Em dezembro de 2010, o Brasil presenciou um acontecimento histórico: com 195 milhões de celulares ativos, era o primeiro mês onde existiam mais celulares ativos do que população em nosso país. Fato que foi bem comentado na época, mas que poucos gestores de marca perceberam. Em dezembro de 2011, o Brasil fechou o ano com 250 milhões de celulares ativos. Um crescimento de 55 milhões de aparelhos em um ano e aproximadamente mais de 60 milhões de celulares a mais do que população.
É completamente errado afirmar que existe um celular por habitante, pois entre os 195 milhões de pessoas no país, temos desde recém nascidos, com uma hora de vida, até idosos, passando dos cem anos. Mas o número de celulares, passando dos 260 milhões já em fevereiro de 2012, deve ser levado em conta, ainda mais quando uma marca está pensando em entrar na Internet.
Infelizmente, ainda temos marcas que estão pensando em entrar em um meio de comunicação que impacta 90 milhões de pessoas, que influi mais em compras do que a TV, onde abre-se portas para relacionamento e interação. Hoje, pensar em Internet sem pensar no mobile é dar um tiro no pé.
Uma recente pesquisa do Portal Mundo do Marketing mostra que, em 2011, o número de smartphones vendidos foi 179% maior que em 2010. Um número considerável, pois estima-se que hoje smartphones representem cerca de 45 milhões de aparelhos no Brasil.
Agora vem a pergunta: alguém compra um smartphone por que ele é mais bonito? Não! As pessoas compram para poder usar diversos serviços, entre os quais, a Internet, aliás, acredita-se que 99% das pessoas que compram um smartphone estão pensando em como usar a Internet, principalmente as redes sociais, já que só o Facebook tem 40% dos seus posts feitos pelo mobile.
O profissional de planejamento estratégico digital precisa estar atento a tudo isso. Cada vez mais, pesquisas mostram que as pessoas estão usando o celular para tudo. Saímos de casa sem a carteira, mas não sem o celular. Em breve isso será comum, pois pagaremos contas por tecnologias diferenciadas baseadas no celular. Compraremos ingressos para cinema, teatro, futebol, entre outras coisas, pelo celular. Alguém pode dizer que isso já existe, claro, com código de barra, mas e a compra por código enviado por SMS? Está chegando, calma!
Quando vamos planejar para uma marca, precisamos entender o seu perfil e seus consumidores: como agem, como interagem. As pessoas estão interagindo muito via celular e o smartphone é objeto de desejo. Nem tanto o iPhone, mas o Galaxy S, LG, Motorola e Blackberry. Diversas marcas estão oferecendo smartphones cada vez mais potentes. O 4G, promessa de web mais rápida, está chegando. As pessoas vão consumir mais mídia e conteúdo pelo celular e de forma mais rápida e em qualquer lugar.
E por que a sua marca ainda está fora do mobile? Medo? Não sabe como fazer? Não entende o mercado? Simples, pesquise, pergunte, avalie, questione seu consumidor! Veja o que ele quer. Use o Google Analytics do seu site e veja as páginas mais visitadas. Começa aí uma estratégia mobile. Depois o relacionamento com seu consumidor vai fazer esse projeto crescer e com lucros!
iMasters
O futuro das marcas está no mobile marketing
Publicado: terça-feira, 16 de outubro de 2012 às 08:24
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Carro de rali para em telhado de casa
A supresa surgiu quando ele abriu a porta para sair do carro: ele estava em cima de uma casa!
Tags:
Automobilismo,
Carros,
Intercontinental Rally Challenge,
Juho Ville Matias Hänninen,
Rally,
Skoda
Publicado: segunda-feira, 15 de outubro de 2012 às 19:50
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Everyone must have something in life it can rely on. Volkswagen Golf GTi.
Publicado: segunda-feira, 15 de outubro de 2012 às 17:04
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Top Gear: Renault Mégane Sport Hatch vs. Vauxhall Astra VXR vs. Volkswagen Golf GTi Mark V
Tags:
British Broadcasting Corporation (BBC),
Carros,
Jeremy Charles Robert Clarkson,
Renault,
Televisão,
Top Gear,
Top Gear UK,
Vauxhall,
Volkswagen,
VXR
Publicado: segunda-feira, 15 de outubro de 2012 às 12:08
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Paris Mondial de l'Automobile 2012 Highlights
Audi S3
Bentley Continental GT3 concept
BMW Stand
Ferrari Enzo Replacement
Ferrari F12 Berlinetta
Ford Fiesta
Ford Mondeo
Jaguar F-Type
Lamborghini Gallardo LP 560-4
Land Rover Range Rover
Mazda Mazda6
McLaren P1
Mercedes-Benz CLS 63 AMG Shooting Brake
Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Electric Drive
MINI Cooper John Cooper Works GP, MINI Paceman
Peugeot 208 GTi
Peugeot 208 R5 Rally Car
Porsche 911 Carrera 4 and 911 Carrera 4S
Porsche Panamera Sport Turismo concept
Renault Clio
SEAT Leon
Volkswagen Golf GTi
The most beautiful girls
Tags:
Audi,
Bentley,
BMW,
Carros,
Ferrari,
Ford,
Jaguar,
Lamborghini,
Land Rover,
Mazda,
McLaren,
Mercedes-Benz,
MINI,
Paris Motor Show,
Peugeot,
Porsche,
Renault,
SEAT,
Volkswagen
Publicado: segunda-feira, 15 de outubro de 2012 às 08:30
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Ford T mais antigo do mundo vai a leilão
Publicado: domingo, 14 de outubro de 2012 às 20:31
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Assinar:
Postagens (Atom)