Dez passos para melhorar o checkout da sua loja online

Vários são os fatores para aumentar o faturamento do seu e-commerce, mas basicamente todos envolvem melhorias para agradar o cliente. O checkout do seu ecommerce pode afastar ou fazer com que o cliente perca o interesse na compra.

1. Diminuir o número de páginas do processo

Mostre o passo-a-passo do processo do carrinho de compras. Caso tenha muitas etapas no fechamento, coloque um mapa das etapas. É aconselhável que tudo aconteça em, no máximo, quatro páginas.

Muitos especialistas em usabilidade defendem os benefícios de reduzir o checkout para tão poucas páginas quanto possível. Enquanto, na teoria, isso funciona, às vezes, o mundo real fornece outros fatores que devem ser considerados.

Por exemplo, colocar o seu checkout inteiro em uma página, pode soar muito bem, só que exige rolagem vertical excessiva. Evitar rolagem é uma boa dica.

2. Informar as políticas de devolução durante o processo

Esse procedimento é importante para se proteger. Informar o funcionamento, o prazo, e quanto custará para o cliente, ajuda, caso a devolução seja necessária. A Lei do Consumidor também prevê esse tipo de situação, então, o correto é montar sua politica de devolução de acordo com as normas dessa lei.

3. Exibir durante todo o processo os itens do carrinho
Meu Carrinho: 1 produto
No check-out, sempre deixe os produtos, quantidades e frete visíveis. Eliminar esta informação deixa o cliente inseguro.

Mostrar aos consumidores onde eles estão no processo ajuda a eliminar essa insegurança. Todo mundo gosta de saber que há luz no fim do túnel.

4. Possibilitar a edição do carrinho
Página de produto com checkout e campos para preenchimento do CEP para cálculo de frete e prazo de entrega
Permita que o usuário faça modificações no carrinho antes da conclusão da compra. Sempre dê oportunidade de modificar quantidades, excluir ou incluir produtos e alterar a forma de pagamento.

Este tipo de atitude possibilita o usuário a mudar de ideia e fazer a melhor escolha na hora da compra, evitando transtornos com devoluções e trocas.

5. Oferecer alternativas de pagamento
Pagina de checkout listando as formas de pagamento disponíveis
Informe ao cliente, logo no início, quais são as formas de pagamento disponíveis no site, para evitar frustração no fim da compra.

Quem usa PagSeguro não se preocupa com isso e deve usar as imagens disponíveis para o seu site. Nenhum tipo de cartão de crédito como padrão. É muito comum o usuário não prestar atenção quando uma opção já está marcada.

O usuário começa a ficar irritado quando o processo de compra gera problemas ou erros, por exemplo, quando a opção "CartãoX" está selecionada e ele tá tentando comprar com o "CartãoY". Essa irritação acaba fazendo com que ele desista da compra.

6. Oferecer atendimento online via chat para tirar dúvidas do cliente

Destacar os links para sistemas de atendimento online, para que os clientes consigam respostas a seus problemas no fechamento da compra.

Coloque sempre links para resolver dúvidas à vista. Facilitar a vida de um cliente nervoso com algum problema é sempre bom para solucionar os percalços de maneira rápida e, quem sabe, conquistar a fidelidade do comprador.

7. Exibir previsão de entrega
Página de preenchimento do CEP para cálculo do valor do frete e prazo de entrega
Durante a visualização do produto, coloque uma busca pelo CEP, para que o cliente saiba quanto tempo leva para ser entregue. Durante o processo de entrega, mostre novamente o prazo. Informar o cliente evita reclamações e transtornos.

8. Ter uma página de confirmação da compra, exibindo todas as informações
Página de confirmação de compra efetuada
Embora, tecnicamente, isso não é necessário, uma vez que o cliente está comprando, é uma prática recomendada, exigida pela maioria dos ISPs, e deve ser considerado para a lista branca. Validar endereço de e-mail também ajuda.

9. Ajude com os códigos de segurança
Localização do código de segurança do cartão de crédito
Mostrar onde encontrar as informações do cartão de crédito. É importante que você facilite a localização de informações para a conclusão do pagamento, como, por exemplo, a localização do código de segurança no cartão de crédito.

10. Mostre claramente os erros no preenchimento do formulário

Mostre sempre os erros de preenchimento na cor vermelha, tanto no topo da página quanto no item onde o erro realmente ocorreu. Apresente, sempre que possível, a solução ou causa do erro.

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