O povo votou, como os dois maiores brasileiros de todos os tempos, governantes populistas, que utilizaram da dominação dessa massa alienada e ignorante.
Enquanto isso, na selva...
O povo votou, como os dois maiores brasileiros de todos os tempos, governantes populistas, que utilizaram da dominação dessa massa alienada e ignorante.
Publicado: sábado, 4 de agosto de 2012 às 07:58
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
What is a track bike?
Além disso, os quadros são construídos com uma geometria adequada para as características de pilotagem em velódromo.
Tags:
Bicicletas,
Ciclismo,
Jogos Olímpicos,
Olimpíadas,
Olympic Games
Publicado: sexta-feira, 3 de agosto de 2012 às 17:16
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Rob White, da Renault Sport, fala sobre o mapeamento de torque dos motores da Fórmula 1
A Red Bull Racing se tornou novamente o centro das atenções no Grande Prêmio da Alemanha, onde a FIA questionou a legalidade do mapeamento dos motores da equipe austríaca. Os comissários autorizaram os carros a participar, mas avisou à governança da Fórmula 1 que clarificasse melhor a regra para a etapa da Hungria.
Rob White, diretor da Renault Sport F1, que fornece motores para a Red Bull Racing e outras equipes, fala sobre o assunto, respondendo a algumas perguntas, elaboradas pelo site da Fórmula 1.
O que é um mapeamento de torque pelo piloto?
Representa o torque requisitado pelo piloto, em função da rotação do motor e da posição do pedal do acelerador.
O que é um mapeamento de torque do motor?
Representa o torque entregue pelo motor, em função da velocidade do motor e a posição do seu acelerador. Na central de gerenciamento eletrônico, o mapeamento de torque do motor é usado para posicionar o acelerador do motor para equalizar-se com a demanda de torque exigida pelo piloto.
Há regulamentos que determinam como você pode controlar o torque do motor?
Sim, e está nos artigos 5.5 e 5.6 do regulamento técnico. Os principais pontos são:
- A não ser por algumas exceções, o torque do motor precisa ser controlado pelo piloto. As exceções são: reduções de marcha, o limitador de velocidade no pit lane, o anti-stall e a estratégia que define o limitador no final das retas.
- O piloto somente pode controlar o torque do motor pelo pedal do acelerador.
- Com o pedal na posição "zero" (off throttle), a demanda de torque precisa ser menor que ou igual a zero. Com o pedal a fundo (full throttle), a demanda de torque precisa se igualar ou exceder o torque máximo do motor no seu estado atual (artigo 5.5.3).
- Há limites na elaboração da demanda de torque através do ajuste da relação entre a posição do pedal do acelerador e da velocidade do motor, para prevenir comportamentos do motor que podem resultar em ajudas para o piloto. Respeitando estas restrições, a demanda de torque pode ser ajustada para dar a melhor resposta para o piloto e o carro em pista.
Os mapeamentos podem ser alterados de corrida a corrida?
Sim, em razão das características de cada circuito. Por exemplo, os pilotos podem querer maior precisão ao menor encosto do pedal em Mônaco. De forma similar, alguns pilotos insistem em um mapeamento de pedal para pista molhada.
Os mapeamentos de torque do motor são também ajustados para extrair a maior força possível de acordo com as condições do ambiente em que estão. Os motores terão melhor aproveitamento em um dia frio em Silverstone que na baixa pressão atmosférica de Interlagos ou na alta umidade de Sepang. Dessa forma, os pilotos sempre sentirão a mesma resposta do motor, independente do clima.
Os mapeamentos de torque também mudam em consequência das mudanças no sistema de escapamento ou de entrada de ar, quando as equipes as modificam. A nova diretiva técnica da FIA requer que os fabricantes de motores enviem as referências de mapeamento de motor de uma das primeiras quatro corridas de 2012, das quais temos apenas 2% de margem de posterior modificação, para mais ou para menos.
Qual foi o problema com o torque máximo em Hockenheim?
A FIA questionou a magnitude da diferença entre os mapeamentos que foram utilizados em Silverstone com os que foram usados na pista alemã, onde o torque máximo na faixa média de rotações do motor, entre 10.000 e 14.000 RPM, era mais baixa.
Por que você pode querer gerar menos torque nesta faixa média de rotações?
As preocupações com a dirigibilidade (a resposta do motor com o torque requerido pelo piloto através do pedal), a aceleração (menos torque, menos aceleração, exceto se a aderência for limitada) e consumo de combustível. Em geral, a redução de torque se obtém através do atraso na queima de combustível remapeando a ignição do motor.
Isto pode melhorar a dirigibilidade, já que, ao suavizar a curva de torque do motor, pode ajudar o piloto a administrar o desgaste dos pneus. Não é, de forma alguma, uma ajuda ao piloto, ou tentativa de imitar algum auxílio eletrônico, como o controle de tração.
Reduzindo a curva de torque máximo, aumenta-se ligeiramente a quantidade de gases no escapamento que são produzidas em baixas rotações, mas não altera o fluxo de gases em aceleração plena. Além disso, a utilização o motor para gerar gases no escapamento está extremamente limitado pelas restrições impostas para a temporada 2012.
Depois dessas duas corridas, fez alguma diferença?
Não de forma significativa, mas a carga de trabalho para os engenheiros de pista aumentou, para tentar garantir o mesmo nível de performance do motor.
Rob White, diretor da Renault Sport F1, que fornece motores para a Red Bull Racing e outras equipes, fala sobre o assunto, respondendo a algumas perguntas, elaboradas pelo site da Fórmula 1.
O que é um mapeamento de torque pelo piloto?
Representa o torque requisitado pelo piloto, em função da rotação do motor e da posição do pedal do acelerador.
O que é um mapeamento de torque do motor?
Representa o torque entregue pelo motor, em função da velocidade do motor e a posição do seu acelerador. Na central de gerenciamento eletrônico, o mapeamento de torque do motor é usado para posicionar o acelerador do motor para equalizar-se com a demanda de torque exigida pelo piloto.
Há regulamentos que determinam como você pode controlar o torque do motor?
Sim, e está nos artigos 5.5 e 5.6 do regulamento técnico. Os principais pontos são:
- A não ser por algumas exceções, o torque do motor precisa ser controlado pelo piloto. As exceções são: reduções de marcha, o limitador de velocidade no pit lane, o anti-stall e a estratégia que define o limitador no final das retas.
- O piloto somente pode controlar o torque do motor pelo pedal do acelerador.
- Com o pedal na posição "zero" (off throttle), a demanda de torque precisa ser menor que ou igual a zero. Com o pedal a fundo (full throttle), a demanda de torque precisa se igualar ou exceder o torque máximo do motor no seu estado atual (artigo 5.5.3).
- Há limites na elaboração da demanda de torque através do ajuste da relação entre a posição do pedal do acelerador e da velocidade do motor, para prevenir comportamentos do motor que podem resultar em ajudas para o piloto. Respeitando estas restrições, a demanda de torque pode ser ajustada para dar a melhor resposta para o piloto e o carro em pista.
Os mapeamentos podem ser alterados de corrida a corrida?
Sim, em razão das características de cada circuito. Por exemplo, os pilotos podem querer maior precisão ao menor encosto do pedal em Mônaco. De forma similar, alguns pilotos insistem em um mapeamento de pedal para pista molhada.
Os mapeamentos de torque do motor são também ajustados para extrair a maior força possível de acordo com as condições do ambiente em que estão. Os motores terão melhor aproveitamento em um dia frio em Silverstone que na baixa pressão atmosférica de Interlagos ou na alta umidade de Sepang. Dessa forma, os pilotos sempre sentirão a mesma resposta do motor, independente do clima.
Os mapeamentos de torque também mudam em consequência das mudanças no sistema de escapamento ou de entrada de ar, quando as equipes as modificam. A nova diretiva técnica da FIA requer que os fabricantes de motores enviem as referências de mapeamento de motor de uma das primeiras quatro corridas de 2012, das quais temos apenas 2% de margem de posterior modificação, para mais ou para menos.
Qual foi o problema com o torque máximo em Hockenheim?
A FIA questionou a magnitude da diferença entre os mapeamentos que foram utilizados em Silverstone com os que foram usados na pista alemã, onde o torque máximo na faixa média de rotações do motor, entre 10.000 e 14.000 RPM, era mais baixa.
Por que você pode querer gerar menos torque nesta faixa média de rotações?
As preocupações com a dirigibilidade (a resposta do motor com o torque requerido pelo piloto através do pedal), a aceleração (menos torque, menos aceleração, exceto se a aderência for limitada) e consumo de combustível. Em geral, a redução de torque se obtém através do atraso na queima de combustível remapeando a ignição do motor.
Isto pode melhorar a dirigibilidade, já que, ao suavizar a curva de torque do motor, pode ajudar o piloto a administrar o desgaste dos pneus. Não é, de forma alguma, uma ajuda ao piloto, ou tentativa de imitar algum auxílio eletrônico, como o controle de tração.
Reduzindo a curva de torque máximo, aumenta-se ligeiramente a quantidade de gases no escapamento que são produzidas em baixas rotações, mas não altera o fluxo de gases em aceleração plena. Além disso, a utilização o motor para gerar gases no escapamento está extremamente limitado pelas restrições impostas para a temporada 2012.
Depois dessas duas corridas, fez alguma diferença?
Não de forma significativa, mas a carga de trabalho para os engenheiros de pista aumentou, para tentar garantir o mesmo nível de performance do motor.
Publicado: sexta-feira, 3 de agosto de 2012 às 12:29
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Jack Rix drives Ferrari F12 Berlinetta at Pista di Fiorano
Tags:
Carros,
Ferrari,
Jack Rix,
Pista di Fiorano
Publicado: sexta-feira, 3 de agosto de 2012 às 08:29
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Hans-Joachim Stuck: "o que eu teria feito diferente"
A revista americana Car And Driver entrevistou o piloto alemão, ex-Fórmula 1 e duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans.
Que carros o senhor tem na garagem?
Um VW Touareg diesel, um VW Tiguan diesel e um Škoda Yeti.
Há dois anos, o senhor bateu um Audi R8 e se machucou na cabeça em Nürburgring. Recuperou-se totalmente?
Estava tudo melhor até o acidente. Fiquei dez dias no hospital. Foi quando tomei a decisão de abandonar o automobilismo depois de participar de uma 24 Horas de Nürburgring com meus filhos Ferdinand e Johannes, onde comecei minha carreira, em 1969. Pilotamos um Lamborghini Gallardo LP600 GT3. Foi fantástico!
Que carros o senhor tem na garagem?
Um VW Touareg diesel, um VW Tiguan diesel e um Škoda Yeti.
Há dois anos, o senhor bateu um Audi R8 e se machucou na cabeça em Nürburgring. Recuperou-se totalmente?
Estava tudo melhor até o acidente. Fiquei dez dias no hospital. Foi quando tomei a decisão de abandonar o automobilismo depois de participar de uma 24 Horas de Nürburgring com meus filhos Ferdinand e Johannes, onde comecei minha carreira, em 1969. Pilotamos um Lamborghini Gallardo LP600 GT3. Foi fantástico!
Tags:
24 Heures du Mans,
24h-Rennen Nürburgring,
Automobilismo,
Fórmula 1,
Hans-Joachim 'Strietzel' Stuck,
Le Mans,
O que eu teria feito diferente,
Veranstaltergemeinschaft Langstreckenpokal Nürburgring (VLN)
Publicado: quinta-feira, 2 de agosto de 2012 às 21:15
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
As modalidades do ciclismo de pista
Match Sprint
Uma disputa entre dois ciclistas, durante três voltas, onde quem cruzar primeiro a linha de chegada é o vencedor. Geralmente, os competidores adotam uma tática de fazer tempos mais lentos nas duas primeiras voltas, onde um tenta tirar o outro do traçado ideal da pista.
Os últimos 200 metros quase sempre são os momentos decisivos da prova. Neste momento, a força máxima dos competidores é exigida durante aproximadamente dez segundos, o que torna estes os melhores e mais fortes atletas no ciclismo.
Duas equipes de quatro ciclistas competem uma contra a outra ao longo de 16 voltas, ou 4.000 metros. Na prova feminina, a extensão é mais curta, 12 voltas ou 3.000 metros, e as equipes consistem de três competidoras cada uma.
As equipes iniciam a prova uma em cada lado da pista, e o time que marcar a volta mais rápida ou ultrapassar o outro vence a competição.
Este é o teste mais rigoroso para um ciclista. A modalidade consiste de seis provas, que testam tanto a capacidade de sprint quanto a de endurance do atleta.
Flying Lap: uma volta contra o relógio;
Corrida de Pontos: 30 quilômetros para homens, 20 quilômetros para mulheres. Durante a prova, os ciclistas marcam pontos para sprints a cada dez voltas (2,5 km), e por completar voltas;
Corrida de Eliminação: corrida com sprint a cada duas voltas, e o último colocado em cada sprint é eliminado da prova;
Perseguição Individual: 4.000 metros para homens, 3.000 metros para mulheres. Dois ciclistas iniciam um em cada lado da pista, e durante 16 voltas (12 para mulheres), o objetivo é marcar a volta mais rápida da prova;
Stratch: 16 quilômetros para homens, 10 quilômetros para mulheres. Todos os pilotos iniciam de um mesmo ponto na pista, e o vencedor é o primeiro a cruzar a linha de chegada;
Time Trial: 1 quilômetro para homens, 500 metros para mulheres. Cada competidor corre durante quatro voltas (duas para mulheres), tentando marcar a volta mais rápida.
Tanto a prova masculina quanto a feminina consiste de oito voltas, onde o grupo de ciclistas percorrem a pista com o auxílio de uma pace bike, motorizada ou não. No início da prova, a pace bike deve estar a 30 km/h (25 km/h na prova feminina), e ela acelera até os 50 km/h (45 km/h na prova feminina).
Nos 600 metros finais, quando o ciclista da frente sai da pista, e o pelotão começa o sprint até o final, onde quem cruzar primeiro a linha de chegada é o vencedor.
Tags:
Ciclismo,
Jogos Olímpicos,
Olimpíadas,
Olympic Games
Publicado: quinta-feira, 2 de agosto de 2012 às 17:28
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Assinar:
Postagens (Atom)