Introdução ao Kart: Parte 6


Depois de treinar, é hora de ingressar em uma corrida, tentar ultrapassar ou não tomar mais de uma volta de vantagem.

Um jogo de pneus novos não é necessariamente uma boa ideia para um novato. Sua alta aderência torna mais difícil sentir as reações do kart e torna a condução muito mais desgastante. Se possível, coloque um jogo de pneus usados, mas não muito gastos. Você vai economizar dinheiro e não estará desperdiçando borracha, você pode ainda não ter experiência para conduzir um kart com pneus novos.

Com pneus velhos, o processo de realizar curvas é o seguinte:
  • Dosar a frenagem, para não rodar
  • Realizar a curva
  • Acelerar
  • Realizar um "power-slide"
  • "Driftar" praticamente


Com pneus novos:
  • Frear forte se perder a trajetória
  • Prender a respiração
  • Realizar a curva
  • Retomar a aceleração, dosando o pedal diretto
  • Retomar o controle do kart na reta
  • Sentir o "vento na cara"

Antes e depois de cada prova ou treino, vários itens precisam ser verificados no kart, como pressão dos pneus, carga da bateria da central que registra, entre outros itens, a mistura de combustível e os tempos de volta, apertar parafusos e porcas, verificar os freios, pedais, cabos e outras partes móveis, nível de óleo, combustível e água, se o motor tiver radiador.

Confira os outros episódios da série:

Introdução ao Kart: Parte 1
Introdução ao Kart: Parte 2
Introdução ao Kart: Parte 3
Introdução ao Kart: Parte 4
Introdução ao Kart: Parte 5
Introdução ao Kart: Parte 6

Rockingham Motor Speedway - Noble M600 - Onboard



Bêbada, motorista americana telefona para o 911 e denuncia a si mesma

Definitivamente, nunca pretendo dirigir alcoolizado. Mas tenho que admitir que é um assunto complicado. Como você está suposto a dizer que você está bêbado se o seu julgamento já está comprometido? Bem, uma mulher poderia dizer claramente que pelo menos alguém na rua estava bêbado, mas ela acabou se entregando.

Maria Strey, 49 anos, residente em Wisconsin, Estados Unidos, discou 911 para denunciar um motorista embriagado na estrada. Acabou se entregando, dizendo que o bêbado era ela mesma. Teve até a gentileza de encostar e esperar a polícia chegar. Segundo a Associated Press, Strey tinha uma porcentagem de álcool no sangue que era o dobro do limite legal.


Tamara Ecclestone: "Jenson Button não merece ser campeão"

Tamara Ecclestone, a filha de Bernie Ecclestone, disse, na abertura do clube de membros Mayfair "The Red Room", que Jenson Button não é merecedor do título de pilotos da temporada 2009 da Fórmula 1.

"Jenson perseguiu este título por dez anos e nunca havia chegado perto. De repente, ele pega um carro bom e conquista o título. Só ganhou seis corridas, todas no início da temporada. Se todos tinham o mesmo carro, definitivamente, Button não teria ganho este campeonato. Lewis Hamilton é melhor piloto que Jenson Button e é uma pessoa agradável."

Suspeita-se que a animosidade de Tamara contra Jenson é resultado de uma entrevista que ela teria realizado com ele, quando Ecclestone era repórter da Sky Sports. "Ele atendeu o celular no meio da entrevista e eu pensei: 'Cara, eu estou sentada aqui, o que você está fazendo?'"

Para a moça, o piloto da Brawn só levou o caneco, pois tinha um carro superior para vencer o compatriota Lewis Hamilton. A 'bronca' de Tamara está no fato de que um verdadeiro campeão não deve ser decidido com um quinto lugar, assim como Button fez no GP Brasil, com uma etapa de antecedência.

Ela perdeu uma boa chance de ficar quieta...

SEMA 2009 Highlights



Rockingham Motor Speedway - Nissan 370Z - Onboard



Sebastian Vettel faz "zerinhos" com um Fórmula 1 em programa de TV ao vivo



BMW M3 GTS




A BMW mostra os primeiros detalhes do M3 GTS, modelo mais voltado à competição do M3 Coupé. Disponível na cor laranja, com rodas de 19 polegadas, pneus dianteiros 225/35 e traseiros 285/30, freios dianteiros com seis pistões e traseiros com quatro pistões, além de suspensões ajustáveis com molas pintadas de amarelo.

No interior do veículo, os elementos que se destacam são o santo-antônio atrás dos bancos concha, o extintor de incêndio no lugar do ar condicionado e o sistema para corte emergencial da ignição. O veículo pesa 1.490 Kg, 190 a menos que o M3 Coupé.



As primeiras vendas do BMW M3 GTS estão previstas para maio de 2010, com preços a partir de 115 mil euros, sem impostos. Supõe-se que o motor que equipará o veículo será um 4.4 V8 de 450 CV, com transmissão de sete marchas com dupla embreagem.


Rockingham Motor Speedway - Mitsubishi Evo X FQ-400 - Onboard



Bugatti Veyron, Audi R8, Porsche GT3 RS, Lamborghini Gallardo Superleggera e Aston Martin V12 Vantage



Ford Pampa 4x4. O picape que chega lá.

Ultima GTR720 bate o recorde da pista de testes do Top Gear

O Ultima GTR720 bateu o recorde da pista de testes do programa automobilístico britânico Top Gear, em "off", sem a presença de Jeremy Clarkson e os outros integrantes. O tempo marcado na volta rápida foi de 1:09.90, oito décimos abaixo do tempo marcado pela Ferrari FXX exclusiva de Michael Schumacher, feita a partir da Ferrari Enzo.

Como se não bastasse, o Ultima GTR720, que tem motor Chevrolet V8 de 720 CV, é perfeitamente legal para circular nas ruas, ao contário da Ferrari FXX de Michael Schumacher, que é de uso exclusivo em pista. Como não havia ninguém da pista responsável por cronometrar a volta, o controle dos tempos foi baseado em dados de GPS, o que garantiu a perfeita aferição do tempo marcado pelo piloto.

Rockingham Motor Speedway - Mercedes-Benz E63 AMG - Onboard



2010 Porsche 911 Turbo no Autódromo Fernanda Pires da Silva (Circuito do Estoril)



F1 2009 Season Review

A temporada 2009 da Fórmula 1 ganha destaque na história do automobilismo: uma equipe estreante conquista os campeonatos de pilotos e de construtores, a ameaça de desligamento da FOTA com a FOM, o "Singaporegate", a volta dos pneus slicks, as polêmicas do "difusor duplo" e do KERS, as demissões de Sébastien Bourdais e Nelson Piquet Jr., o acidente de Felipe Massa, a volta nada triunfal de Luca Badoer, a condução pífia de Giancarlo Fisichella, a estreia nada animadora de Abu Dhabi no calendário da F1, a corrida presidencial da FIA, as despedidas da Honda, BMW e Toyota, dentre outros fatos que tornarão este ano inesquecível para os aficionados pela categoria, serão descritos em maiores detalhes ao longo deste post, além de vídeos mostrando imagens da temporada 2009 da Fórmula 1.

A Brawn GP, cuja história é parecida com a da figura mitológica Fênix, ressurgiu das cinzas da Honda, faz dobradinha na primeira prova do ano, na Austrália, repetindo o feito das equipes Mercedes-Benz, March e Wolf, que conquistaram dobradinhas em suas provas de estreia, respectivamente, em 1954, 1970 e 1977.

Além disso, possibilita a Jenson Button vencer seis das sete primeiras provas da temporada e a Rubens Barrichello subir ao ponto mais alto do pódio dos GPs da Europa, em Valência, e da Itália, em Monza, além de permitir ao piloto inglês administrar as últimas provas do calendário para conquistar, com uma prova de antecedência, o seu primeiro título na Fórmula 1, além de ajudar sua equipe a obter o título de construtores.

A equipe comandada por Ross Brawn venceu oito provas, conquistou quatro dobradinhas e obteve 15 pódios. Jenson Button cria mais uma estatística na Fórmula 1: é a primeira vez que dois ingleses conquistam títulos de pilotos de forma consecutiva.

Quase que de forma inevitável, o ano de 2009 da Fórmula 1 começava com controvérsias. A começar pela volta dos pneus slicks, pela estreia do Kinetic Energy Recovery System (KERS), que gerou muitos gastos, numa época de corte de custos, e não surtiu grande efeito. As mudanças e limitações na aerodinâmica, além da possibilidade de alterar o ângulo de ação da asa dianteira pelo piloto, foram criadas para tentar aumentar a quantidade de ultrapassagens. Em vão. A temporada foi morna com relação a este quesito.

A proibição dos períodos de testes ao longo da temporada foi imposta para diminuir ainda mais os custos operacionais das equipes. Isto fez com que Brawn GP, Toyota e Williams, fazendo uma interpretação inteligente do regulamento, tivessem a ideia de criar uma espécie de "difusor duplo", que incrementava o efeito aerodinâmico do ar que passa embaixo do veículo, obtendo maior downforce na parte traseira, aumentando a performance do veículo. Isto gerou protestos por parte das equipes BMW Sauber, Red Bull Racing e Renault, indeferidos pela FIA. As outras equipes tiveram que correr atrás de uma solução semelhante no decorrer da temporada, a maioria delas sem sucesso, pois os carros eram "mal nascidos".

A única equipe que conseguiu fazer frente à Brawn GP em algumas provas, principalmente, na segunda parte da temporada, foi a Red Bull Racing, que com seu RB5, bem projetado por Adrian Newey, tinha melhor performance em baixas temperaturas, o "calcanhar de Aquiles" do BGP 001. A equipe das latinhas de energético conseguiu seis vitórias, quatro dobradinhas e dezesseis pódios.

As maiores equipes da Fórmula 1 sofreram no início da temporada. O McLaren MP4-24 e o Ferrari F60 tinham pouco downforce. Situação semelhante viveu a Renault, com seu R29. A sorte da equipe é que contavam com Fernando Alonso, que "carregou o piano" com maestria, conquistando alguns pódios.

A BMW foi, sem sombra de dúvidas, a maior decepção da temporada. Depois de abandonar do desenvolvimento do BMW Sauber F1.08, impossibilitando a Robert Kubica disputar o título de 2008, e concentrando-se em produzir o F1.09, não criou um carro competitivo, disputando a rabeira do grid durante praticamente todo o campeonato, embora parecesse promissora na primeira prova, até que o piloto polonês envolveu-se em um acidente com Sebastian Vettel.

O "Liargate", assim chamado o fato ocorrido com Lewis Hamilton, que mentiu aos comissários da prova da Austrália, dizendo que Jarno Trulli não permitiu que o piloto inglês o ultrapassasse, depois que o piloto italiano saiu da pista, na penúltima curva do circuito, quando o grid estava correndo sob a intervenção do Safety Car, e o piloto inglês obter a posição do italiano, devolvendo a ultrapassagem em seguida. No entanto, conversas registradas pelo rádio confirmaram que Martin Whitmarsh disse para Lewis Hamilton manter sua posição. A história ocasionou a demissão do diretor esportivo da McLaren, Dave Ryan.

A temporada 2009 praticamente se resumiu em nove meses de discussões políticas, interrompidas por um final de semana de Grande Prêmio. Três "facções" se destacaram: a FIA, liderada por Max Mosley, a FOM, encabeçada por Bernie Ecclestone, e a FOTA, representando as equipes, liderada por Luca di Montezemolo. Depois de desavenças quanto às novas regras e à distribuição dos rendimentos de direitos comerciais, fizeram com que a Associação das Equipes tomasse uma medida drástica: desligar-se da Fórmula 1 e criar um campeonato paralelo em 2010. Acima de tudo, o que os diretores das equipes da Fórmula 1 queriam era que Max Mosley desistisse da candidatura à reeleição à presidência da FIA. Mosley desistiu, mas antes, com a ajuda de Bernie Ecclestone, resolveu o impasse entre a FOTA e a FIA.

O Grande Prêmio da Inglaterra começou a pôr em xeque o título de Jenson Button. A dobradinha da Red Bull, com Sebastian Vettel conquistando a vitória, e Rubens Barrichello completando o pódio, fazendo-lhe o candidato ao título que sempre dizia que era desde que foi anunciado como piloto da Brawn GP. Mark Webber vence sua primeira prova, na Alemanha, Lewis Hamilton vence na Hungria, a primeira de um carro com KERS, Rubens Barrichello, em Valência, e Kimi Raikkonen, na Bélgica. No entanto, não ameaçavam Jenson Button na tabela de pontuação, pois não tiveram regularidade no início do campeonato. Logo, Jenson Button, nesse período, fez apenas o "feijão com arroz" e pontuou o máximo possível para que a luta pelo título não se tornasse um sacrilégio no final da temporada.

Apesar disso, a performance de Button na segunda metade da temporada era motivo de observações. Considerando que, nas primeiras sete provas, Jenson Button marcou 61 dos 95 pontos que foram necessários para conquistar o título, nas sete seguintes, marcou apenas 23. E, em vez dos pontos serem somados às dezenas, vinham em unidades: três, quatro, dois, dois, oito, quatro.

Para a Red Bull Racing, faltava a consistência necessária para fazer frente à Brawn GP. Depois da vitória de Lewis Hamilton em Cingapura, a luta pelo título se concentrou entre Jenson Button, Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Mark Webber. O australiano foi o primeiro a deixar a disputa, depois de não marcar pontos depois do GP da Hungria, apesar de vencer o GP do Brasil. Mas as esperanças do alemão duraram mais tempo, depois da vitória no Japão, apesar do controverso drive-through no GP de Cingapura.

Apesar de tudo, com Rubens Barrichello não podendo acompanhar o ritmo de Mark Webber no GP do Brasil, além da péssima classificação no grid por parte de Sebastian Vettel, a tarefa de Jenson Button de conquistar o título de forma antecipada ficou mais fácil, apesar de se classificar apenas em décimo-quarto no dilúvio que se tornou o treino de classificação, no sábado. Fazendo uma corrida digna de um campeão, Jenson Button terminou a prova em quinto, garantindo o seu primeiro título de Fórmula 1 na carreira.

Encerrando a temporada, na inauguração do Yas Marina Circuit, em Abu Dhabi, Sebastian Vettel liderou outra dobradinha da Red Bull Racing, graças a um problema de freios sofrido pelo pole position, Lewis Hamilton.

A temporada da Ferrari foi irregular e quase trágica, e a equipe foi destaque nos noticiários especializados no esporte a motor. Felipe Massa foi atingido na cabeça por uma mola que caiu da suspensão traseira do carro de Rubens Barrichello, e teve que abandonar a temporada 2009 da Fórmula 1 após os treinos de classificação do GP da Hungria. Recuperou-se e vai disputar a próxima temporada. Na ausência do brasileiro, tornou-se impossível dizer se o trabalho de Kimi Raikkonen foi bom, depois que Luca Badoer e Giancarlo Fisichella simplesmente decepcionaram, disputando as últimas posições do grid com o carro de Felipe Massa.

Inclusive o possível retorno de Michael Schumacher foi considerado, para substituir Felipe Massa, mas o heptacampeão foi incapaz de recuperar a forma física, após ter sofrido uma lesão no pescoço enquanto corria com uma motocicleta de competição.

A silly season também destacou o anúncio da retirada da equipe BMW da Fórmula 1, deixando a Sauber em maus lençois, depois de não se engajar no novo Pacto de Concórdia, criado às pressas, depois do caso FIA vs. FOTA.

Kimi Raikkonen obteve uma vitória para a Ferrari, em Spa, depois de derrotar a surpresa daquele final de semana, Giancarlo Fisichella, que obteve a pole position para a Force India. O finlandês teve que fazer uso do KERS para ultrapassar o italiano e manter-se à frente, já que os motores Mercedes-Benz, que equiparam os carros da Force India em 2009, mostravam-se confiáveis e eficientes em pistas de baixo downforce. O sustituto de Fisichella, Vitantonio Liuzzi, esteve a caminho de um pódio na Itália, atrás somente dos pilotos da Brawn GP, mas um cardã quebrado impediu o italiano de prosseguir na prova.

Ainda em Spa, outro escândalo envolvendo a equipe Renault foi revelado. Depois de uma troca de pneus no qual a roda esquerda direita não foi devidamente presa ao eixo, o espanhol foi para a pista assim mesmo, culminando no desprendimento da roda do carro, isso uma semana depois da morte de John Surtees, 19 anos, piloto da Fórmula 2, depois que uma roda se desprendeu de um carro acidentado e atingiu a cabeça do filho de Henry Surtees. A equipe foi suspensa por uma prova. Coincidentemente, o próximo GP seria o da Europa, em Valência, na Espanha. Depois da apelação da Renault, e com a FOM temendo um esvaziamento das arquibancadas, em virtude da ausência de Fernando Alonso, a equipe francesa foi multada em apenas cinquenta mil dólares.

Contudo, outro escândalo é revelado: Nelson Piquet Jr., auxiliado pelo pai, Nelson Piquet, denunciou a Renault, depois de ser demitido da equipe, em julho, por manipular o resultado do GP de Cingapura de 2008, quando, na décima-quarta volta, o filho do brasileiro tri-campeão da Fórmula 1 bateu deliberadamente na curva 17, provocando a entrada do Safety Car. Fernando Alonso, que largou em décimo-quinto, e com pouco combustível, foi beneficiado, enrando no pit antes dos outros pilotos e pulando na frente, para conquistar a vitória. Flavio Briatore, chefe da equipe francesa, foi banido do esporte a motor, ao passo que Pat Symonds foi suspenso por cinco anos.

A Toyota, depois da pífia performance na primeira metade da temporada, conquistou um segundo lugar, com Timo Glock, em Cingapura, resultado conquistado também por Jarno Trulli no Japão, conquistando a quinta posição no campeonato de construtores. A BMW, depois do segundo lugar de Robert Kubica no Brasil e do quinto lugar de Nick Heidfeld em Abu Dhabi, conquistou o sexto lugar na pontuação por equipes, ultrapassando a Williams por 1,5 ponto. A Renault, depois de tudo que sofreu dentro e fora das pistas, ficou apenas em oitavo, e seu melhor resultado foi o terceiro lugar de Fernando Alonso, ironicamente, em Cingapura. Force India e Scuderia Toro Rosso ocuparam as últimas posições no mundial de construtores.

Quando Timo Glock bateu no treino de classificação para o GP do Japão, ficou impossibilitado de disputar as duas últimas provas da temporada. Kamui Kobayashi, campeão da GP2 Asia de 2009, substituiu o piloto alemão, e, com uma performance excepcional, conquistou um nono e sexto lugares, para tornar-se o "Novato do Ano".

Com o encerramento da temporada, as debandadas começaram. A começar pela Bridgestone, que não fornecerá mais pneus para a Fórmula 1 depois do encerramento da temporada de 2010. Depois, a Toyota anuncia sua saída imediata da categoria, o que já era suspeito, depois de liberar Jarno Trulli e Timo Glock para procurar outras equipes, e não confirmar Kamui Kobayashi, a surpresa do final da temporada, como titular da equipe, além de não fechar contratos de fornecimento de motores com alguma equipe, como a Williams, sua cliente em 2009. Assim como Honda e BMW, culpou a crise econômica mundial pela decisão.

Isso, em teoria, poderá abrir o caminho de Peter Sauber, e seu novo parceiro, Qadbak, para se juntar às quatro novas equipes que estão prestes a definir o grid de 2010: Lotus, USF1, Manor e Campos Meta. Entretanto, a participação dessas equipes, escolhidas em um processo de licitação aberto pela FIA, na metade de 2009, pode estar ameaçada. A USF1 sequer possui uma maquete para testes em túnel de vento. Mike Gascoygne, projetista da nova Lotus, está sendo denunciado pela Force India por compartilhar um projeto de carro da equipe de Vijay Mallya com a futura estreante.

Depois da estupenda performance da Brawn GP, é provável que a Mercedes-Benz concentre seus esforços em fornecer motores para a equipe de Ross Brawn, terminando a longa parceria com a McLaren.

Mais especulações apontam para Kimi Raikkonen, que, depois de ser demitido pela Ferrari depois do encerramento da temporada 2009, tem de fazer uma escolha: tira um ano sabático ou procura outra equipe, possivelmente a equipe de Woking. Se correr na Fórmula 1 em 2010, perde quase 5 milhões de euros que são de seu direito da Ferrari, como especificado em contrato. Uma ida para o Rally também é uma opção, e sempre foi o sonho do finlandês.

Algumas duplas já foram definidas para 2010: Felipe Massa e Fernando Alonso na Ferrari, Sebastian Vettel e Mark Webber na Red Bull Racing, Nico Hulkenberg e Rubens Barrichello na Williams, Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi na Scuderia Toro Rosso. Timo Glock e Robert Kubica podem formar a dupla da Renault, isso se a equipe francesa continuar em 2010, o que será decidido pela cúpula da empresa. Nico Rosberg pode assumir o cockpit de um dos carros da McLaren ou da Brawn GP. Outros, como Nick Heidfeld, ainda não sabem se correrão na Fórmula 1 em 2010. Bruno Senna foi confirmado como um dos pilotos da Campos Meta. Pedro de la Rosa pode ser seu companheiro na equipe.

Com base no que aconteceu em 2009, é seguro sugerir que, na nova era de Jean Todt, sucedendo Max Mosley na presidenência da FIA, após uma vitória esmagadora contra Ari Vatanen, e o reabastecimento ser proibido, em 2010, tudo pode acontecer, inclusive provas mais emocionantes.

Rockingham Motor Speedway - Mazda MX-5 - Onboard



Ferrari 458 Italia: First Video Reviews







Atenção, proprietários de todos os veículos! Temos o prazer de anunciar que encontra-se em nosso estacionamento o Chevrolet Monza 1988! Obrigado!

Rolls-Royce Phantom é detonado em teste balístico



Rockingham Motor Speedway - Mazda 3 MPS - Onboard



Citroën 90 Ans - Citröen 90 Anos



Uma imagem

Akio Toyoda, chefe da equipe Toyota F1, emociona-se ao anunciar o encerramento das atividades da equipe de Fórmula 1 e que tentará recolocar os funcionários dispensados no mercado de trabalho, especialmente os pilotos Kamui Kobayashi e Kazuki Nakajima.


Volkswagen encerra a produção do Golf Mk1 após 25 anos


A primeira versão do Volkswagen Golf surgiu em 1974, como uma substituição do Fusca. Foi vendido nos Estados Unidos com o nome Rabbit, tinha um motor 1.5 transversal, refrigerado à água, e produzia 70 CV de potência, e sua velocidade máxima era em torno de 150 Km/h. Já a versão GTI tinha um motor 1.8, com 90 CV de potência, transmissão e suspensão otimizadas para maior performance.

Apesar de, em 1984, a segunda versão do Golf (Golf Mk2) aparecer para o mundo, unidades do modelo Mk1 continuaram sendo vendidas como uma versão mais econômica, denominada Econo Golf ou CitiGolf.

Mais de 500 mil unidades do Golf Mk1 foram vendidas, com várias opções de motorização, de 1.1 a 1.8, combustível, como gasolina e diesel, e transmissões, manual de quatro ou cinco marchas, e automática.


Rockingham Motor Speedway - Lotus Evora - Onboard



Laguna Seca Raceway - Chevrolet Cobalt SS - Onboard



Race Of Champions 2009 - Nations Cup - Michael Scumacher and Sebastian Vettel Win







Tornando-se piloto de F1 por um dia

O húngaro Nino Karotta esteve no Circuit Paul Ricard, onde pilotou um Fórmula Renault, com motor 2.0 do Renault Mégane, antes de ter a oportunidade de pilotar um Renault R24.






Rockingham Motor Speedway - Lamborghini Murcielago LP670-4 SV - Onboard



Já imaginou driftar com um Smart? Pois esse aí conseguiu...



Fiat 147. Enfim, um carrão pequeno.

Rockingham Motor Speedway - Lamborghini LP550-2 Valentino Balboni - Onboard



Microsoft apresenta mouses com suporte para multitoque

A equipe do Microsoft Research apresentou diversos protótipos de mouses com suporte para multitoque. Eles usam métodos diferentes para a detecção de toques e parecem ser bem confortáveis.

O protótipo com o design mais "diferente" é o Arty. Ele tem dois braços articulados e na ponta de cada um deles está um sensor ótico. O "Side Mouse" não utiliza botões e detecta os toques dos dedos na mesa imediatamente na frente do descanso da palma da mão (a parte curvada em cima dele).

Outros protótipos apresentados incluem o FTIR, Orb Mouse e o Cap Mouse, que utilizam uma câmera interna, uma câmera infravermelha e um sistema de detecção capacitivo, respectivamente.


Jump for joy. Joy is BMW.





Uma imagem




Kate`s Dirty Sister, a "irmã depravada" de Kate, assim apelidado o Red Bull Racing RB5 de Sebastian Vettel. Kate foi o nome dado pelo piloto alemão ao Scuderia Toro Rosso STR3, carro pilotado por ele em 2008.

Rockingham Motor Speedway - Jaguar XFR - Onboard



Câmbio de dupla embreagem: como funciona


A transmissão com embreagem dupla foi inventada antes da Segunda Guerra Mundial, pelo francês Adolphe Kégresse. Tem funcionamento semiautomático, com duas embreagens concêntricas e independentes, uma para as marchas pares e outra para as ímpares. Enquanto uma marcha está em uso, a anterior e a posterior já estão engatadas.

Assim, a troca pode ser feita sem interrupção da aceleração, com uma das embreagens sendo conectada e a outra desconectada simultaneamente, o que permite rapidez de troca de marchas, sendo mais veloz que o câmbio de um Fórmula 1.

Apesar da aparência e no modo de uso o sistema ser bem parecido com uma transmissão automática, na verdade ele é um câmbio automatizado (robotizado). O atual Bugatti Veyron a utiliza, mas os Porsche 956 e 962, nos anos 80, já os usaram nas 24 Horas de Le Mans.

O sistema mais conhecido é o DSG (Direct-Shift Gearbox), desenvolvido pela BorgWarn, e fornecido inicialmente para a Volkswagen, depois para os carros de suas subsidiárias, como a Audi. Há também o PDK (Porsche Doppelkupplung), desenvolvido pela Porsche, e o PowerShift, de propriedade da Ford.

VW Fusca 1965. Nova (e arejada) maneira de passear.



Introdução ao Kart: Parte 5


Agora é hora de ir para a pista, para amaciar o motor, aprender algumas lições de regulagem e pilotagem de Karts, resolver pequenos problemas de freio e perceber como é fácil perder a trajetória quando se está em alta velocidade, além de realizar alguns drifts utilizando pneus gastos.

Amaciando o motor

Assim como acontece com qualquer tipo de motor, o propulsor de um Kart precisa ser amaciado. Por exemplo, um Rotax FR125 precisa cumprir algumas etapas para estar pronto para trabalhar na plenitude de sua performance:

1. Abastecer o tanque de combustível com uma mistura de óleo e combustível na ordem de 33:1 (em condições normais é 50:1)
2. Regular o carburador para criar uma mistura ar/combustível rica
3. Nos primeiros 15 minutos, o máximo que o motor deve trabalhar é 7.500 RPM
4. Nos próximos 15 minutos, 9.500 RPM de giro máximo
5. Nos últimos 15 minutos, máximo de 11.500 RPM

Além disso, deve-se acelerar até o regime máximo determinado, ou o que puder na reta, fazer as curvas com o motor girando a 5.000 RPM, dosando freio e acelerador para isso, e pedal to te metal again. É tranquilo fazer isso nos treinos livres, mas extremamente frustante nas corridas, já que não se pode tirar o máximo do motor para realizar uma prova competitiva.

Tudo isto deve ser levado em conta antes de poder extrair o máximo do motor, quando atinge os 14.000 RPM. Por isso, antes de ter o motor pronto para competir, deve-se utilizar todo o tempo disponível, às vezes, os treinos livres são totalmente utilizados para amaciar o motor, deixando outros acertos do Kart de lado.

Regulagem e manutenção dos freios

Fazer a sangria dos freios é um processo rápido. Um recipiente coloca o fluido de freio no cilindro mestre, enquanto dois pequenos parafusos são abertos no topo das pastilhas. Deixe o fluido percorrer o sistema, aperte os parafusos, e está pronto.

Regulagem do carburador

A regulagem da mistura de ar e combustível depende de vários fatores, como as condições do tempo, que envolvem a umidade relativa do ar, densidade e temperatura ambiente. O ar mais frio e denso requer mais combustível. Uma mistura muito rica rouba potência, ao passo que uma mistura mais pobre pode diminuir a lubrificação do motor, podendo ocasionar sua quebra.

Temperatura do motor

Os motores Rotax trabalham na sua plenitude quando estão aquecidos a uma temperatura de 130 graus. Para atingir esta temperatura em dias frios, é necessário tomar medidas drásticas, como colocar fita na grade do radiador, para diminuir a circulação de ar, aumentar a temperatura da água e, consequentemente, do motor.

Pilotagem

Saber negociar as curvas com um misto de velocidade e trajetória perfeita é o que faz um bom piloto de Kart. É preciso ser rápido e ter uma "tocada" suave no volante. Ao escolher entre um Kart que saia de traseira ou de frente, um veículo balanceado é a melhor solução. Se sai de frente, não é possível obter velocidade. Se sai de traseira, não é possível acelerar nas curvas.

Outro aspecto a ser levado em conta diz respeito aos freios. Como a maioria dos Karts possui maior concentração de peso na parte traseira, e só há disco de freio no eixo traseiro, fazer um 180 e se perder na pista pode se tornar corriqueiro nas primeiras voltas. Por isso, saber dosar a frenagem nas tomadas de curvas é crucial para obter ótimos tempos.

Confira os outros episódios da série:

Introdução ao Kart: Parte 1
Introdução ao Kart: Parte 2
Introdução ao Kart: Parte 3
Introdução ao Kart: Parte 4
Introdução ao Kart: Parte 5
Introdução ao Kart: Parte 6

Rockingham Motor Speedway - Infiniti G37 - Onboard



Bentley Continental Supersports - Derek Bell - Nürburgring Nordschleife - Onboard



Chegou o Volkswagen Logus. O estilo dos próximos anos.

Renault Sport Mégane 250 - Romain Grosjean - Nürburgring Nordschleife - Onboard



Rockingham Motor Speedway - Mugen Civic Type R - Onboard



Assistência Técnica Lada. Nós estamos aí, mesmo que você não precise.



Rockingham Motor Speedway - Volkswagen Golf GTI - Onboard


Fuscão Preto

Este Fusca 1300 1975 inteiraço está à venda. Quer comprar? Terá fundos? Porque este, com certeza, não é barato!


Presidente... presidente?

O programa italiano Questa Domenica, apresentado por Paola Perego, exibia um VT de oito anos atrás, quando o então presidente do senado e ex-primeiro ministro Giulio Andreotti foi sabatinado por crianças. Ao vivo, a cada interrupção do vídeo no telão, Paola fazia perguntas para o hoje senador vitalício Andreotti.

Tudo corria bem até ela perguntar sobre o futuro das crianças...



Apesar do susto, Giulio voltou à lucidez após o intervalo comercial, que foi antecipado, com a justificativa de problemas técnicos. Teria sido o problema técnico um "Ctrl + Alt + Del" no cérebro dele? Ele continua vivo e tem 90 anos, nasceu em 14 de janeiro de 1919.

rFactor - Yas Marina Circuit - Force India VJM-02

Uma volta virtual no Yas Marina Circuit, localizado em Abu Dhabi, que sediará a última etapa da temporada 2009 da Fórmula 1.


Uma imagem


Na conferência de imprensa de hoje no Yas Marina Circuit, Jarno Trulli e Adrian Sutil recomeçam a discussão sobre o acidente no GP do Brasil



Kimi Raikkonen e Fernando Alonso se divertem com a cena...

Uma imagem

Robert Kubica autografa boné da Ferrari de fã



"Como eu gostaria que esse boné já tivesse o meu nome antes de autografar..." Estaria pensando nisso o polonês?