Sete dicas para segurança móvel no ambiente corporativo

O uso de dispositivos móveis vem crescendo cada vez mais dentro das corporações e pesquisas mostram que esse crescimento cria um enorme desafio para a segurança das empresas devido à sensibilidade dos dados confidenciais. O passo inicial é criar uma estratégia dentro do ambiente de trabalho com políticas adequadas e procedimentos tecnológicos.

Abaixo, seguem sete dicas para as empresas poderem garantir menos perdas e maior segurança.

- Desenvolver estratégia empresarial para segurança móvel: não para limitar a utilização dos dispositivos, mas para aceitar que eles são um modo de vida. Eles aumentam a eficiência dos funcionários, tal como a flexibilidade e a velocidade na implantação de novos aplicativos.

- Realizar uma auditoria: para determinar onde notebooks e outros dispositivos móveis são utilizados dentro da empresa. Uma auditoria ajuda a entender o nível de risco e as tecnologias que limitam o acesso ou a transferência de informações confidenciais.

- Classificação dos funcionários de dados sensíveis: eles podem ser classificados da seguinte forma - dados regulamentados (cartões de crédito, dados de saúde), não-regulamentados (histórico de compras, navegação), dados dos funcionários e não-regulamentados confidenciais de negócios (IP, financeiro).

- Criar política global: ela deve abordar riscos associados a cada dispositivo e os procedimentos de segurança que devem ser seguidos.

- Estabelecer práticas de monitoramento rigoroso e implementar tecnologias de base: para assegurar que as políticas e as diretrizes sejam cumpridas.

- Desenvolver a prática de desligar as configurações de segurança, ou “jailbreaking”: pesquisas mostram que os funcionários desligam os recursos de segurança de seus dispositivos móveis, causando problemas para a segurança das informações.

- Estabelecer responsabilidades organizacionais: as empresas têm a responsabilidade de determinar políticas, procedimentos e tecnologias necessárias para a segurança dos dispositivos móveis, e os funcionários devem estar cientes de suas responsabilidades e da importância do uso responsável dos dispositivos.

É importante que as políticas de segurança sejam seguidas e que as empresas tenham certeza de que os mecanismos estão no lugar para detectar as falhas e punir os funcionários negligentes ou maliciosos. Os colaboradores têm que entender que eles também são responsáveis pela segurança dos dados.

iMasters

Postar um comentário