mercadoria, a devolução da mercadoria pelo cliente, a confirmação de dados do cliente para evitar fraude, o cancelamento da venda, as dúvidas sobre como comprar, sobre produtos e sobre meios de pagamento.
Entrega da mercadoria: 36% das ocorrências
Toda venda no e-commerce implica o compromisso de, pelo menos, uma entrega numa data, local e embalagem escolhidos pelo cliente no momento da compra.
Perto de 15% das ligações do cliente para o SAC são devidas aos atrasos de entrega da mercadoria. Tais atrasos são devidos à venda efetuada sem o estoque correspondente, aos gargalos do atendimento físico no armazém e à impontualidade da transportadora.
Como o pagamento é antecipado, o cliente tem o direito de saber o estado de atendimento do seu pedido: recebimento, pagamento efetuado, em atendimento físico, embarcado etc. Essa ansiedade é tão grande que responde por cerca de 13% do total de ocorrências no SAC.
O rastreamento do pedido em seu processo integral de atendimento exige que todos os eventos relevantes sejam processados por um workflow e devidamente comunicados tanto diretamente ao cliente quanto à loja virtual. Tais eventos são resultantes de processos na Análise de Risco, no Gateway de Pagamento, no armazém e no transporte.
Há problemas de entrega que transcendem a transportadora: o cliente não menciona o endereço correto, a pessoa habilitada a receber está ausente no momento da entrega ou simplesmente há recusa em receber. Tais casos recebem a denominação de insucessos de entrega e correspondem a cerca de 2% do total das ocorrências.
Devoluções: 16% das ocorrências
As devoluções, em sua maioria, são causadas por defeitos do fabricante, por avaria no transporte, por atraso na entrega, por item trocado. Tais motivos correspondem a 8% das ocorrências totais. Salvo defeito do fabricante, as demais razões prendem-se à logística.
Quase todos os sites têm como regra somente liberarem o crédito ou a troca a partir do recebimento e da validação da mercadoria devolvida pelo cliente. Trata-se de um processo longo correspondente, no mínimo, a três vezes o transit time. Isso implica na necessidade de informar ao cliente todos os eventos relativos a sua devolução, o que chamamos de rastreamento da reversa. Se são raros os sites que rastreiam as entregas, contam-se nos dedos de uma mão os que conseguem rastrear a reversa.
Indagações sobre o estado das devoluções correspondem a 6% do total das ocorrências. Pela lei do consumidor, o cliente tem o direito de devolver a mercadoria até 7 dias corridos da data de entrega não importa o motivo, além disso, o site é obrigado a retirar a mercadoria e, em casos excepcionais, a postagem é feita pelo cliente às expensas do site. Todavia, as devoluções por arrependimento correspondem a menos de 2% do total das ocorrências.
Dúvidas: 10% das ocorrências
Os clientes fazem uso do SAC para tirar dúvidas sobre produtos, sobre como navegar no site e meios de pagamento. Além disso, com a expansão do mercado, há muitos clientes iniciantes que se sentem inseguros em comprar.
Em tese, o site deveria ser claro o suficiente para informar o cliente, porém a navegabilidade e a clareza ainda são pesados desafios para os projetistas.
Análise de Risco: 8% do total
Dos pedidos fechados no site, em média, mais de 60% não são faturados. Uma das razões se deve à Análise de Risco, os pedidos duvidosos forçam um contato com o cliente para validação de dados. Embora sejam ocorrências originadas pela própria loja, elas correspondem a 7% do total.
Cancelamento do pedido: 5% do total
O cancelamento do pedido difere da devolução pelo fato de a mercadoria não ter sido recebida pelo cliente.
Para que o cancelamento seja efetuado, é necessário que o sistema saiba o estágio do atendimento em que ele se encontra e, ainda, para cada estágio, há atividades especificas a serem realizadas.
A maioria das ocorrências de cancelamento são devidas à desistência de compra, as demais devem-se à alteração do meio de pagamento e ao atraso na entrega.
Conclusão
Com exceção de desistência de compra, a grande maioria das ocorrências que lotam o SAC são decorrentes de erros que acontecem no processo logístico e no site.
Quanto à logística interna, excesso de carga de trabalho, gargalos operacionais, desorganização física e falhas na conferência resultam em atrasos no embarque. A logística externa (transporte), por ser terceirizada, parece não fazer parte das preocupações gerenciais, embora seja a etapa mais longa do processo de entrega e com custo muito significativo: atrasos na entrega, extravios e avarias nas mercadorias são os problemas mais frequentes.
O autoatendimento dos sites ainda é muito precário. Com ele, muitas ocorrências poderiam ser evitadas, começando pelas mais fáceis, como informações de produtos, como comprar, como pagar etc., às mais complexas, como cancelamento e devolução. Além disso, o rastreamento das entregas e da reversa, quando existem, ainda são atualizados com grande defasagem.
Para melhorar o atendimento aos clientes, o foco não deve ser apenas o SAC, mas onde os problemas que estão sendo resolvidos pelo SAC têm sua origem: site e logística. O SAC apenas expressa irregularidades, a solução delas não se resume em aumentar os operadores ou em investir em software, mas em realizar tarefas que exigem muito mais empenho e que residem dentro de casa: eliminar as causas das ocorrências.
iMasters
Publicado: segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 às 12:23
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Olhe bem para o quadro e responda...
Publicado: segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 às 07:27
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Chevrolet Corsa. Um carro fora do sério.
Publicado: domingo, 26 de dezembro de 2010 às 17:36
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Shelby GT500 de 800 CV "abre o bico" no dinamômetro
O dono do carro disse que o motor funcionou bem em uma série de corridas de arrancada, até que um parafuso da biela estendido se rompeu, num rotineiro teste de dinamômetro.
Publicado: domingo, 26 de dezembro de 2010 às 12:06
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Como NÃO prender um Mitsubishi Evo em um dinamômetro...
Tags:
Carros,
Fail,
Humor,
Mitsubishi
Publicado: domingo, 26 de dezembro de 2010 às 07:25
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
A BMW Motorrad deseja a todos um Feliz Natal!
Tags:
BMW,
Intervalo Comercial,
Motocicletas,
Natal,
Publicidade
Publicado: sábado, 25 de dezembro de 2010 às 12:07
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Sabine Schmitz wishes you Merry Christmas and Happy New Year!
Tags:
BMW,
Carros,
Natal,
Sabine Schmitz
Publicado: sábado, 25 de dezembro de 2010 às 07:16
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Kids, Santa is faster than... EVER!
Publicado: sábado, 25 de dezembro de 2010 às 07:01
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Feliz Natal!
Albanês | Gezuar Krishtlindje |
Alemão | Froehliche Weihnachten |
Árabe | I'D MIILAD SAID OUA SANA SAIDA |
Armênio | Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand |
Basco | Zorionstsu Eguberri. Zoriontsu Urte Berri On |
Bengali | Bodo Din Shubh Lamona |
Boêmio | Vesele Vanoce |
Bretão | Nedeleg laouen na bloavezh mat |
Búlgaro | Tchestita Koleda; Tchestito Rojdestvo Hristovo |
Celta | Nadolig Llawen a Blwyddyn Newydd Dda |
Cingalês | Subha nath thalak Vewa. Subha Aluth Awrudhak Vewa |
Chinês | (Mandarin) Kung His Hsin Nien bing Chu Shen Tan |
(Cantonês) Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun | |
(Hong Kong) Kung Ho Hsin Hsi. Ching Chi Shen Tan | |
Coreano | Sung Tan Chuk Ha |
Cornish | Nadelik looan na looan blethen noweth |
Cree | Mitho Makosi Kesikansi |
Croata | Sretan Bozic |
Checo | Prejeme Vam Vesele Vanoce a stastny Novy Rok |
Dinamarquês | Gladelig Jul |
Inglês | Merry Christmas |
Escocês | Nollaig Chridheil agus Bliadhna Mhath Ur |
Esperanto | Gajan Kristnaskon |
Eslovaco | Sretan Bozic or Vesele vianoce |
Esloveno | Vesele Bozicne. Screcno Novo Leto |
Espanhol | Feliz Navidad! |
Estoniano | Roomsaid Joulu Puhi |
Farsi | Cristmas-e-shoma mobarak bashad |
Finlandês | Hyvaa joulua |
Francês | Joyeux Noel |
Frísio | Noflike Krystdagen en in protte Lok en Seine yn it Nije Jier! |
Galês | Nadolig Llawen |
Grego | Kala Christouyenna! |
Havaiano | Mele Kalikimaka |
Hebraico | Mo'adim Lesimkha. Chena tova |
Hindi | Bada Din Mubarak Ho |
Holandês | Vrolijk Kerstfeest en een Gelukkig Nieuwjaar! |
Húngaro | Kellemes Karacsonyi unnepeket |
Islandês | Gledileg Jol |
Indonésio | Selamat Hari Natal |
Iraquiano | Saidan Wa Sanah Jadidah |
Irlandês | Nollaig Shona Dhuit |
Italiano | Buone Feste Natalizie |
Japonês | Shinnen omedeto. Kurisumasu Omedeto |
Kala | Khristougena kai Eftikhes to Neon Etos |
Leto | Priecigus Ziemas Svetkus un Laimigu Jauno Gadu |
Lituano | Linksmu Kaledu |
Manês | Nollick ghennal as blein vie noa |
Maori | Meri Kirihimete |
Norueguês | God Jul Og Godt Nytt Aar |
Polonês | Wesolych Swiat Bozego Narodzenia |
Português | Feliz Natal |
Rapa-Nui | Mata-Ki-Te-Rangi. Te-Pito-O-Te-Henua |
Romeno | Craciun Fericit |
Russo | Pozdrevlyayu s prazdnikom Rozhdestva i s Novim Godom |
Sérvio | Hristos se rodi |
Samoano | La Maunia Le Kilisimasi Ma Le Tausaga Fou |
Sueco | God Jul and (Och) Ett Gott Nytt Ar |
Tagalo | Maligayamg Pasko. Masaganang Bagong Taon |
Tâmil | Nathar Puthu Varuda Valthukkal |
Tailandês | Sawadee Pee Mai |
Turco | Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun |
Ucraniano | Srozhdestvom Kristovym |
Urdu | Naya Saal Mubarak Ho |
Viatnamita | Chung Mung Giang Sinh |
Zulu | Nginifisela inhlanhla ne mpumelelo e nyakeni. |
Oi To The World
No Doubt
Everything In Time
Interscope Records
2004
Haji was a punk just like any other boy And he never had no trouble till he started up his Oi band Safe in the garage or singing in the tub Till Haji went too far and he plugged in at the pub 'Twas a cold Christmas eve when Trevor and the skins Popped in for a pint and to nick a back of crisps Trevor liked the music but not the unity He unwound Haji's turban and he knocked him to his knees If God came down on Christmas Day I know exactly what he'd say He'd say "Oi to the punks and Oi to the skins But Oi to the world and everybody wins" Haji was a bloody mess, he ran out through the crowd He said "We'll meet again we are bloody but not unbowed" Trevor called his bluff and told him where to meet Christmas Day on the roof down at 20 Oxford Street If God came down on Christmas Day I know exactly what he'd say He'd say "Oi to the punks and Oi to the skins But Oi to the world and everybody wins" On the roof with the nun chucks Trevor broke a lot of bones But Haji had a sword like that guy in Indiana Jones Police sirens wailing, a bloody dying man Haji was alone and abandoned by his band Trevor was there fading and still so full of hate When the skins left him there and went down the fire escape (Oi, Oi) And then Haji saw the north star shining more then ever So he made a tourniquet from his turban saving Trevor They repelled down the roof with the rest of the turban And went back to the pub where they bought each other bourbon If God came down on Christmas Day I know exactly what he'd say He'd say "Oi to the punks and Oi to the skins But Oi to the world and everybody wins" If God came down on Christmas Day I know exactly what he'd say He'd say "Oi to the punks and Oi to the skins But Oi to the world and everybody wins" (Oi, Oi) | Haji era um punk como qualquer outro garoto Não teve problemas até montar sua banda Oi Seguro na garagem ou cantando na banheira Até que ele foi mais longe e tocou em um pub Era um natal frio quando Trevor e os skins Estouraram uma caneca e rasgaram um pacote de crisps Trevor gostava da música, mas não do unity Ele desenrolou o turbante de Haji e o derrubou de joelhos Se deus descesse no dia de natal eu sei exatamente o que ele diria Ele diria "Oi para os punks e oi para os skins, mas oi pro mundo todo e todo mundo ganha" Haji estava ensanguentado e correu para a multidão Ele disse "Nós estamos ensangüentados mas não fomos derrotados" Trevor os chamou e marcou onde se encontrar No dia de natal no telhado 20 da rua Oxford Se deus descesse no dia de natal eu sei exatamente o que ele diria Ele diria "Oi para os punks e oi para os skins, mas oi pro mundo todo e todo mundo ganha" No telhado Trevor quebrou muitos ossos Mas Haji tinha uma espada igual ao cara do Indiana Jones Sirenes da polícia, um homem ensangüentado morrendo Haji estava sozinho abandonado por sua banda Trevor estava caído e cheio de ódio Quando os skins o deixaram e fugiram pela escada de incêndio Então Haji viu a estrela do norte brilhando mais que nunca Fez um torniquete de seu turbante e salvou Trevor Desceram do telhado com o resto do turbante Voltaram para o bar e pagaram uísque um para o outro Se deus descesse no dia de natal eu sei exatamente o que ele diria Ele diria "Oi para os punks e oi para os skins, mas oi pro mundo todo e todo mundo ganha" Se deus descesse no dia de natal eu sei exatamente o que ele diria Ele diria "Oi para os punks e oi para os skins, mas oi pro mundo todo e todo mundo ganha" (Oi, Oi) |
Agora, no ritmo das luzes de Natal!
James May drives Porsche Boxster Spyder
Tags:
British Broadcasting Corporation (BBC),
Carros,
James Daniel May,
Porsche,
Televisão,
Top Gear,
Top Gear UK
Publicado: sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 às 12:35
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Top Gear: Audi R8 V10 Spyder vs. Porsche 911 Turbo cabriolet
Tags:
Audi,
British Broadcasting Corporation (BBC),
Carros,
Jeremy Charles Robert Clarkson,
Porsche,
Televisão,
Top Gear,
Top Gear UK
Publicado: sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 às 07:25
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Quem gosta de carro não vai resistir. Fiat Stilo BlackMotion. Um carro para poucos. E maus.
Publicado: quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 às 17:33
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Comércio eletrônico: uma abordagem diferencial
Neste artigo estão descritas algumas características funcionais típicas de lojas virtuais com alto volume de venda (com uma base de atendimento de mais de 2 mil pedidos por dia), tomando como referência as mesmas funções na indústria ou comércio tradicional, e mostrar que o Back-office do comércio eletrônico é substancialmente diferente do ERP tradicional.
Nem todas as funções foram abordadas no texto, portanto, não há a pretensão de esgotar o assunto. Foi dado privilégio às funções ligadas ao atendimento de pedidos e distribuição. Confira os principais itens:
Tipo de cliente
As lojas virtuais de alto volume destinam-se majoritariamente a consumidores ? pessoas físicas. Esta característica tem grandes implicações: dificuldade de identificação dos clientes, endereços de entrega que podem mudar a cada compra, sobrecarga no pós-venda, dificuldade na definição do perfil dos clientes, poucos recursos para personalização do atendimento etc.
Investimento em TI
Um traço altamente distintivo das lojas virtuais de alto volume é a quantidade mensal de pedidos de venda. Este massa de dados exige alto investimento em hardware, linhas de comunicação, segurança, processos com alta performance e meticulosa administração do banco de dados.
A parada do sistema equivale a fechar as portas da loja para os clientes, ou seja, a perda de mais de 250 vendas por hora. Tanto a Web Store quanto o Back-office integral, são sistemas de missão crítica.
Prazo de Entrega
Uma das exigências mais elementares do comércio eletrônico é o cumprimento da data de entrega prometida ao cliente: quanto mais curto o prazo maior a vantagem da loja.
Há duas grandes etapas que determinam o prazo de entrega: o transit time e o tempo de atendimento físico do pedido.
O primeiro independe da loja e o segundo é dependente da eficiência do processo de atendimento (físico e lógico) ao qual o pedido é submetido: análise de risco, aprovação do pagamento, inclusão na programação da expedição (função da janela de expedição), separação, empacotamento, faturamento e expedição.
A administração desta linha de montagem assemelha-se ao controle de shop floor com sensores monitorando os processos em tempo real. Para se ter uma idéia de tais prazos, em média, o processo interno de atendimento tem duração máxima de um dia.
Itens e SKU
É irresistível conter o crescimento da diversidade de itens, desta forma, não é difícil ultrapassar 30.000 SKUs (item-embalagem). Do ponto de vista logístico, as conseqüências do aumento da diversidade são dramáticas, principalmente quando não se concentra em itens com a mesma geometria (CD, DVD, livros).
Foi-se o tempo em que as LVAV vendiam apenas mercadorias. Agora, serviços e créditos também estão sendo vendidos: e-music, garantia estendida, vale presente, game, instalação de software, montagem de móveis etc.
Tais itens têm um comportamento anômalo subvertendo a cadeia clássica de processos de atendimento e, para complicar, relacionando-se estreitamente com agentes externos (licenciadores ou prestadores de serviço).
Disponibilidade de Estoque
Uma regra básica para o cumprimento da data de entrega prometida é a preexistência da mercadoria vendida em estoque. Uma forma alternativa e audaciosa seria trabalhar com estoque virtual, ou seja, admitindo a disponibilidade como a soma dos pedidos de compra ao estoque físico.
Para colocar essa forma alternativa na prática sem contratempos, há necessidade de acordos com fornecedores especialmente selecionados, um sistema que permita a comunicação imediata das demandas aos fornecedores e o encaixe dos recebimentos aos pedidos correspondentes sem qualquer intervenção humana.
Quantidade mínima de venda
Lucrar com ticket médio baixo e entrega em domicílio é uma façanha. Normalmente, os custos fixos comerciais geram quantidades mínimas de venda - exceto se a venda for no balcão, onde o custo de distribuição corre por conta do cliente.
Esta é uma das principais razões que impõe o alto volume operacional: a concentração do mercado, melhoria contínua de processo e alto investimento em software-hardware.
Regras comerciais
A impessoalidade da venda obriga que as regras comerciais estejam embutidas no software, portanto, poucas e altamente padronizadas: preço, desconto, condições de pagamento, frete e data de entrega.
Há projetos que visam à fidelização do cliente através de pontuação a ser transformada em desconto, porém, ainda não estão em processo de disseminação pela web.
Como as formas de comercialização (regras de negócio) são elementos essenciais na captura de clientes, elas estão sujeitas a constantes alterações condenando o software à crescente complexidade.
As regras comerciais vigentes no comércio eletrônico são incomparavelmente pobres quando comparadas com aquelas usadas na mediação comercial realizada por vendedores ou representantes. Esta disparidade será gradualmente reduzida.
Análise de Risco - autenticação do cliente
O risco da loja virtual é por fraude. Para diminuir as fraudes, há programas desenvolvidos especialmente para esta finalidade. Estima-se que 5 em 100 deveriam ser retidos por fraude. Nas lojas físicas, o pagamento com cartão exige a senha e coincide com o faturamento, portanto, a possibilidade de fraude é muito menor.
Crédito
No comércio eletrônico, a concessão de crédito ao cliente é feita por um agente financeiro: administradora de cartões e/ou banco. Não há qualquer possibilidade de intervenção pessoal em relação ao crédito.
Na indústria, a análise de crédito de vendas a prazo precede o atendimento dos pedidos de venda e é realizada a partir de regras contidas no ERP (com uso do limite de crédito, a soma das duplicatas em aberto, a soma dos pedidos em carteira, o histórico de compras, histórico de pagamentos etc.).
Para casos duvidosos, há um departamento especializado que reavalia o crédito a ser concedido a partir de informações não estruturadas colhidas na praça.
Seqüência de atendimento dos pedidos
Nas indústrias que produzem para estoque, normalmente o atendimento de pedidos obedece a uma fila de precedência em função da data de aprovação. Há exceções, principalmente quando a carteira supera a disponibilidade de estoque, ou seja, a regra, embora exista, é administrável. Atrasos podem ser negociados através de contato com os clientes.
No comércio eletrônico não há esta possibilidade ? todos os pedidos são processados da mesma forma e na ordem de chegada. A indisponibilidade é punida com a perda do cliente por atraso de entrega ou cancelamento do pedido.
Parcelamento da entrega
O parcelamento da entrega é outra flexibilidade muito comum que deixa de existir no comércio eletrônico. A exceção é feita pelas lojas que declaram prazos de entrega por item (livrarias).
Há parcelamento da entrega, com permissão do cliente, por outros motivos logísticos: características físicas do item que implicam transportadoras diferentes, itens armazenados em diferentes depósitos, distintos prazos de entrega dos fornecedores, etc.
Pagamento antecipado
Pagamentos antecipados são raros nas indústrias e distribuidores. Normalmente, os pagamentos são feitos após entrega.
No comércio eletrônico ocorre o inverso: o pagamento, em sua maior parte, é feito simultaneamente à inclusão do pedido. O efeito disso é grave: aumenta a ansiedade dos clientes, torna a inclusão de pedidos um fato contábil e dificulta muito a reversão da compra.
Formas de pagamento
Um pedido pode ser pago por mais de uma forma pagamento no ato de sua inclusão: parte por cartão, parte por vales e o resto por financiamento. A tradicional condição de pagamento a prazo é substituída por diferentes composições de pagamentos à vista à loja ou parcelada pela operadora de cartão.
Cobrança
O faturamento no comércio eletrônico não gera duplicatas em razão do pagamento antecipado, exceto casos especiais de B2B. A remessa de duplicatas para cobrança e o retorno das liquidações são procedimentos normais em quaisquer contas a receber de indústria e distribuidores e, praticamente, inexiste no comércio eletrônico. Entretanto, reconciliar créditos de administradoras de cartões ainda é uma tarefa árdua por não ser normatizada.
Separação da mercadoria por pedido (picking)
Pontos como a grande variedade de SKU, a inexistência de SKU populares (constante em muitos pedidos) e a venda ao consumidor por unidade implicam o picking por pedido.
Teoricamente, todos os SKUs deveriam também ocupar posições de picking - o que nem sempre é possível, principalmente devido à escassez de posições de estoque. Em outros termos, as alterações no mix, do ponto de vista da logística interna, podem gerar complexos problemas operacionais por falta de espaço e sobrecarga no uso de equipamentos.
Programas de expedição
O firme compromisso com a data de entrega, se possível sua antecipação, obriga a logística a cumprir rigorosa agenda estabelecida com as transportadoras - caso contrário a penalidade seria o aumento das despesas com fretes e atrasos de entrega.
O cumprimento desta agenda exige estimativa de tempo e recursos a serem usados em função da demanda ? pedidos a atender de uma determinada rota cujas entregas estejam dentro de um período.
As ferramentas usadas para a programação são similares aquelas usadas na manufatura: atividades, roteiro de produção, tempos padrões, restrição de recursos, etc.
Picking no armazém x Picking no terminal de carga
O comércio eletrônico encurta a cadeia logística: do Centro de Distribuição a mercadoria é remetida diretamente ao cliente, evitando o estoque intermediário da loja física. Desta característica decorre a junção do picking com o packing no armazém.
Estas atividades exigem alto investimento em hardware e constante revisão de processos para que o alto desempenho esteja aliado à qualidade do atendimento.
A separação por SKU, aproveitando-se de caixas ou mesmo paletes, com transferência do picking para terminais dos transportadores ainda é privilégio de indústrias.
Documentos de saída
Além da obrigatória nota fiscal, há necessidade de facilitar o trabalho da transportadora em seu terminal de cargas com a etiquetagem dos volumes (número do volume do ponto de vista da transportadora, nota fiscal e número do volume do ponto de vista do embarcador) e a remessa de um arquivo contendo as notas fiscais embarcadas.
Além de baratear o custo da entrega, tais documentos evitam retornos ou extravios.
Foi-se o tempo que a transferência de responsabilidade da mercadoria para a transportadora era feita apenas através de um conjunto de notas fiscais e respectivos volumes referenciando notas.
Tratando-se de pequenos volumes em grande quantidade, a conferência do carregamento passa a exigir instrumentos mais precisos: coletores em rede de rádio freqüência.
Embalagem
Tal como em lojas normais, a embalagem pode ser normal ou para presente. Numa mesma compra, as unidades podem sem embaladas separadamente por desejo do cliente.
Ao presente, pode-se associar um cartão, com escolha do tipo de papel, e texto previamente digitado pelo cliente. Tais associações são sutis e exigem rígido sequenciamento operacional visto que são milhares de notas que passam seguidamente pelos checkouts.
Tradicionalmente, as funções da expedição são pouco atendidas pelos sistemas integrados e foco de desvio de carga, roubo e avaria. No comércio eletrônico, a expedição é intensamente controlada pelo WMS, condição necessária para dar qualidade ao atendimento de milhares de pedidos de venda.
Análise de rentabilidade e instrumentos gerenciais
O comprar e o vender estão sob uma mesma responsabilidade funcional segmentada por natureza de itens ? categorias de itens agrupadas em departamentos que podemos questionar:
1. Como distribuir o capital de giro entre os departamentos?
2. Como e com qual freqüência é preciso avaliar a margem?
3. Como controlar a flexibilidade necessária para acompanhar ou tomar iniciativa em relação à concorrência em termos de preço, condições de pagamento, frete etc.?
4. Quais seriam os indicadores para repor estoques considerando milhares de itens, parte deles com ciclo de vida efêmero (ex. CD, DVD, livro, vestuário)?
O instrumental clássico de informações executivas deve ter ciclo de atualização muito curto, no mínimo diário. As regras clássicas de reposição de estoque normalmente usadas não servem mais, ou melhor, servem apenas para reposição de materiais auxiliares (embalagem, etiqueta, fita adesiva, materiais de escritório etc.). Novos e sofisticados métodos de análise passam a ser indispensáveis para reduzir o capital de giro e não perder vendas.
Atendimento pós-venda
Um fator altamente diferencial do comércio eletrônico é de ordem legal. Além de se submeter à lei do consumidor, o cliente tem direito à devolução sem custos até sete dias contados a partir do recebimento.
É de se esperar que, pelo menos, quatro por cento das vendas retornem ao depósito. A grande maioria das devoluções deve-se a problemas logísticos, imprecisão na descrição dos itens e arrependimento.
O volume diário de chamadas dos clientes para o SAC considerando todos os canais (chat, e-mail, fone e fax) passa de 4 mil. Para registrar e monitorar estas chamadas há necessidade de um sistema específico profundamente integrado ao ERP. Esta íntima integração explica a dificuldade encontrada no uso de um CRM com a atribuição de atender integralmente às demandas dos clientes.
Um exemplo da importância desta integração é a troca de um bem por outro de menor valor: deve-se ficar na expectativa da devolução ao mesmo tempo em que se reserva o novo pedido e se gera um crédito com a diferença.
Quando ocorre o registro da devolução, o sistema deve imediatamente liberar o pedido para picking e depositar o crédito ao cliente.
Conclusão
Tem sido um erro conceitual classificar o comércio eletrônico tão somente como um novo canal de vendas a usar a mesma plataforma de gerenciamento e controle das lojas físicas ? as grandes redes de lojas físicas pagaram muito caro por este erro.
Por outro lado, a juventude do comércio eletrônico tem como conseqüência normal a instabilidade de seus processos e o aumento gradual da abrangência de sua utilização colidindo frontalmente com Back-office (plataformas) com baixo nível de flexibilidade.
iMasters
Nem todas as funções foram abordadas no texto, portanto, não há a pretensão de esgotar o assunto. Foi dado privilégio às funções ligadas ao atendimento de pedidos e distribuição. Confira os principais itens:
Tipo de cliente
As lojas virtuais de alto volume destinam-se majoritariamente a consumidores ? pessoas físicas. Esta característica tem grandes implicações: dificuldade de identificação dos clientes, endereços de entrega que podem mudar a cada compra, sobrecarga no pós-venda, dificuldade na definição do perfil dos clientes, poucos recursos para personalização do atendimento etc.
Investimento em TI
Um traço altamente distintivo das lojas virtuais de alto volume é a quantidade mensal de pedidos de venda. Este massa de dados exige alto investimento em hardware, linhas de comunicação, segurança, processos com alta performance e meticulosa administração do banco de dados.
A parada do sistema equivale a fechar as portas da loja para os clientes, ou seja, a perda de mais de 250 vendas por hora. Tanto a Web Store quanto o Back-office integral, são sistemas de missão crítica.
Prazo de Entrega
Uma das exigências mais elementares do comércio eletrônico é o cumprimento da data de entrega prometida ao cliente: quanto mais curto o prazo maior a vantagem da loja.
Há duas grandes etapas que determinam o prazo de entrega: o transit time e o tempo de atendimento físico do pedido.
O primeiro independe da loja e o segundo é dependente da eficiência do processo de atendimento (físico e lógico) ao qual o pedido é submetido: análise de risco, aprovação do pagamento, inclusão na programação da expedição (função da janela de expedição), separação, empacotamento, faturamento e expedição.
A administração desta linha de montagem assemelha-se ao controle de shop floor com sensores monitorando os processos em tempo real. Para se ter uma idéia de tais prazos, em média, o processo interno de atendimento tem duração máxima de um dia.
Itens e SKU
É irresistível conter o crescimento da diversidade de itens, desta forma, não é difícil ultrapassar 30.000 SKUs (item-embalagem). Do ponto de vista logístico, as conseqüências do aumento da diversidade são dramáticas, principalmente quando não se concentra em itens com a mesma geometria (CD, DVD, livros).
Foi-se o tempo em que as LVAV vendiam apenas mercadorias. Agora, serviços e créditos também estão sendo vendidos: e-music, garantia estendida, vale presente, game, instalação de software, montagem de móveis etc.
Tais itens têm um comportamento anômalo subvertendo a cadeia clássica de processos de atendimento e, para complicar, relacionando-se estreitamente com agentes externos (licenciadores ou prestadores de serviço).
Disponibilidade de Estoque
Uma regra básica para o cumprimento da data de entrega prometida é a preexistência da mercadoria vendida em estoque. Uma forma alternativa e audaciosa seria trabalhar com estoque virtual, ou seja, admitindo a disponibilidade como a soma dos pedidos de compra ao estoque físico.
Para colocar essa forma alternativa na prática sem contratempos, há necessidade de acordos com fornecedores especialmente selecionados, um sistema que permita a comunicação imediata das demandas aos fornecedores e o encaixe dos recebimentos aos pedidos correspondentes sem qualquer intervenção humana.
Quantidade mínima de venda
Lucrar com ticket médio baixo e entrega em domicílio é uma façanha. Normalmente, os custos fixos comerciais geram quantidades mínimas de venda - exceto se a venda for no balcão, onde o custo de distribuição corre por conta do cliente.
Esta é uma das principais razões que impõe o alto volume operacional: a concentração do mercado, melhoria contínua de processo e alto investimento em software-hardware.
Regras comerciais
A impessoalidade da venda obriga que as regras comerciais estejam embutidas no software, portanto, poucas e altamente padronizadas: preço, desconto, condições de pagamento, frete e data de entrega.
Há projetos que visam à fidelização do cliente através de pontuação a ser transformada em desconto, porém, ainda não estão em processo de disseminação pela web.
Como as formas de comercialização (regras de negócio) são elementos essenciais na captura de clientes, elas estão sujeitas a constantes alterações condenando o software à crescente complexidade.
As regras comerciais vigentes no comércio eletrônico são incomparavelmente pobres quando comparadas com aquelas usadas na mediação comercial realizada por vendedores ou representantes. Esta disparidade será gradualmente reduzida.
Análise de Risco - autenticação do cliente
O risco da loja virtual é por fraude. Para diminuir as fraudes, há programas desenvolvidos especialmente para esta finalidade. Estima-se que 5 em 100 deveriam ser retidos por fraude. Nas lojas físicas, o pagamento com cartão exige a senha e coincide com o faturamento, portanto, a possibilidade de fraude é muito menor.
Crédito
No comércio eletrônico, a concessão de crédito ao cliente é feita por um agente financeiro: administradora de cartões e/ou banco. Não há qualquer possibilidade de intervenção pessoal em relação ao crédito.
Na indústria, a análise de crédito de vendas a prazo precede o atendimento dos pedidos de venda e é realizada a partir de regras contidas no ERP (com uso do limite de crédito, a soma das duplicatas em aberto, a soma dos pedidos em carteira, o histórico de compras, histórico de pagamentos etc.).
Para casos duvidosos, há um departamento especializado que reavalia o crédito a ser concedido a partir de informações não estruturadas colhidas na praça.
Seqüência de atendimento dos pedidos
Nas indústrias que produzem para estoque, normalmente o atendimento de pedidos obedece a uma fila de precedência em função da data de aprovação. Há exceções, principalmente quando a carteira supera a disponibilidade de estoque, ou seja, a regra, embora exista, é administrável. Atrasos podem ser negociados através de contato com os clientes.
No comércio eletrônico não há esta possibilidade ? todos os pedidos são processados da mesma forma e na ordem de chegada. A indisponibilidade é punida com a perda do cliente por atraso de entrega ou cancelamento do pedido.
Parcelamento da entrega
O parcelamento da entrega é outra flexibilidade muito comum que deixa de existir no comércio eletrônico. A exceção é feita pelas lojas que declaram prazos de entrega por item (livrarias).
Há parcelamento da entrega, com permissão do cliente, por outros motivos logísticos: características físicas do item que implicam transportadoras diferentes, itens armazenados em diferentes depósitos, distintos prazos de entrega dos fornecedores, etc.
Pagamento antecipado
Pagamentos antecipados são raros nas indústrias e distribuidores. Normalmente, os pagamentos são feitos após entrega.
No comércio eletrônico ocorre o inverso: o pagamento, em sua maior parte, é feito simultaneamente à inclusão do pedido. O efeito disso é grave: aumenta a ansiedade dos clientes, torna a inclusão de pedidos um fato contábil e dificulta muito a reversão da compra.
Formas de pagamento
Um pedido pode ser pago por mais de uma forma pagamento no ato de sua inclusão: parte por cartão, parte por vales e o resto por financiamento. A tradicional condição de pagamento a prazo é substituída por diferentes composições de pagamentos à vista à loja ou parcelada pela operadora de cartão.
Cobrança
O faturamento no comércio eletrônico não gera duplicatas em razão do pagamento antecipado, exceto casos especiais de B2B. A remessa de duplicatas para cobrança e o retorno das liquidações são procedimentos normais em quaisquer contas a receber de indústria e distribuidores e, praticamente, inexiste no comércio eletrônico. Entretanto, reconciliar créditos de administradoras de cartões ainda é uma tarefa árdua por não ser normatizada.
Separação da mercadoria por pedido (picking)
Pontos como a grande variedade de SKU, a inexistência de SKU populares (constante em muitos pedidos) e a venda ao consumidor por unidade implicam o picking por pedido.
Teoricamente, todos os SKUs deveriam também ocupar posições de picking - o que nem sempre é possível, principalmente devido à escassez de posições de estoque. Em outros termos, as alterações no mix, do ponto de vista da logística interna, podem gerar complexos problemas operacionais por falta de espaço e sobrecarga no uso de equipamentos.
Programas de expedição
O firme compromisso com a data de entrega, se possível sua antecipação, obriga a logística a cumprir rigorosa agenda estabelecida com as transportadoras - caso contrário a penalidade seria o aumento das despesas com fretes e atrasos de entrega.
O cumprimento desta agenda exige estimativa de tempo e recursos a serem usados em função da demanda ? pedidos a atender de uma determinada rota cujas entregas estejam dentro de um período.
As ferramentas usadas para a programação são similares aquelas usadas na manufatura: atividades, roteiro de produção, tempos padrões, restrição de recursos, etc.
Picking no armazém x Picking no terminal de carga
O comércio eletrônico encurta a cadeia logística: do Centro de Distribuição a mercadoria é remetida diretamente ao cliente, evitando o estoque intermediário da loja física. Desta característica decorre a junção do picking com o packing no armazém.
Estas atividades exigem alto investimento em hardware e constante revisão de processos para que o alto desempenho esteja aliado à qualidade do atendimento.
A separação por SKU, aproveitando-se de caixas ou mesmo paletes, com transferência do picking para terminais dos transportadores ainda é privilégio de indústrias.
Documentos de saída
Além da obrigatória nota fiscal, há necessidade de facilitar o trabalho da transportadora em seu terminal de cargas com a etiquetagem dos volumes (número do volume do ponto de vista da transportadora, nota fiscal e número do volume do ponto de vista do embarcador) e a remessa de um arquivo contendo as notas fiscais embarcadas.
Além de baratear o custo da entrega, tais documentos evitam retornos ou extravios.
Foi-se o tempo que a transferência de responsabilidade da mercadoria para a transportadora era feita apenas através de um conjunto de notas fiscais e respectivos volumes referenciando notas.
Tratando-se de pequenos volumes em grande quantidade, a conferência do carregamento passa a exigir instrumentos mais precisos: coletores em rede de rádio freqüência.
Embalagem
Tal como em lojas normais, a embalagem pode ser normal ou para presente. Numa mesma compra, as unidades podem sem embaladas separadamente por desejo do cliente.
Ao presente, pode-se associar um cartão, com escolha do tipo de papel, e texto previamente digitado pelo cliente. Tais associações são sutis e exigem rígido sequenciamento operacional visto que são milhares de notas que passam seguidamente pelos checkouts.
Tradicionalmente, as funções da expedição são pouco atendidas pelos sistemas integrados e foco de desvio de carga, roubo e avaria. No comércio eletrônico, a expedição é intensamente controlada pelo WMS, condição necessária para dar qualidade ao atendimento de milhares de pedidos de venda.
Análise de rentabilidade e instrumentos gerenciais
O comprar e o vender estão sob uma mesma responsabilidade funcional segmentada por natureza de itens ? categorias de itens agrupadas em departamentos que podemos questionar:
1. Como distribuir o capital de giro entre os departamentos?
2. Como e com qual freqüência é preciso avaliar a margem?
3. Como controlar a flexibilidade necessária para acompanhar ou tomar iniciativa em relação à concorrência em termos de preço, condições de pagamento, frete etc.?
4. Quais seriam os indicadores para repor estoques considerando milhares de itens, parte deles com ciclo de vida efêmero (ex. CD, DVD, livro, vestuário)?
O instrumental clássico de informações executivas deve ter ciclo de atualização muito curto, no mínimo diário. As regras clássicas de reposição de estoque normalmente usadas não servem mais, ou melhor, servem apenas para reposição de materiais auxiliares (embalagem, etiqueta, fita adesiva, materiais de escritório etc.). Novos e sofisticados métodos de análise passam a ser indispensáveis para reduzir o capital de giro e não perder vendas.
Atendimento pós-venda
Um fator altamente diferencial do comércio eletrônico é de ordem legal. Além de se submeter à lei do consumidor, o cliente tem direito à devolução sem custos até sete dias contados a partir do recebimento.
É de se esperar que, pelo menos, quatro por cento das vendas retornem ao depósito. A grande maioria das devoluções deve-se a problemas logísticos, imprecisão na descrição dos itens e arrependimento.
O volume diário de chamadas dos clientes para o SAC considerando todos os canais (chat, e-mail, fone e fax) passa de 4 mil. Para registrar e monitorar estas chamadas há necessidade de um sistema específico profundamente integrado ao ERP. Esta íntima integração explica a dificuldade encontrada no uso de um CRM com a atribuição de atender integralmente às demandas dos clientes.
Um exemplo da importância desta integração é a troca de um bem por outro de menor valor: deve-se ficar na expectativa da devolução ao mesmo tempo em que se reserva o novo pedido e se gera um crédito com a diferença.
Quando ocorre o registro da devolução, o sistema deve imediatamente liberar o pedido para picking e depositar o crédito ao cliente.
Conclusão
Tem sido um erro conceitual classificar o comércio eletrônico tão somente como um novo canal de vendas a usar a mesma plataforma de gerenciamento e controle das lojas físicas ? as grandes redes de lojas físicas pagaram muito caro por este erro.
Por outro lado, a juventude do comércio eletrônico tem como conseqüência normal a instabilidade de seus processos e o aumento gradual da abrangência de sua utilização colidindo frontalmente com Back-office (plataformas) com baixo nível de flexibilidade.
iMasters
Publicado: quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 às 12:28
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
2011 Audi R8 V10 Spyder
Publicado: quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 às 07:32
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Toyota Hilux. Invencível.
Publicado: quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 às 17:37
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
A víbora voltará em 2013
Uma nova versão deve chegar às revendas em 2013 e, embora a montadora norteamericana esteja sob controle da Fiat, nem a Ferrari nem a Alfa Romeo terão participação na criaçao desta terceira geração.
"Os planos são de desenvolver um projeto totalmente novo dentro da própria Chrysler, embora as opiniões da italiana sejam muito bem vindas", diz Ralph Gilles, presidente da Dodge.
Segundo o Wall Street Journal, a Chrysler apostará em um Viper com acabamento mais luxuoso do que na versão mais recente e com um motor 8.4 V10 de 600 CV de potência. O novo projeto foi tão bem recebido dentro da marca que foi unanimamente aprovado pelo comitê de produto.
Publicado: quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 às 12:18
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Coldplay Rips Off Mario! The biggest videogame-music scandal since 50 Cent shot Parappa the Rappa.
Tags:
Coldplay,
Humor,
Música,
Super Mario Bros.
Publicado: quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 às 07:47
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Chevrolet Captiva. Um carro feito para o seu tempo.
Publicado: terça-feira, 21 de dezembro de 2010 às 17:33
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Desafio das Estrelas de Kart 2010 - 2ª bateria
Publicado: terça-feira, 21 de dezembro de 2010 às 12:25
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Desafio das Estrelas de Kart 2010 - 1ª bateria
Publicado: terça-feira, 21 de dezembro de 2010 às 07:50
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Honda City. Para você, que faz aquele pouquinho a mais para realizar um sonho.
Publicado: segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 às 17:20
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Volkswagen passa a controlar a Karmann
A Karmann entrou com pedido de falência no começo do ano passado, depois de mais de um século de atuação na indústria automobilística. A empresa ficou famosa por fabricar conversíveis, exatamente, para a Volkswagen, e também montou modelos como o Audi A4 Cabriolet e o Mercedes CLK Cabrio, além do Chrysler Crossfire e do Nissan Micra.
Apesar do interesse da VW em comprar parte das operações da Karmann, a produção de tetos conversíveis deve passar para as mãos da Valmet Automotive, uma das maiores fornecedoras de componentes do setor na Europa.
Tags:
Carros,
Karmann,
Volkswagen
Publicado: segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 às 12:32
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
rFactor - World Super GT 2 - Toyota GT-One - Nürburgring Nordschleife - Preview Video
Tags:
Automobilismo,
Image Space Incorporated (ISI),
Nürburgring Nordschleife,
Racing Simulators,
rFactor,
Super GT
Publicado: segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 às 07:48
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Mercedes-Benz. Racing is a state of mind. (With Mika Häkkinen, Fernando Alonso and Lewis Hamilton)
Tags:
Automobilismo,
Fernando Alonso Díaz,
Fórmula 1,
Intervalo Comercial,
McLaren,
Mercedes-Benz,
Mika Pauli Häkkinen,
Propagandas com Pilotos,
Propagandas de Carros,
Publicidade,
Sir Lewis Carl Davidson Hamilton
Publicado: domingo, 19 de dezembro de 2010 às 17:10
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Loteria da Velocidade
A ideia é uma espécie de loteria: quem passar pelo radar abaixo da velocidade permitida no local, além de não ser multado, ainda concorre a um prêmio em dinheiro. Já quem passar do limite de velocidade, será multado, entretanto, parte do dinheiro arrecadado não irá para os cofres públicos, mas será usado para premiar o vencedor do sorteio.
Em um período de três dias, mais de 24 mil carros passaram pelo radar experimental. A velocidade média local diminuiu de 32 para 25 Km/h. "Eu acredito que isto pode mudar o comportamento humano para melhor", disse o americano Kevin Richardson, idealizador da campanha.
Tags:
Carros,
Publicidade,
Volkswagen
Publicado: domingo, 19 de dezembro de 2010 às 12:31
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Cyclepassion 2011
As pilotos que embelezarão os calendários de 2011 são as competidoras de cross-country Willow Koerber, Heather Irmiger, Mona Eiberweiser, Fabienne Heinzmann e Julie Krasniak, além da estrela do cicloturismo Hanka Kupfernagel e das ciclistas de estrada Liz Hatch e Veronica Andréasson.
O filme, chamado Eyes Wide Open, custará 49 libras, e o calendário, 35 libras. Acesse o site www.cyclepassion.com para maiores informações.
Tags:
Bicicletas,
Ciclismo,
Cyclepassion,
Fabienne Heinzmann,
Hanka Kupfernagel,
Heather Irmiger,
Julie Krasniak,
Liz Hatch,
Mona Eiberweiser,
Mulheres,
Veronica Andréasson,
Willow Koerber
Publicado: domingo, 19 de dezembro de 2010 às 07:59
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Get More Gs. The new 2011 Subaru Impreza WRX and STI.
Tags:
Carros,
Intervalo Comercial,
Propagandas de Carros,
Publicidade,
Subaru,
Subaru Tecnica International (STi)
Publicado: sábado, 18 de dezembro de 2010 às 17:17
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Porsche e Audi desistem de ingressar na Fórmula 1
Wolfgang Durheimer, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Porsche, disse que a Porsche poderia até ter uma equipe própria na categoria máxima do automobilismo. Entretanto, em uma entrevista para o jornal alemão Westfalen Blatt, Mueller descartou essa possibilidade.
"A Fórmula 1 é um campeonato de pilotos, onde o foco da publicidade e do marketing está nos patrocinadores, e as marcas de automóveis ficam em segundo plano. Para nós, isso é uma desvantagem. A segunda desvantagem para um investimento a longo prazo é uma clara regulamentação para o futuro. Mas, se o grupo Volkswagen estava interessado, a Porsche certamente seria a marca que trabalharia melhor para isso", acrescentou Mueller.
Depois de participar da Fórmula 1 nos anos 1950 e 1960, a Porsche forneceu motores para a McLaren nos anos 1980. O projeto mais recente da marca alemã na categoria foi em 1991, numa colaboração com a Arrows.
Tags:
Automobilismo,
Carros,
Fórmula 1,
Porsche
Publicado: sábado, 18 de dezembro de 2010 às 12:19
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
O Mercedes-Benz SLS AMG 2011 fazendo zerinhos com as portas abertas!
Tags:
AMG,
Carros,
Mercedes-Benz
Publicado: sábado, 18 de dezembro de 2010 às 07:56
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
F1 2010 Highlights (FOM Official Race Edits)
Tags:
Automobilismo,
Fórmula 1
Publicado: sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 às 12:48
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Um cego no Top Gear Test Track
Jeremy Clarkson autou como um autêntico navegador do deficiente visual, sendo os "olhos" do motorista, ao redor do Top Gear Test Track.
Tags:
British Broadcasting Corporation (BBC),
Carros,
Jeremy Charles Robert Clarkson,
Suzuki,
Televisão,
Top Gear,
Top Gear UK
Publicado: sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 às 12:31
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Fiat Uno 1.5 R
Uma velharia inteiraça quase perfeita!
Qual o defeito?
É um Fiat.
Tags:
Carros,
Fiat,
Velharias Inteiraças
Publicado: sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 às 07:32
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Nissan Livina 2011. A Nissan tem um jeito inovador de pensar um carro para a família.
Publicado: quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 às 17:29
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Por que o Ferrari F10 é o único carro de Fórmula 1 no Gran Turismo 5? Pergunte ao Bernie...
Depois dessa conversa, ficou sabendo por qual razão o Ferrari F10 é o único carro da temporada 2010 da Fórmula 1 que está presente no Gran Turismo 5. A resposta para esta perplexa questão está no fato do contrato de licenciamento feito por Bernie Ecclestone, CEO da Fórmula 1.
Bernie tem o controle sobre tudo que está em torno da Fórmula 1, como os direitos de uso da marca, imagens televisivas, contratos de participação de equipes, enfim, tudo que fizer parte do "circo", menos os carros da Scuderia Ferrari.
Por razões conhecidas somente por Bernie e a Ferrari, a marca italiana tem a liberdade de explorar as possibilidades que envolvem os carros que participam do campeonato de Fórmula 1, como por exemplo, criar simuladores ou licenciar sua imagem para desenvolvedoras criarem seus próprios jogos. Exemplos disso são o Gran Turismo, da Polyphony Digital, o Ferrari Virtual Academy, criado pela própria Ferrari S.p.A., e o parque temático Ferrari World, em Abu Dhabi.
Se haviam controvérsias quanto a possíveis privilégios concedidos por Bernie Ecclestone à Ferrari, para que a mesma não deixasse a Fórmula 1, agora, há uma prova concreta de que a marca de Maranello possui regalias que as outras equipes não possuem, embora esses privilégios sejam ínfimos.
Tags:
Automobilismo,
Bernard Charles 'Bernie' Ecclestone,
Ferrari,
Fórmula 1,
Gran Turismo,
Gran Turismo 5,
PlayStation,
Polyphony Digital,
Racing Simulators,
Sony
Publicado: quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 às 12:35
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
SEGA Rally 2
Tags:
Dreamcast,
Intervalo Comercial,
Japanese TV,
Propagandas de Vídeo-Games,
Publicidade,
SEGA,
SEGA Rally
Publicado: quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 às 07:38
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Volkswagen Passat. Sempre a melhor opção para o seu estilo de vida.
Publicado: quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 às 17:13
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Dario Franchitti drives Jim Clark's Lotus-Ford 38/1 at Indianapolis Motor Speedway
Publicado: quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 às 12:21
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Cadarço provoca acidente de Kart na Itália
Outro erro (este foi imperdoável) aconteceu no pódio: a bandeira da Nova Zelândia, hasteada para o terceiro colocado, estava virada!
Tags:
Acidentes,
Automobilismo,
Daniel Morad,
Fail,
Humor,
International Circuit La Conca,
Kart,
Rotax World Championship
Publicado: quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 às 07:44
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
WRC 2010 Season Review - FIA Gala 2010
Publicado: terça-feira, 14 de dezembro de 2010 às 17:21
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Como aumentar resultados com e-mail marketing em até 1000%
O retorno de campanhas de e-mail marketing costuma ser calculado entre 1% e 2%. Isso significa que, para cada 100 contatos enviados, se conseguirá no máximo uma ou duas respostas positivas à sua mensagem. Pouco, se comparado a outras ferramentas de marketing digital.
Por causa disso, muitas empresas acabam adotando a lógica do "quanto mais, melhor". O negócio é enviar algumas dezenas (ou talvez centenas de milhares) de e-mails para que o retorno compense e gere os negócios esperados.
Só que essa estratégia gera outra consequência: as despesas aumentam, já que o volume de envio é muito alto. Para compensar, as empresas buscam adquirir listas de e-mail (mailings) com o menor custo possível, sem verificar sua origem. E se a própria empresa que vendeu o e-mail produz o banner e também dispara, melhor ainda, pois além de tudo se consegue um desconto pelo "pacote".
E lá se vão, então, as centenas de milhares de e-mails (que somadas a outras centenas de centenas de milhares de e-mails enviados por outras centenas de milhares de empresas) que se transformam no nosso tão e velho conhecido "spam". A lógica perversa desse sistema é que, quanto mais se faz spam, menor tende a ser o retorno.
Mas há uma forma mais eficiente de se fazer e-mail marketing. Campanhas capazes de gerar retorno de 5% a 10%, ou seja, de 500 a 1000 vezes superiores à média. Atingir esses patamares é plenamente viável para qualquer empresa, mas exige alguns pré-requisitos. Seguem abaixo os principais:
Fuja da tentação do spam: Em um primeiro momento, enviar e-mails para milhões de contatos parece ser uma forma rápida e barata de promover sua empresa. Mas quantidade não significa qualidade, principalmente em relação ao e-mail marketing. Faça os cálculos ao longo do tempo e verá que os resultados tendem a diminuir ao invés de aumentar, pois a grande maioria das pessoas que recebe seus e-mails não tem o menor interesse no que você oferece. Então, é muito provável que elas rapidamente o incluam na lista de spams, tornando seus esforços inúteis.
Direcione sua mensagem: A melhor forma de evitar essa situação é direcionando sua mensagem. Ou seja, em vez de espalhar um e-mail genérico tentando atrair a atenção de todos (ou de ninguém, o que é mais comum), defina qual o perfil do público que você quer atingir e direcione sua campanha com base no interesse desse público. Assim, você aumenta suas chances de que as pessoas se interessem pela sua mensagem.
Retorno é proporcional ao investimento: Não há como fugir dessa regra, principalmente em relação à aquisição de listas de e-mail. As empresas que trabalham de forma séria, seguindo as normas da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), com listas segmentadas e obtidas de acordo com o consentimento das pessoas (Opt In), cobram um preço bem maior em relação às listas de spam. O retorno, porém, tende a ser muito mais alto, já que se trata de um público propenso a se interessar pelo que você oferece.
Construa seu mailing: Uma forma eficiente de aumentar o retorno das suas campanhas é construir sua própria lista de e-mails. Há diversas formas de fazer isso: comprando listas segmentadas como sugerido no item anterior, cadastrando clientes e consumidores, fazendo parcerias com fornecedores, criando promoções. Este método é mais trabalhoso e demorado, mas o potencial de retorno também é maior, já que a lista é formada por pessoas que conhecem a sua empresa ou têm interesse direto ou indireto em seu segmento de atuação.
Tenha uma estratégia: É comum que as empresas se lancem em campanhas de e-mail marketing sem nenhuma estratégia definida. Simplesmente produzem um banner "bem bonito" com a apresentação do produto ou da empresa e pronto. E lá vai o mesmo banner ser divulgado para as mesmas pessoas do mailing toda a semana, até a saturação.
É como diz um ditado: não se pode esperar que saia algum resultado diferente fazendo sempre a mesma coisa. O que você faria se recebesse a visita de um vendedor que toda a semana repetisse exatamente os mesmos argumentos que na reunião anterior?
É por isso que a campanha de e-mail marketing precisa ter uma estratégia. Além do público-alvo definido, é preciso estabelecer as mensagens (argumentos, abordagem, promoções, diferenciais) que você vai apresentar em cada contato (e-mail).
Faça testes: Uma das vantagens das campanhas de e-mail marketing é poder avaliar a receptividade de cada ação. Com isso, é possível você testar a abordagem, como por exemplo mudar a linha de assunto, ou o tipo de promoção, e depois verificar qual gerou mais retorno.
Acompanhe os concorrentes: Com certeza você mesmo deve receber dezenas de mensagens de e-mail marketing todos os dias. Estude-as. Veja quais lhe chamam mais a atenção. Entre no site dos concorrentes e inscreva-se para receber suas newsletters. Conhece uma empresa que está tendo muito retorno com e-mail marketing? Inscreva-se para receber os e-mails dela também, analise como são suas campanhas e não receie em aproveitá-las em suas próprias campanhas.
iMasters
Por causa disso, muitas empresas acabam adotando a lógica do "quanto mais, melhor". O negócio é enviar algumas dezenas (ou talvez centenas de milhares) de e-mails para que o retorno compense e gere os negócios esperados.
Só que essa estratégia gera outra consequência: as despesas aumentam, já que o volume de envio é muito alto. Para compensar, as empresas buscam adquirir listas de e-mail (mailings) com o menor custo possível, sem verificar sua origem. E se a própria empresa que vendeu o e-mail produz o banner e também dispara, melhor ainda, pois além de tudo se consegue um desconto pelo "pacote".
E lá se vão, então, as centenas de milhares de e-mails (que somadas a outras centenas de centenas de milhares de e-mails enviados por outras centenas de milhares de empresas) que se transformam no nosso tão e velho conhecido "spam". A lógica perversa desse sistema é que, quanto mais se faz spam, menor tende a ser o retorno.
Mas há uma forma mais eficiente de se fazer e-mail marketing. Campanhas capazes de gerar retorno de 5% a 10%, ou seja, de 500 a 1000 vezes superiores à média. Atingir esses patamares é plenamente viável para qualquer empresa, mas exige alguns pré-requisitos. Seguem abaixo os principais:
Fuja da tentação do spam: Em um primeiro momento, enviar e-mails para milhões de contatos parece ser uma forma rápida e barata de promover sua empresa. Mas quantidade não significa qualidade, principalmente em relação ao e-mail marketing. Faça os cálculos ao longo do tempo e verá que os resultados tendem a diminuir ao invés de aumentar, pois a grande maioria das pessoas que recebe seus e-mails não tem o menor interesse no que você oferece. Então, é muito provável que elas rapidamente o incluam na lista de spams, tornando seus esforços inúteis.
Direcione sua mensagem: A melhor forma de evitar essa situação é direcionando sua mensagem. Ou seja, em vez de espalhar um e-mail genérico tentando atrair a atenção de todos (ou de ninguém, o que é mais comum), defina qual o perfil do público que você quer atingir e direcione sua campanha com base no interesse desse público. Assim, você aumenta suas chances de que as pessoas se interessem pela sua mensagem.
Retorno é proporcional ao investimento: Não há como fugir dessa regra, principalmente em relação à aquisição de listas de e-mail. As empresas que trabalham de forma séria, seguindo as normas da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), com listas segmentadas e obtidas de acordo com o consentimento das pessoas (Opt In), cobram um preço bem maior em relação às listas de spam. O retorno, porém, tende a ser muito mais alto, já que se trata de um público propenso a se interessar pelo que você oferece.
Construa seu mailing: Uma forma eficiente de aumentar o retorno das suas campanhas é construir sua própria lista de e-mails. Há diversas formas de fazer isso: comprando listas segmentadas como sugerido no item anterior, cadastrando clientes e consumidores, fazendo parcerias com fornecedores, criando promoções. Este método é mais trabalhoso e demorado, mas o potencial de retorno também é maior, já que a lista é formada por pessoas que conhecem a sua empresa ou têm interesse direto ou indireto em seu segmento de atuação.
Tenha uma estratégia: É comum que as empresas se lancem em campanhas de e-mail marketing sem nenhuma estratégia definida. Simplesmente produzem um banner "bem bonito" com a apresentação do produto ou da empresa e pronto. E lá vai o mesmo banner ser divulgado para as mesmas pessoas do mailing toda a semana, até a saturação.
É como diz um ditado: não se pode esperar que saia algum resultado diferente fazendo sempre a mesma coisa. O que você faria se recebesse a visita de um vendedor que toda a semana repetisse exatamente os mesmos argumentos que na reunião anterior?
É por isso que a campanha de e-mail marketing precisa ter uma estratégia. Além do público-alvo definido, é preciso estabelecer as mensagens (argumentos, abordagem, promoções, diferenciais) que você vai apresentar em cada contato (e-mail).
Faça testes: Uma das vantagens das campanhas de e-mail marketing é poder avaliar a receptividade de cada ação. Com isso, é possível você testar a abordagem, como por exemplo mudar a linha de assunto, ou o tipo de promoção, e depois verificar qual gerou mais retorno.
Acompanhe os concorrentes: Com certeza você mesmo deve receber dezenas de mensagens de e-mail marketing todos os dias. Estude-as. Veja quais lhe chamam mais a atenção. Entre no site dos concorrentes e inscreva-se para receber suas newsletters. Conhece uma empresa que está tendo muito retorno com e-mail marketing? Inscreva-se para receber os e-mails dela também, analise como são suas campanhas e não receie em aproveitá-las em suas próprias campanhas.
iMasters
Publicado: terça-feira, 14 de dezembro de 2010 às 12:23
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Old Guy Rocks Out Sidewalk! "Hey, I guess they're right. Senior citizens, although slow and dangerous behind the wheel, can still serve a purpose."
Publicado: terça-feira, 14 de dezembro de 2010 às 07:31
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
F1 2010 Season Review - FIA Gala 2010
Tags:
Automobilismo,
Fórmula 1
Publicado: segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 às 17:16
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Carro funerário fazendo drift!
Tags:
Carros,
Drift,
Mercedes-Benz
Publicado: segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 às 12:41
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
"Renato Russo era quase um Tim Maia, reclamava muito do som", conta Dado Villa Lobos
Intenso, impulsivo, genial. Ou, em uma palavra: mito. O vozeirão, todos conhecem. Mas um Renato Russo ninguém nunca viu. São cenas inéditas e desmentem a imagem de poeta atormentado. Um roqueiro brincalhão faz troça dos fortões, rola no chão e saltita, imitando um bailarino.
"Essa é a imagem que as pessoas não conhecem muito do Renato. Ele é o cara mais engraçado que eu conheço. Na verdade, o cara era tudo em um só", define o baterista do Legião Urbana, Marcelo Bonfá.
A gravação foi feita com câmera amadora ao longo dos anos pelo baterista Marcelo Bonfá e pela mulher dele. E é um dos poucos registros dos bastidores do conjunto que mudou a história do rock brasileiro.
Ao sair de Brasília para tocar pelo país afora, o grupo não parou mais. No vídeo ao lado, você vê, em primeira mão, vários momentos da rotina da banda – antes, durante e depois dos shows, entre 1987 e 1996. Catorze anos depois da morte de Renato Russo, o Fantástico leva você a uma turnê pela intimidade da Legião Urbana.
Uma vida cigana: aeroporto, avião, estrada. Em cada parada, o martírio da passagem de som, a exigência impossível da perfeição.
"O Renato era quase um Tim Maia, reclamava muito do som", conta o guitarrista do Legião Urbana, Dado Villa Lobos. "A gente tocava em lugares e situações acústicas extremas e bem difíceis, ginásios que não eram preparados para isso. Então, era sempre uma grande confusão".
O vídeo revela um momento de tensão no camarim. Os músicos da banda de apoio brincam. Renato, às vezes senta, quieto. Às vezes, zanza de um lado a outro. Ao pisar no palco, podia fazer um afago carinhoso ou dar uma bronca colossal.
Fosse a ternura acústica de uma canção de amor ou a ferocidade elétrica de uma música de protesto, era sempre a voz da juventude que olhava para o palco como se visse a si própria. Sempre que podia, Renato dava seus recados.
"Fascistas são pessoas que não deixam vocês pensarem do jeito que vocês querem", alertou. "Cuidado com esse povo que fala em nome de Deus e quer seu dinheiro. Jesus não cobra ingresso, a Legião cobra", ironizou.
Nos intervalos, Bonfá, Dado e os músicos da banda de apoio procuravam se divertir.
Bonfá aparece em um vídeo jogando bola e faz um gol-contra lá, digno de Bola Murcha do Fantástico.
"A gente se divertia realmente. E o Renato ficava enfurnado dentro de um quarto de hotel ficando verde", lembra o guitarrista.
"A gente se desdobrava com esses horários, porque se tinha passagem de som à tarde, sobrava a manhã", recorda o baterista.
Já era a consequência da bebida e da dependência química. Renato já sabia que tinha Aids e passava boa parte do tempo deprimido.
"Nesse dia eu me lembro de ele estar no café da manhã debaixo da mesa. Enquanto a gente estava sentado, ele estava debaixo da mesa", conta Bonfá.
Mas havia dias de tranquilidade. Como um à beira da piscina. E, sempre que havia música, era Renato e seu momento, nem sempre preso ao repertório do papel.
"Tinham músicas que abriam esse espaço para o Renato improvisar e colocar o repertório dele", diz Dado.
"Ás vezes nem abria espaço. Ele entrava com as músicas fora do tom", acrescenta Bonfá.
Em outro trecho, Renato canta uma versão em inglês e nunca gravada da música "Dezesseis". Nem Dado nem Bonfá se lembravam dela.
"Eu não me lembro dessa versão em inglês. Eu sei que tinha essa de 'Flores do mal' que algum gênio apagou. Aí, foi embora a voz em inglês", conta Dado.
Renato aparece muito magro, em abril de 1996, na gravação do disco "Tempestade", menos de seis meses antes de morrer.
"O teor do disco é muito triste - as letras, a música. Muito triste, muito difícil de ouvir, muito difícil de fazer aquele disco", revela Dado. "Uma das coisas mais tristes é a voz do Renato debilitada e registrada daquele jeito. O Renato sendo um grande canto que sempre foi, um grande cantor, um grande intérprete. O ano de 1996 foi complicadíssimo, foi esquisito. Ele estava muito compulsivo em querer produzir, escrever e registrar o que ele estava vivendo".
"Quando ele apareceu, já foi um choque, porque eu não o via havia uns três meses", conta Bonfá.
"Dona Penha faz um caldinho tão bom para mim. É bom, porque eu ainda estou tendo problema para digerir as coisas. Estomatite, esofagite, tudo que é 'ite' eu tenho", disse Renato Russo.
Dona Penha de quem Renato fala é Maria da Penha Silva, que trabalhava como cozinheira do estúdio de gravação e se encantou com o astro que a tirava para dançar.
"Eu achava o maior barato aquele jeitão dele. Eu me amarrava naquilo", conta a cozinheira.
Nos dias de gravação, Renato só tomava o caldo verde que ela fazia. Dona Penha lembra que o músico pedia para que ela deixasse o caldo verde pronto todo dia. "Aí, eu deixava pronto. Entre 10h e 10h30, ele já chegava à cantina cantando para mim", conta.
Dona Penha não sabia da doença. A morte dele foi uma grande surpresa. "Quando deram a notícia, eu fiquei muito chocada. O estúdio parou naquele dia. Foi triste", lamenta.
Nem o produtor musical Carlos Trilha, tecladista da banda de apoio, sabia. Já doente, Renato não ia mais ao estúdio e ligava de madrugada para reclamar da equipe.
"Achava que era um estrelismo dele. Então, eu não ficava muito feliz com os telefonemas dele àquela hora, até o dia em que eu não aguentei e disse: 'Muito bem, sua majestade Renato Russo, fica em casa ouvindo as gravações e reclamando da gente que fica lá o dia inteiro trabalhando'. Aí, ele disse: 'Eu estou doente'", conta Carlos Trilha.
Até o fim, Renato procurou orientar a gravação e o trabalho dos músicos.
"Eu nunca vou me esquecer disso: 'Método, Carlos Trilha, método'", conta o produtor musical.
"Ele era um cara que sempre puxava as pessoas para cima. Chacoalhava você e falava: 'Vai fazer! Produz! Vamos lá, todo mundo junto!'", lembra Dado.
Como explicar a adoração quase religiosa dos fãs? O artista que só via multidões diante de si cantava como se olhasse no olho de cada um. Talvez seja uma das pistas para a inexplicável facilidade de emocionar.
"Ele poderia cantar 'Parabéns pra você' e fazer você chorar no final. Ele tinha esse poder, não sei como se poderia chamar, esse carisma, essa aura incrível. Era um cara muito sensível, com muitas ideias na cabeça e muita vontade de fazer e realizar tudo o que ele sonhava e pensava. Eu acho que ele conseguiu cumprir muitos desses sonhos", finaliza Dado.
Tags:
Legião Urbana,
Música
Publicado: segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 às 08:11
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Mercedes-Benz CLS. Sensuality and sense. Pure Fascination.
Publicado: domingo, 12 de dezembro de 2010 às 17:29
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Documentário do título de 1972 de Émerson Fittipaldi
Tags:
Automobilismo,
Émerson Fittipaldi,
Fórmula 1
Publicado: domingo, 12 de dezembro de 2010 às 12:22
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Volkswagen Golf GTI. Para garotos que sempre foram homens.
Publicado: domingo, 12 de dezembro de 2010 às 08:33
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Assinar:
Postagens (Atom)