Fiat Uno Nova Geração




A Fiat apresentou na terça-feira, 4 de maio, a nova geração do Uno, um modelo totalmente novo, que irá conviver com a geração atual do hatch, o Uno Mille. O modelo estará disponível nas lojas a partir desta semana, em três versões diferentes: Vivace, Attractive e Way.

O modelo de entrada vem equipado com motor Fire 1.0 Evo, de 73 CV com gasolina e 75 CV com álcool, enquanto o modelo Attractive tem motor Fire 1.4 Evo de 85 CV com gasolina e 88 CV com álcool.

A versão Vivace do novo Uno traz um econômetro no lugar do conta-giros, nos moldes do Mille Economy e do Palio Fire Economy. São de fábrica também uma série de equipamentos de conveniência e alguns itens previsíveis, tais como relógio e hodômetro total e parcial digitais, brake light, Fiat Code, espelho de cortesia, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada 12V, revestimento completo do porta-malas, apoios de cabeça dianteiros fixos, porta-luvas com tampa, luz-espia de manutenção programada, apoios de cabeça traseiros tipo "virgula" com encosto ajustáveis, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, indicador digital de temperatura da água e calotas integrais.



Disponível apenas com o motor 1.4, a versão Attractive acrescenta outros itens à lista do Vivace: cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis,conta-giros, console no teto, comandos internos da abertura do tanque de combustível e da tampa do porta-malas, alças de segurança traseiras, espelho de cortesia para o motorista, maçanetas, retrovisores e para-choques na cor do veículo, porta-óculos, porta-luvas iluminado, vidro traseiro térmico com limpador.

Um dos destaques está na versão Way, que será muito mais do que um pacote de acessórios, como na versão anterior. Agora, o carro utilizará esta denominação para sua versão aventureira, com para-lamas e para-choques com plástico aparente, rack no teto e rodas de liga leve.

O novo Fiat Uno pode ser equipado com duplo airbag, cintos dianteiros pré-tensionadores e freios ABS com EBD. Entre os itens de conforto e conveniência, o carro oferece opcionalmente ar-condicionado com para-brisa degradê, direção hidráulica, trio elétrico, volante ajustável em altura, bancos em veludo, coluna de direção regulável em altura, faróis de neblina e um curioso para-brisa dianteiro térmico, cujos filamentos conseguem desembaçar o vidro em três minutos. O carro conta ainda com pacotes estéticos opcionais, especiais para cada versões, além de acessórios que podem ser instalados em concessionária.



A Fiat explica o projeto deste como uma evolução do atual Uno. A ideia era manter o conceito de carro quadrado, mas com uma dose de inovação, chegando ao termo round square, ou quadrado arredondado. Isso pode ser visto na dianteira de linhas retas do novo Uno, mas com faróis de desenhos arredondados, assim como todas as quinas do modelo. Uma grade falsa, ao lado do logotipo, com três retângulos também será marca registrada do modelo, pois este formato também está presente no logotipo do carro. O motor será refrigerado pela abertura do para-choque.

A traseira, igualmente reta, com lanternas na coluna C, chegam a lembrar o Kia Soul, modelo coreano que ficou famoso graças ao design arrojado. Novos tecidos para os banco estarão presentes no Uno, e três deles serão de série: Square, para o Vivace, Jeans, para o Attractive, e Tribal, no Way.

Também não será difícil encontrar adesivos espalhados pela carroceria do popular. A montadora preparou um enorme pacote de autocolantes com temas variados, que podem ser utilizados no capô, teto e tampa traseira, além de painel e manopla de câmbio. Haverá os temas www, com foco na internet, Podium, inspirado nas pistas, e Arabesco, com temas de natureza.



De acordo com a Fiat, 82% dos equipamentos do Uno são novos, enquanto o restante foi herdado de demais modelos, como o Palio. As saídas arredondadas de ar, por exemplo, são herança do Dobló. O acabamento interno também agrada, por se tratar de um popular, e as linhas arrendondas seguem chamando a atenção, inclusive nas laterais de porta. A posição de dirigir dá a impressão de mais altura que a geração anterior, e o espaço interno está maior, tanto para esticar as pernas, como para não bater a cabeça no teto.

Smart pai, Smart filho...



Shell Helix Ultra. Performance you can see.




A Shell fez uma propaganda da sua linha de lubrificantes para motores com uma réplica totalmente transparente de um Nissan 370Z, para demonstrar como o óleo protege as partes móveis do motor.

Abaixo, você confere o Making Of do anúncio publicitário.


Ford Advanced Terrain Management System



1925 Bugatti Type 22 submerso por mais de 70 anos




Um raro Bugatti Brescia Type 22 Roadster 1925, que ficou 74 anos debaixo d´água, foi leiloado por US$ 130 mil. Pelo que foi apurado sobre a história dessa relíquia, um jovem arquiteto o abandonou em um lago suíço e desapareceu, em virtude do não-pagamento de impostos relacionados à importação do carro.

Aproximadamente 70 anos depois, o pequeno conversível foi encontrado a 53 metros de profundidade, tornando-se uma das atrações de um pequeno grupo de mergulhadores de um clube de mergulho, que mantinham o carro em segredo

Em 2008, um dos membros desse clube foi assassinado por uma gangue. Então, os colegas do mergulhador assassinado resolveram tirar o carro do fundo do lago, leiloá-lo e doar o dinheiro para instituições de caridade que trabalham contra a violência.

Com apenas 20% do total das peças recuperáveis, o Bugatti será leiloado pela tradicional casa de leilão Bonhams, que sugeriu que o carro fique no estado em que está, e que seja feita uma réplica, para mostrar como ficaria, se pudesse ter totalmente restaurado.






Steve Sutcliffe drives Ferrari 599 GTO


Ferrari 599 GTO: Onboard in Autodromo Internazionale del Mugello




Willys Interlagos. Medida da coragem.



Porsche Panamera Turbo Taxi: The fastest taxi in the world




Na Alemanha, algumas pessoas tiveram o privilégio de fazer uma verdadeira "corrida" com um Porsche Panamera, que virou táxi por um dia. Todas ficaram surpresas e vibraram com a performance, o conforto e a mecânica do veículo.

2011 Lamborghini Gallardo LP570-4 Superleggera - Onboard on Track Video



Experimente o Simca Emi-Sul e sinta você também como é excitante dirigir um carro de classe internacional.



2011 Ford Mustangs vs. 2010 Chevrolet Camaros



Uma imagem


Dicesar Gremista, Dourado Colorado
Ué, Dicesar não tinha dito que é são-paulino?

Motociclista é intimado pela polícia por filmar sua própria abordagem




O motociclista Anthony Graber estava passeando com seu veículo em alta velocidade e realizando algumas empinadas básicas, até que, aproximando-se de um semáforo, foi fechado por um sedã, e o motorista do carro, um policial do Estado de Maryland, Estados Unidos, saiu do seu veículo, com uma arma em punho, e ordenou que Graber descesse de sua motocicleta.

Anthony foi apenas notificado e intimado a comparecer a uma delegacia dentro de alguns dias, mas com um detalhe: levando consigo, como garantia, quatro computadores, dois notebooks e sua câmera de capacete, por quê? Simplesmente por que é proibido realizar filmagens de pessoas sem devida autorização.

Aí estão dois problemas: Graber e o policial estavam em uma via pública, o que não impede ninguém de realizar gravações de vídeo ou áudio, e o tira realizou uma simples abordagem com uma arma de fogo em punho. Atualmente, a polícia do Estado de Maryland enfrenta uma crise, depois que dois de seus integrantes foram flagrados agredindo um estudante da Universidade local.


Start/Stop: economia de combustível




Existem, atualmente, tecnologias auxiliares que permitem avanços na economia de combustível. O preço não seria baixo, porém, eventual estímulo fiscal e ganhos no custo por quilômetro rodado, compensariam com folga. Dois desses recursos são os sistemas Start/Stop, que desliga e liga automaticamente o motor, no para e anda do trânsito, e de Recuperação de Energia no Alternador. Estima-se que até 85% dos veículos novos vendidos na Europa em 2015 terão ambos. Os EUA também induzem os fabricantes a diminuir o consumo e essas tecnologias ajudam bastante.

A filial brasileira da Bosch acredita que a versão de custo reduzido do Start/Stop pode interessar às fábricas e aos motoristas. "Medições reais, no Centro de São Paulo, têm indicado redução de consumo de até 15%, no mesmo ciclo de rodagem, quando comparado ao sistema não acionado", explica o diretor de engenharia para motores de partida e alternadores, Jair Pasquini.

O S/S simplificado inclui sensores de pedal de embreagem e de ponto morto do câmbio, software específico de gerenciamento eletrônico do motor, botão no painel para desligar o sistema, além de motor de partida para 150 mil ciclos, ou seja, grande margem de robustez para este uso. A fim de reduzir o ruído ao religar, adotaram-se mola de amortecimento de impacto pinhão-cremalheira e aumento de rotação para abreviar o tempo de partida.

Nos dias quentes, desligar o motor a combustão significa limitar a eficiência do ar-condicionado. No entanto, pesquisas de campo apontaram que quase dois terços dos tempos de parada se situam no máximo em 25 segundos. No verão, este intervalo equivale a uma variação de até 3 graus Celsius na temperatura do habitáculo, enquanto o motor permanecer desligado. Para melhorar o conforto térmico a bordo, o sistema bloqueia a entrada de ar externo e diminui a velocidade do ventilador. Tais expedientes compatibilizam economia de combustível e uso do ar-condicionado.

Quanto à recuperação de energia, o ganho é bem menor, no máximo de 3%. O sistema trabalha administrando o torque do alternador. Durante a aceleração, limita o fornecimento de corrente elétrica, aliviando a carga do motor a combustão, o que libera potência e reduz o consumo. Em desaceleração, quando não há injeção de combustível, o alternador trabalha com máxima eficiência, recarregando a bateria do veículo.

Top Gear: Communist Cars

Jeremy Clarkson e James May mostram vários carros criados por russos, chineses e outros países comunistas. Várias curiosidades a respeito destes carros são mostrados, como a presença de uma tomada para lanterna e um buraco no assoalho, que foi criado para que se possa pescar de dentro do carro.




Ferrari finalmente adere ao acordo anti-tabagismo na F1


O código de barras da Marlboro é substituído por apenas uma borda branca.




Enquanto isso, em Mônaco...



Bom, nem tanto assim, né?

McLaren altera suspensão traseira. Renault apresenta difusor traseiro inovador. Mercedes GP mostra tomada de ar diferente.

A fase europeia da temporada 2010 da Fórmula 1 começa com várias alterações, tanto aerodinâmicas como mecânicas, por parte de McLaren, Renault e Mercedes GP.

A começar pela equipe de Woking, que alterou quase que completamente seu sistema de amortecimento da suspensão traseira.



Já a Renault apresentou um difusor traseiro com apêndices aerodinâmicos que se estendem até a base do aerofólio traseiro.



Por sua vez, a Mercedes GP apresentou nesta quinta-feira (6) uma tomada de ar, para o resfriamento do motor, totalmente nova. Em vez do tradicional buraco único no santo-antônio, há duas entradas menores, logo acima do cockpit, mas bem mais atrás do dispositivo de proteção em capotamento.


O volante da Ferrari F10



Com Skol, qualquer torcida fica redonda, até mesmo os argentinos ficam "abrasileirados"!



O voo de Ricardo Teixeira em Marrocos

Na etapa de Marrocos da Fórmula 2, disputada no circuito de rua de Marrakech, Ricardo Teixeira forçou demais a freada para a tomada da chicane, acertou a roda traseira esquerda do carro à sua frente e literalmente voou por vários metros.




Double Skateboard Fail



L’eleganza è la sola bellezza che non sfiorisce mai. Tutto il resto passa. Lancia Musa. The City Limousine. (Con Audrey Hepburn)

Lorenzo toma banho no lago de Jerez!




Jorge Lorenzo, em uma corajosa manobra, na última volta da prova de Jerez, ultrapassa Dani Pedrosa, seu compatriota, e vence a corrida da MotoGP, realizada neste domingo (2).

Para celebrar o feito, Lorenshow se atira no lago que se situa na parte interna do circuito, para deleite dos presentes no circuito, e para desespero dos organizadores, que chegaram a atirar boias para Jorge se amparar, mas para quê isso?

Lorenzo pode ser um loco, mas um loco "controlado"...


Ingenious Corner Kick



2010 Beijing Auto Show Highlights



Volkswagen Bik.e Electric-Driven Micro Mobility Concept



Hyundai apresenta novos motores V6 e 1.6 e transmissão automática de 8 marchas

No Beijing Auto Show 2010, além do novo Verna, conhecido como Accent em alguns países, a Hyundai mostrou mais novidades na sua mecânica, como os novos motores Lambda V6 GDI e Gamma 1.6 GDI 4 cilindros, com injeção direta, e uma transmissão automática de oito velocidades.







É esperado que o novo propulsor V6, que produz 296 CV, seja inaugurado nos carros de tração traseira da marca, como os Genesis Sedan e Coupé, e o Equus. O novo motor 1.6, com 138 CV, pode estar nas novas versões do Accent e do Elantra, e pode ganhar uma versão turbinada.