O futuro das marcas está no mobile marketing

Em dezembro de 2010, o Brasil presenciou um acontecimento histórico: com 195 milhões de celulares ativos, era o primeiro mês onde existiam mais celulares ativos do que população em nosso país. Fato que foi bem comentado na época, mas que poucos gestores de marca perceberam. Em dezembro de 2011, o Brasil fechou o ano com 250 milhões de celulares ativos. Um crescimento de 55 milhões de aparelhos em um ano e aproximadamente mais de 60 milhões de celulares a mais do que população.

É completamente errado afirmar que existe um celular por habitante, pois entre os 195 milhões de pessoas no país, temos desde recém nascidos, com uma hora de vida, até idosos, passando dos cem anos. Mas o número de celulares, passando dos 260 milhões já em fevereiro de 2012, deve ser levado em conta, ainda mais quando uma marca está pensando em entrar na Internet.

Infelizmente, ainda temos marcas que estão pensando em entrar em um meio de comunicação que impacta 90 milhões de pessoas, que influi mais em compras do que a TV, onde abre-se portas para relacionamento e interação. Hoje, pensar em Internet sem pensar no mobile é dar um tiro no pé.

Uma recente pesquisa do Portal Mundo do Marketing mostra que, em 2011, o número de smartphones vendidos foi 179% maior que em 2010. Um número considerável, pois estima-se que hoje smartphones representem cerca de 45 milhões de aparelhos no Brasil.

Agora vem a pergunta: alguém compra um smartphone por que ele é mais bonito? Não! As pessoas compram para poder usar diversos serviços, entre os quais, a Internet, aliás, acredita-se que 99% das pessoas que compram um smartphone estão pensando em como usar a Internet, principalmente as redes sociais, já que só o Facebook tem 40% dos seus posts feitos pelo mobile.

O profissional de planejamento estratégico digital precisa estar atento a tudo isso. Cada vez mais, pesquisas mostram que as pessoas estão usando o celular para tudo. Saímos de casa sem a carteira, mas não sem o celular. Em breve isso será comum, pois pagaremos contas por tecnologias diferenciadas baseadas no celular. Compraremos ingressos para cinema, teatro, futebol, entre outras coisas, pelo celular. Alguém pode dizer que isso já existe, claro, com código de barra, mas e a compra por código enviado por SMS? Está chegando, calma!

Quando vamos planejar para uma marca, precisamos entender o seu perfil e seus consumidores: como agem, como interagem. As pessoas estão interagindo muito via celular e o smartphone é objeto de desejo. Nem tanto o iPhone, mas o Galaxy S, LG, Motorola e Blackberry. Diversas marcas estão oferecendo smartphones cada vez mais potentes. O 4G, promessa de web mais rápida, está chegando. As pessoas vão consumir mais mídia e conteúdo pelo celular e de forma mais rápida e em qualquer lugar.

E por que a sua marca ainda está fora do mobile? Medo? Não sabe como fazer? Não entende o mercado? Simples, pesquise, pergunte, avalie, questione seu consumidor! Veja o que ele quer. Use o Google Analytics do seu site e veja as páginas mais visitadas. Começa aí uma estratégia mobile. Depois o relacionamento com seu consumidor vai fazer esse projeto crescer e com lucros!

iMasters

Carro de rali para em telhado de casa

Juho Hanninen parking a rally car ON a garage
No quarto estágio do Rali de Sanremo, válido pela Intercontinental Rally Challenge, o piloto finlandês Juho Hänninen perde o controle de seu Skoda, sai da pista e capota até parar em um ligar firme.

A supresa surgiu quando ele abriu a porta para sair do carro: ele estava em cima de uma casa!

Everyone must have something in life it can rely on. Volkswagen Golf GTi.


Top Gear: Renault Mégane Sport Hatch vs. Vauxhall Astra VXR vs. Volkswagen Golf GTi Mark V


Paris Mondial de l'Automobile 2012 Highlights


Audi S3






Bentley Continental GT3 concept








BMW Stand




Ferrari Enzo Replacement




Ferrari F12 Berlinetta




Ford Fiesta




Ford Mondeo




Jaguar F-Type










Lamborghini Gallardo LP 560-4










Land Rover Range Rover








Mazda Mazda6




McLaren P1












Mercedes-Benz CLS 63 AMG Shooting Brake




Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Electric Drive






MINI Cooper John Cooper Works GP, MINI Paceman








Peugeot 208 GTi




Peugeot 208 R5 Rally Car






Porsche 911 Carrera 4 and 911 Carrera 4S




Porsche Panamera Sport Turismo concept










Renault Clio






SEAT Leon




Volkswagen Golf GTi












The most beautiful girls


Ford T mais antigo do mundo vai a leilão

Ford T mais antigo do mundo
O Ford modelo T mais antigo do mundo, fabricado em 1903, vai ser vendido na casa de leilões RM Auctions a quem der o maior lance. O leilão acontecerá esta semana, e o valor final deve ficar entre 300 mil e 500 mil dólares.
Ford T mais antigo do mundo
O carro possui 109 anos, é a unidade mais antiga, e recebeu certificado oficial do governo americano. O veículo teve apenas cinco donos, o primeiro foi o americano Herbert L. McNary, um fabricante de manteiga, que pagou 800 pelo carro, mais 30 dólares pelos opcionais.
Ford T mais antigo do mundo
O Ford T passou pelas mãos dos descendentes da família McNary e precisou apenas de uma restauração, em 2007, para receber um novo motor, idêntico ao original, um dois cilindros, com 1.668 cc de capacidade cúbica e 8 CV de potência, com transmissão de duas marchas para frente e uma à ré. A velocidade máxima é em torno de 45 km/h. Foram fabricadas 1.750 unidades deste modelo.