Start/Stop: economia de combustível




Existem, atualmente, tecnologias auxiliares que permitem avanços na economia de combustível. O preço não seria baixo, porém, eventual estímulo fiscal e ganhos no custo por quilômetro rodado, compensariam com folga. Dois desses recursos são os sistemas Start/Stop, que desliga e liga automaticamente o motor, no para e anda do trânsito, e de Recuperação de Energia no Alternador. Estima-se que até 85% dos veículos novos vendidos na Europa em 2015 terão ambos. Os EUA também induzem os fabricantes a diminuir o consumo e essas tecnologias ajudam bastante.

A filial brasileira da Bosch acredita que a versão de custo reduzido do Start/Stop pode interessar às fábricas e aos motoristas. "Medições reais, no Centro de São Paulo, têm indicado redução de consumo de até 15%, no mesmo ciclo de rodagem, quando comparado ao sistema não acionado", explica o diretor de engenharia para motores de partida e alternadores, Jair Pasquini.

O S/S simplificado inclui sensores de pedal de embreagem e de ponto morto do câmbio, software específico de gerenciamento eletrônico do motor, botão no painel para desligar o sistema, além de motor de partida para 150 mil ciclos, ou seja, grande margem de robustez para este uso. A fim de reduzir o ruído ao religar, adotaram-se mola de amortecimento de impacto pinhão-cremalheira e aumento de rotação para abreviar o tempo de partida.

Nos dias quentes, desligar o motor a combustão significa limitar a eficiência do ar-condicionado. No entanto, pesquisas de campo apontaram que quase dois terços dos tempos de parada se situam no máximo em 25 segundos. No verão, este intervalo equivale a uma variação de até 3 graus Celsius na temperatura do habitáculo, enquanto o motor permanecer desligado. Para melhorar o conforto térmico a bordo, o sistema bloqueia a entrada de ar externo e diminui a velocidade do ventilador. Tais expedientes compatibilizam economia de combustível e uso do ar-condicionado.

Quanto à recuperação de energia, o ganho é bem menor, no máximo de 3%. O sistema trabalha administrando o torque do alternador. Durante a aceleração, limita o fornecimento de corrente elétrica, aliviando a carga do motor a combustão, o que libera potência e reduz o consumo. Em desaceleração, quando não há injeção de combustível, o alternador trabalha com máxima eficiência, recarregando a bateria do veículo.

Postar um comentário