Fiat Uno Nova Geração




A Fiat apresentou na terça-feira, 4 de maio, a nova geração do Uno, um modelo totalmente novo, que irá conviver com a geração atual do hatch, o Uno Mille. O modelo estará disponível nas lojas a partir desta semana, em três versões diferentes: Vivace, Attractive e Way.

O modelo de entrada vem equipado com motor Fire 1.0 Evo, de 73 CV com gasolina e 75 CV com álcool, enquanto o modelo Attractive tem motor Fire 1.4 Evo de 85 CV com gasolina e 88 CV com álcool.

A versão Vivace do novo Uno traz um econômetro no lugar do conta-giros, nos moldes do Mille Economy e do Palio Fire Economy. São de fábrica também uma série de equipamentos de conveniência e alguns itens previsíveis, tais como relógio e hodômetro total e parcial digitais, brake light, Fiat Code, espelho de cortesia, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada 12V, revestimento completo do porta-malas, apoios de cabeça dianteiros fixos, porta-luvas com tampa, luz-espia de manutenção programada, apoios de cabeça traseiros tipo "virgula" com encosto ajustáveis, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, indicador digital de temperatura da água e calotas integrais.



Disponível apenas com o motor 1.4, a versão Attractive acrescenta outros itens à lista do Vivace: cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis,conta-giros, console no teto, comandos internos da abertura do tanque de combustível e da tampa do porta-malas, alças de segurança traseiras, espelho de cortesia para o motorista, maçanetas, retrovisores e para-choques na cor do veículo, porta-óculos, porta-luvas iluminado, vidro traseiro térmico com limpador.

Um dos destaques está na versão Way, que será muito mais do que um pacote de acessórios, como na versão anterior. Agora, o carro utilizará esta denominação para sua versão aventureira, com para-lamas e para-choques com plástico aparente, rack no teto e rodas de liga leve.

O novo Fiat Uno pode ser equipado com duplo airbag, cintos dianteiros pré-tensionadores e freios ABS com EBD. Entre os itens de conforto e conveniência, o carro oferece opcionalmente ar-condicionado com para-brisa degradê, direção hidráulica, trio elétrico, volante ajustável em altura, bancos em veludo, coluna de direção regulável em altura, faróis de neblina e um curioso para-brisa dianteiro térmico, cujos filamentos conseguem desembaçar o vidro em três minutos. O carro conta ainda com pacotes estéticos opcionais, especiais para cada versões, além de acessórios que podem ser instalados em concessionária.



A Fiat explica o projeto deste como uma evolução do atual Uno. A ideia era manter o conceito de carro quadrado, mas com uma dose de inovação, chegando ao termo round square, ou quadrado arredondado. Isso pode ser visto na dianteira de linhas retas do novo Uno, mas com faróis de desenhos arredondados, assim como todas as quinas do modelo. Uma grade falsa, ao lado do logotipo, com três retângulos também será marca registrada do modelo, pois este formato também está presente no logotipo do carro. O motor será refrigerado pela abertura do para-choque.

A traseira, igualmente reta, com lanternas na coluna C, chegam a lembrar o Kia Soul, modelo coreano que ficou famoso graças ao design arrojado. Novos tecidos para os banco estarão presentes no Uno, e três deles serão de série: Square, para o Vivace, Jeans, para o Attractive, e Tribal, no Way.

Também não será difícil encontrar adesivos espalhados pela carroceria do popular. A montadora preparou um enorme pacote de autocolantes com temas variados, que podem ser utilizados no capô, teto e tampa traseira, além de painel e manopla de câmbio. Haverá os temas www, com foco na internet, Podium, inspirado nas pistas, e Arabesco, com temas de natureza.



De acordo com a Fiat, 82% dos equipamentos do Uno são novos, enquanto o restante foi herdado de demais modelos, como o Palio. As saídas arredondadas de ar, por exemplo, são herança do Dobló. O acabamento interno também agrada, por se tratar de um popular, e as linhas arrendondas seguem chamando a atenção, inclusive nas laterais de porta. A posição de dirigir dá a impressão de mais altura que a geração anterior, e o espaço interno está maior, tanto para esticar as pernas, como para não bater a cabeça no teto.

Postar um comentário