Por que o Ferrari F10 é o único carro de Fórmula 1 no Gran Turismo 5? Pergunte ao Bernie...

Ferrari F10 - Gran Turismo 5 Image
O GTPlanet esteve na festa de lançamento do Gran Turismo 5 em Madrid, e conversou com um representante de marketing de uma das marcas de automóveis presentes no jogo produzido pela Polyphony Digital.

Depois dessa conversa, ficou sabendo por qual razão o Ferrari F10 é o único carro da temporada 2010 da Fórmula 1 que está presente no Gran Turismo 5. A resposta para esta perplexa questão está no fato do contrato de licenciamento feito por Bernie Ecclestone, CEO da Fórmula 1.

Bernie tem o controle sobre tudo que está em torno da Fórmula 1, como os direitos de uso da marca, imagens televisivas, contratos de participação de equipes, enfim, tudo que fizer parte do "circo", menos os carros da Scuderia Ferrari.

Por razões conhecidas somente por Bernie e a Ferrari, a marca italiana tem a liberdade de explorar as possibilidades que envolvem os carros que participam do campeonato de Fórmula 1, como por exemplo, criar simuladores ou licenciar sua imagem para desenvolvedoras criarem seus próprios jogos. Exemplos disso são o Gran Turismo, da Polyphony Digital, o Ferrari Virtual Academy, criado pela própria Ferrari S.p.A., e o parque temático Ferrari World, em Abu Dhabi.

Se haviam controvérsias quanto a possíveis privilégios concedidos por Bernie Ecclestone à Ferrari, para que a mesma não deixasse a Fórmula 1, agora, há uma prova concreta de que a marca de Maranello possui regalias que as outras equipes não possuem, embora esses privilégios sejam ínfimos.

Postar um comentário