Entre na festa, você foi convidado!

Imagine que você foi convidado para uma festa onde estão centenas de potenciais clientes para sua empresa. Lógico que você não perderá essa oportunidade. Mas você não vai chegar lá e sair abordando todos na festa, interrompendo as conversas e distribuindo cartões de visita, vai? Espero que não.

Se você for inteligente, vai se enturmar aos poucos, conversar com as pessoas, aproveitar a festa e fazer contatos proveitosos, tudo de forma natural. Você ainda ouvirá o que as pessoas estão falando de sua empresa e dos concorrentes, saberá o que acham do mercado e quais suas necessidades e ideias.

Se você ouvir um convidado falando que está com problemas com um de seus produtos, você vai corajosamente se aproximar, se apresentar, se prontificar a resolver o problema e dar seu cartão. Além de ganhar um amigo, os outros que estavam na conversa ficarão impressionados com sua sinceridade e interesse. Enfim, você aproveitará a festa para conhecer pessoas interessantes e, se possível, o seu cliente mais a fundo. E lógico: dando um jeito de ser convidado para a próxima festa.

Você ouve o tempo todo os especialistas em marketing falando sobre ouvir o cliente, ter foco no cliente, criar um relacionamento com ele. Então, uma festa onde estão vários de seus clientes é o lugar ideal para aplicar essa prática.

Essa é a ideia. Para aproveitar a festa, relaxe, se livre da mania de vender e anunciar. Esqueça a propaganda tradicional, esqueça os anúncios, os folhetos e os cartões de visita. Apenas pense em interagir, se comunicar e contribuir de forma útil. Quando as pessoas sabem que você existe e o que faz, naturalmente procurarão sua empresa quando precisarem dela.

Você não acha que seria bom se no mercado existisse esse tipo de festa? Pois é. Elas existem. E você foi convidado para todas elas, só falta começar a participar. Essas festas são as mídias sociais.

As mídias e as redes sociais são os ambientes da Internet onde pessoas comuns se relacionam todos os dias, trocando informações e experiências, criando novos relacionamentos e se divertindo. Os sites como Orkut, Twitter e Facebook são usados todos os dias por milhões de pessoas, e podem ser usados por sua empresa para desenvolver um forte relacionamento com seus clientes.

Esqueça o estereótipo do usuário do Orkut, jovem, alienado, que finge ser alguém que ele gostaria de ser, mas não é. Esta fase já passou, hoje as mídias sociais são usadas por pessoas de todas as idades e classes sociais, que tratam de suas vidas pessoais, mas também de assuntos profissionais. Elas se tornaram uma grande ferramenta para que as empresas possam desenvolver relacionamento com consumidores e entender melhor como eles pensam.

Pense nelas como uma grande festa, onde estão os seus clientes. Nela você pode entrar e contribuir com eles, criando uma relacionamento duradouro, que será importante para o desenvolvimento do seu negócio nesta década.

iMasters

A publicidade e a convocação


Não entendo bulhufas de publicidade, apesar de ser empresário, trabalhando em conjunto com outros dois sócios, especialistas na área, mas começo a observar algumas coisas a respeito do assunto, inclusive aprendendo alguns macetes. Todavia, sempre disse que, se não tivesse obtido a graduação em Ciência da Computação, preferiria ter me formado jornalista ou publicitário, por causa do imenso interesse na área.

Ao longo dos últimos anos, especialmente em véspera de convocações da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, a "imprensa" sempre arranjou uma maneira de pressionar o técnico para escalar este ou aquele jogador, só porque, por exemplo, marcou três gols numa partida recente. Só para exemplificar, em 2002, Romário foi o bode expiatório de Luis Felipe Scolari.

Em 2010, não foi diferente: o trio do Santos, Paulo Henrique Ganso, Robinho e Neymar, foi a "bola da vez" dos veículos de comunicação. Isto porque o Santos Futebol Clube vinha de uma expressiva goleada de dez a zero contra o fraquíssimo Naviraiense, e a conquista do Campeonato Paulista. Outros jogadores também foram fortemente cogitados, como Ronaldinho Gaúcho e Adriano, porém, com menor intensidade.

Levando uma Honda Gold Wing ao limite! Encostando o joelho no asfalto!



The Perfect Chassis Suspension




Estabilidade direcional e contato perfeito com o solo: quem quer vencer corridas precisa ter total controle do seu carro! Tudo isto é garantido com um ajuste perfeito da suspensão, que deve suportar as constantes mudanças de peso e centro de gravidade de um carro de corrida, baseando-se nas condições e características do circuito.

2011 Porsche 911 GT2 RS


A Porsche divulgou detalhes e fotos oficiais do Porsche 911 GT2 RS, que terá sua produção limitada em 500 unidades. Seu motor 3.6 boxer de 6 cilindros terá dois turbocompressores com geometria variável gerará 620 CV de potência a 6.500 RPM e torque de 516 lb-ft, disponíveis a partir de 2.250 RPM. O carro pesará 1.370 Kg, 70 a menos que o atual 911 GT2, graças ao uso de componentes em fibra de carbono reforçada e bancos em fibra de carbono plástica, resultando em uma relação peso/potência de 2,21 Kg/CV, tornando este modelo o mais rápido da marca de Stuttgart.

O Porsche 911 GT2 RS calçará pneus 245/35 ZR na frente e 325/30 ZR na traseira, com rodas de 19 polegadas. A suspensão contará com barras estabilizadoras e o Porsche Adaptive Suspension Management (PASM). Os freios são de cerâmica-carbono. No Nürburgring Nordschleife, marcou o tempo de 7 minutos e 18 segundos. Acelera de 0 a 100 Km/h em 3,5 segundos, de 0 a 200 Km/h em 9,8 segundos, e de 0 a 300 Km/h em 28,9 segundos. A velocidade máxima aferida é de 330 Km/h.

A presença das marcas "GT2 RS" nas portas e na traseira distinguem o carro dos demais modelos 911 da Porsche. O carro será vendido em quatro cores: Guards Red, GT Silver Metallic, Black, e Carrara White. As rodas podem ser vendidas em cor metálica ou preta. Os bancos serão vendidos com um mix de Alcantara e couro. O interior pode ser revestido com couro e sofrer variações de cor além do bicolor vermelho e preto.

O Porsche 911 GT2 RS estará disponível na Europa em setembro de 2010, ao preço de 237.578 euros, e um mês depois, nos Estados Unidos, a 193 mil euros. Todos os valores já incluem as taxas e especificações/equipamentos locais. O carro será exibido pela primeira vez ao público no Salão de Moscou, em 25 de agosto.




Press Release

The New Porsche 911 GT2 RS

620 Highly Efficient Turbo-Horsepower: Most Powerful Street-Legal Porsche of all Times

Stuttgart. The time: seven minutes, 18 seconds on the Nürburgring-Nordschleife. The power: 620 hp. The weight: 1,370 kilograms or 3,021 lb in road trim with all fluids on board. The car: the new Porsche 911 GT2 RS. The GT2 RS is making its world debut at the Moscow Auto Show on August 25th.

The future top GT model marking the absolute climax in the 911 range is the fastest and most powerful road-going sports car ever built in the history of Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart. With power up by 90 hp and weight down by 70 kilograms or 154 lb in comparison with the 911 GT2, the new 911 GT2 RS has a power-to-weight ratio of just 2.21 kilos or 4.9 lb per horsepower, by far the best power/weight ratio in its class. Obviously, these are the ideal ingredients for an ultra-high-performance sports car with supreme agility, truly blistering performance on the road, and of course exemplary Porsche Intelligent Performance. For despite this extra power and performance, fuel consumption and carbon monoxide emissions versus the 911 GT2 are down by approximately 5 per cent to 11.9 ltr/100 km (equal to 23.7 mpg imp) and 284 g/km.

The 3.6 litre six-cylinder boxer engine boosted by two turbochargers with variable turbine geometry exclusive to Porsche in its combination with a gasoline engine drives the rear wheels via a six-speed manual gearbox. Developed especially for the 911 GT2 RS, sports tyres measuring 325/30 ZR 19 convert this massive power into equally massive performance and acceleration on the road: 0 to 100 km/h in 3.5 seconds, 0 to 200 km/h in just 9.8 seconds, and 0 to 300 km/h in 28.9 seconds. Top speed is 330 km/h.



Equally supreme stopping power on this ultra-high-performance sports car comes from PCCB composite ceramic brakes. Appropriate longitudinal and crosswise dynamics are ensured by the sporting RS set-up of the springs, PASM Porsche Adaptive Suspension Management, anti-roll bars, as well as the dynamic engine mounts and PSM Porsche Stability Management.

In its looks the new 911 GT2 RS stands out clearly from the 911 GT2 above all through the lavish use of carbon-fibre-reinforced (CFR) components in matt-black surface finish, even wider wheels and flared wheel arches at the front, new 911 GT2 light-alloy wheels with central locking, as well as "GT2 RS" model designations on the doors and rear lid. The upgraded front spoiler lip and the rear spoiler lip made of CFR and now 10 millimetres or almost 0.4 inches higher, again in surface carbon finish, ensure the right aerodynamic precision as well as extra downforce.

The interior also exudes the flair of sporting performance in virtually every detail, featuring lightweight bucket seats made of carbon-fibre-reinforced plastic in carbon surface finish and lightweight door panels with door opening straps. The basic interior colour is black, contrasting attractively with features such as the seat centre sections and the roof lining as well as segments on the steering wheel rim. The gearshift and handbrake lever are both finished in red alcantara.

Limited to just 500 units, the 911 GT2 RS will be available in Europe from September 2010, in the USA from October 2010. The Euro base price is 199,500.- Euro. Including VAT and national specifications/equipment the new 911 GT2 RS will retail in Germany at a price of 237,578 Euro.

Transforme a internet no melhor vendedor da sua empresa

O que uma empresa de treinamentos, uma loja especializada em decoração e uma metalúrgica podem ter em comum? Mais do que você pode imaginar.

O Grupo Luz, a PortCasa e a Geguton comemoraram crescimento de até 120% em seus negócios em um ano marcado pela crise econômica mundial que derrubou diversos países (e companhias) e fez o governo celebrar o crescimento zero apresentado pelo PIB brasileiro como uma façanha. Para alcançar esses resultados, as três investiram na internet como uma de suas principais ferramentas de vendas.

O Grupo Luz, de Ribeirão Preto, aumentou em 40% o número de matrículas de seus cursos de fotografia com campanhas nas mídias e redes sociais. Em São Paulo, a PortCasa cresceu 120% em apenas um ano investindo pesado em marketing digital para sua loja eletrônica. E a gaúcha Geguton aumentou seu cadastro de clientes ativos em 70% ao facilitar as compras em seu site.

São exemplos concretos de empresas que estão aproveitando para surfar na grande onda da internet no Brasil, que já engloba 66 milhões de brasileiros, praticamente um terço da população.

Números, aliás, não faltam para justificar os investimentos em marketing digital no país. O brasileiro é o que passa mais tempo online no mundo, uma média de 44 horas/mês, e está entre os que mais acessam as redes e mídias sociais como Orkut e Twitter. Com uma presença tão marcante, não é à toa que a internet seja cada vez mais importante, inclusive na forma como compramos. Pesquisa realizada recentemente pelo Datafolha revelou que 38% dos consumidores das classes A e B e 30% da classe C levam em consideração informações de sites para escolher produtos, marcas e lojas. São as pessoas que movimentaram cerca de R$ 10,5 bilhões no comércio eletrônico em 2009.

Para se obter taxas de crescimento de dois a três dígitos por ano não basta jogar a prancha na água, ou seja, montar o site ou loja virtual e esperar os contatos e pedidos. Requer planejamento de uma série de ações de comunicação, o que chamamos de marketing digital. E a rápida evolução da tecnologia, o surgimento de novos recursos e as tendências fazem com que essas ações tenham de ser cada vez mais coordenadas para atingir seus objetivos. Seguem abaixo os principais recursos e como podem ser melhor utilizados para alavancar seus negócios.

Site com "usabilidade": usabilidade significa facilidade de uso. Quanto maior a usabilidade em um website, maior a rapidez do usuário em aprender a utilizá-lo e a encontrar o que procura. Quanto mais fácil e mais rápido for encontrar o que interessa, maior a satisfação da pessoa que o visita e maiores as chances de um contato efetivo. Ou seja, a palavra de ordem hoje é simplicidade, portanto nada de sites pirotécnicos, com introdução animada, geralmente feitos com programação Flash, que demoram uma eternidade para carregar. Ninguém tem mais paciência para isso.

Otimização para mecanismos de busca: é também chamada SEO (Search Engine Optimization). De forma simples, a otimização pode ser entendida como uma série de técnicas para estruturar as principais informações sobre a sua empresa, produtos e serviços contidas no site de forma a serem mais facilmente localizadas pelos buscadores. A base desta organização são palavras-chave, frases e títulos dos conteúdos do site, que devem ser específicas, constantemente atualizadas e estar diretamente relacionadas aos negócios, serviços ou produtos da empresa. Mas atenção: a otimização só funciona em sites construídos em uma programação que permita aos buscadores identificarem essas palavras, por isso mais um motivo para não usar o Flash, pois além de tornar o site mais "pesado" para carregar, também dificulta a localização das palavras-chave.

Publicidade online: é a propaganda feita na internet e se divide em duas formas. A primeira é por meio de links patrocinados em sites de busca, como o Google Adwords ou o Yahoo! Search Marketing, e é indicado para venda direta. Por exemplo, se você possui uma loja de câmeras fotográficas, pode vincular seu anúncio para aparecer ao lado dos resultados relacionados à fotografia. A segunda é por meio de anúncios (também chamados banners) em sites, redes e mídias sociais relacionados ao produto ou serviço, sendo indicada como publicidade institucional. Nesse caso, o ideal é vincular o anúncio da sua loja de câmeras fotográficas em sites e comunidades especializados em fotografia. As duas vêm revolucionando a publicidade por serem extremamente acessíveis (qualquer empresa pode iniciar sua própria campanha com orçamento modesto) e permitirem a mensuração dos resultados das mais diversas maneiras, sendo ideal para pequenas e médias empresas. Porém, a simplicidade em criar e colocar no ar as campanhas pode ser enganosa. Se não forem atualizadas constantemente para acompanhar as mudanças da concorrência, correm o risco de não gerarem os resultados esperados.

Inteligência de mercado: os mecanismos de busca como o Google oferecem gratuitamente ferramentas para monitoramento. Permitem mensurar, por exemplo, qual a "audiência" do site da empresa (origem geográfica, páginas mais visitadas, tempo de permanência, como o internauta chegou ao site, quais conteúdos influenciam no processo de compra) e a tendência e procura mensal por palavras-chaves (entendam-se, neste caso, produtos ou serviços oferecidos por sua empresa), assim como o posicionamento do site e dos concorrentes nas pesquisas. É uma forma eficaz e acessível de inteligência de mercado.

Redes sociais: redes sociais como Orkut, Facebook, Plaxo, MySpace, etc., assim como as mídias sociais (Twitter, Flickr, Slideshare e congêneres) são o grande tema do momento da mídia. Diariamente surgem casos de empresas que as utilizaram com sucesso, levando muitos especialistas a declarar que o futuro dos negócios está nestas plataformas. Exageros à parte, não há como contestar sua importância como canais de comunicação direta entre a empresa e os seus clientes. Mas antes é preciso entender como funcionam, como seu público-alvo interage e, com base nestas informações, definir as mais adequadas, monitorando os resultados.

E-mail Marketing: a propaganda por e-mail é uma das mais conhecidas e eficazes ferramentas de marketing digital de que se tem notícia. Pesquisa realizada recentemente revelou que 64% dos entrevistados afirmaram fazer compras após o recebimento de um e-mail promocional. Em contrapartida, é uma das mais mal utilizadas. O primeiro passo de uma campanha é estabelecer objetivos e uma estratégia sobre como utilizar as diferentes formas de mensagem. Um e-mail marketing pode ter diferentes propósitos: transmitir informações relevantes para o receptor (caso das newsletters), oferecer uma promoção, destacar os diferenciais de seus produtos e serviços, ser uma ferramenta de relacionamento (com cumprimentos de aniversário, ano novo, novo cliente, promoção no cargo, etc.).

iMasters