Memórias do Chumbo: O Futebol nos Tempos do Condor - Episódio 4: Chile


A série "Memórias do Chumbo: O Futebol nos Tempos do Condor", produzida e dirigida pelo repórter e comentarista dos canais ESPN Lúcio de Castro, é uma profunda investigação sobre as relações entre o futebol e as ditaduras militares do continente sul-americano nas décadas de 1960, 1970 e 1980, em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

O documentário teve reconhecimento internacional e recebeu o Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, em Medellín, na Colômbia. O programa também foi finalista do prêmio Esso de Jornalismo de 2013, e foi selecionado para o Cinefoot de 2013, Festival de Cinema de Havana, e para o festival de Filmes Esportivos de Milão.

Roteiro: Lúcio de Castro
Fotografia: Rosemberg Faria, Luiz Ribeiro
Montagem: Fábio Calamari, Alexandre Valim, Andrei Oliveira
Produção: Lúcio de Castro
Trilha Musical: Fábio Calamari
Arte: Stela Spironelli
Elenco: Luis Alberto Volpe (narração), Carlos Caszely

Confira os outros episódios da série:

Episódio 1: Brasil
Episódio 2: Uruguai
Episódio 3: Argentina
Episódio 4: Chile

Veja o salto de Felix Baumgartner do ponto de vista das câmeras instaladas em seu equipamento


Em 14 de outubro de 2012, Felix Baumgartner subiu 39.044 metros a bordo do Red Bull Stratos, cápsula espacial movida por balão estratosférico, e saltou desta altura para quebrar três recordes mundiais e ultrapassar a velocidade do som em queda livre.

Agora, você pode acompanhar o trajeto de Felix até a Terra através das imagens registradas pelas câmeras instaladas ao redor de seu corpo. Ouça a comunicação via rádio, acompanhe a velocidade atingida e a rapidez com que o austríaco volta ao chão.

Rothe Motorsport Volkswagen Golf R - Sachsenring - Guido Naumann - Onboard


2014 Rolex 24 At Daytona - 2014 Chevrolet Corvette C7.R - Tommy Milner - Helmet Cam Onboard


Renato Bellote dirige o Volkswagen Gol GTI 16V


Renault Energy F1-2014 engine 3D animation


F1 SET TO BE ENERGISED IN 2014

- FIA Formula One World Championship set to welcome most radical technical changes in the history of the sport in 2014
- Cars will be powered by highly sophisticated Power Units combining turbocharged internal combustion engines and potent energy recovery systems harvesting energy from exhaust and braking
- Over the course of the lap, cars will be powered by traditional fuel and electrical energy
- Double restrictions on fuel flow and mass will make the Power Units amongst the most fuel efficient engines in the world
- Renault's Energy F1-2014 Power Unit developed at its state of the art facility at Viry-Châtillon, France is ready for the challenge
- The new generation Power Unit named Energy F1 to reflect synergies with the pioneering fuel efficient Energy engine range used in Renault road cars, which maintain or improve driving pleasure, vitality and acceleration with downsized engines to achieve lower fuel consumption and CO2 emissions

This year, the FIA Formula One World Championship is set for a raft of radical technical regulation changes. From 2014 onwards, the cars will be powered by avant-garde powertrain technology, with a powerful turbocharged internal combustion engine coupled to sophisticated energy recovery systems.

Power output will be boosted to levels not seen in the sport in over five years, however, two types of energy will propel the cars. The internal combustion engine will produce power through consumption of traditional carbon-based fuel, while electrical energy will be harvested from exhaust and braking by two motor generator units. The two systems will work in harmony, with teams and drivers balancing the use of the two types of energy throughout the race.

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