KERS da Ferrari fervendo

Achei o vídeo que mostra o sistema de extintores de incêndio do carro de Kimi Raikkonen disparando, em virtude de um superaquecimento do KERS do F60, por causa de um curto-circuito no sistema.


Impressões acerca das duas primeiras provas

Para mim, a BMW é a maior decepção da temporada 2009 da Fórmula 1. Para quem dizia que tinha o KERS mais desenvolvido, fazer com que somente o mais lento o use, sem surtir visível efeito, o que vão dizer lá em casa?

Quanto às as pífias performances de Ferrari e McLaren, eu não estou tão surpreso. As recentes mudanças no comando das equipes de Fórmula 1 denunciam isso. Desde que Stefano Domenicali assumiu a Ferrari, só andou para trás. Além disso, parece que Kimi Raikkonen está sentindo a pressão de ser campeão e não render na pista como tal. Felipe Massa está fazendo o que pode. Martin Whitmarsh mostra que não está tão preparado para comandar a McLaren quanto Ron Disse disse que o deixou. Lewis Hamilton, fora das pistas, age como um menino mimado ou sem personalidade, mentindo aos comissários, a mando da equipe. Seriam essas atitudes motivadas pela dedicação da McLaren à construção de sua carreira? Muitos acharam demasiada a punição aplicada à equipe de Woking, mas eu achei justa, afinal de contas, a McLaren já aprontou demais nos últimos anos.

A Force India, mesmo com mecânica da Mercedes, está novamente só fazendo número, além da Scuderia Toro Rosso. É uma pena, pois me parece que Adrian Sutil tem potencial, e que apenas precisa de um carro bom. Já Giancarlo Fisichella, o Fisico, deve estar pendurando as luvas este ano.

A Renault é outra decepção. Quando Fernando Alonso e Flavio Briatore disseram na pré-temporada que o carro era ruim, não estavam blefando. Pelo menos, o asturiano se esforça. Já Nelson Piquet Jr está devendo, e muito. Erra três vezes na sua mesma volta rápida. A paciência da equipe está se esgotando. Olha o Romain Grosjean pedindo uma vaga aí...

Parece que a Toyota finalmente acertou a mão. Agora, só falta vencer. E parece que Jarno Trulli dará o ar da graça para a equipe japonesa, já que Timo Glock ainda está devendo um pouco.

Sua equipe cliente, a Williams, também está rápida. O problema são os pilotos. Nico Rosberg não parece ter todo aquele potencial que diziam que ele tinha, em 2006. Kazuki Nakajima, então, é japonês, e os nipônicos nunca se deram bem como pilotos de Fórmula 1.

A Red Bull Racing também está com uma performance excelente. Com Adrian Newey como projetista, conseguiu criar um carro rápido, e ainda por cima, com Sebastian Vettel ao volante, é séria candidata a vitórias. Esse alemãozinho, viu... será que finalmente vai aposentar Mark Webber?

Ross Brawn é o homem a ser batido em 2009. Com um dos menores orçamentos, desenvolveu um carro veloz o suficiente para fazer dobradinhas. Será que mantém o fôlego? E Rubens Barrichello conseguirá finalmente ser campeão?

A Fórmula 1 queria se tornar mais competitiva, mas parece que conseguiu bem mais...

Bruce Dickinson - (I Want to Be) Elected

O comediante Rowan Atkinson, mais conhecido por intepretar o Mr. Bean, participou das gravações do clipe (I Want To Be) Elected, cover do clássico de Alice Cooper, gravado por Bruce Dickinson, em 1990.

O video-clipe mostra a bem humorada "campanha eleitoral" de Mr. Bean.



(I Want to Be) Elected
Bruce Dickinson
(I Want To Be) Elected
London Records
1992

Corrida termina com metade dos pontos pela primeira vez em 18 anos

O GP da Malásia de Fórmula 1 de 2009 terminou antes do mínimo de dois terços previstos no regulamento para que os pontos sejam computados de forma normal. Com isso, só metade dos pontos são somados à tabela dos campeonatos de pilotos e construtores.

Isso não acontecia desde 1991, quando o GP da Austrália, disputado em Adelaide, só durou 14 voltas. Ayrton Senna levou o caneco. Os outros pontuadores foram Nigel Mansell, Gerhard Berger, Nelson Piquet, Riccardo Patrese e Gianni Morbidelli.

Confira as tabelas do mundial de pilotos e construtores, após o GP da Malásia.

Mundial de pilotos

PosiçãoPilotoPaísEquipePontos
1Jenson ButtonINGBrawn-Mercedes15
2Rubens BarrichelloBRABrawn-Mercedes10
3Jarno TrulliITAToyota8,5
4Timo GlockALEToyota8
5Nick HeidfeldALEBMW Sauber4
6Fernando AlonsoESPRenault4
7Nico RosbergALEWilliams-Toyota3,5
8Sebastien BuemiSUISTR-Ferrari2
9Mark WebberAUSRBR-Renault1,5
10Lewis HamiltonINGMcLaren-Mercedes1
11Sebastien BourdaisFRASTR-Ferrari1
12Adrian SutilALEForce India-Mercedes0
13Giancarlo FisichellaITAForce India-Mercedes0
14Sebastian VettelALERBR-Renault0
15Robert KubicaPOLBMW Sauber0
16Kimi RaikkonenFINFerrari0
17Felipe MassaBRAFerrari0
18Nelsinho PiquetBRARenault0
19Kazuki NakajimaJAPWilliams-Toyota0
20Heikki KovalainenFINMcLaren-Mercedes0

Mundial de construtores

PosiçãoEquipePontos
1Brawn-Mercedes25
2Toyota16
3BMW Sauber4
4Renault4
5Williams-Toyota3,5
6STR-Ferrari3
7RBR-Renault1,5
8McLaren-Mercedes1
9Force India-Mercedes0
10Ferrari0

Selfmade Ferrari F1 Wheel

Depois do BMW F1 Wheel para o Logitech G25, Leopoldo produziu uma réplica funcional do volante do Ferrari F2008. Todos os botões são funcionais.


Os difusores da Brawn GP, em vídeo

Estes vídeos explicam o difusor e a aerodinâmica do BGP001, carro da Brawn GP da temporada de 2009 da Fórmula 1.