Rockingham Motor Speedway - Lamborghini LP550-2 Valentino Balboni - Onboard



Microsoft apresenta mouses com suporte para multitoque

A equipe do Microsoft Research apresentou diversos protótipos de mouses com suporte para multitoque. Eles usam métodos diferentes para a detecção de toques e parecem ser bem confortáveis.

O protótipo com o design mais "diferente" é o Arty. Ele tem dois braços articulados e na ponta de cada um deles está um sensor ótico. O "Side Mouse" não utiliza botões e detecta os toques dos dedos na mesa imediatamente na frente do descanso da palma da mão (a parte curvada em cima dele).

Outros protótipos apresentados incluem o FTIR, Orb Mouse e o Cap Mouse, que utilizam uma câmera interna, uma câmera infravermelha e um sistema de detecção capacitivo, respectivamente.


Jump for joy. Joy is BMW.





Uma imagem




Kate`s Dirty Sister, a "irmã depravada" de Kate, assim apelidado o Red Bull Racing RB5 de Sebastian Vettel. Kate foi o nome dado pelo piloto alemão ao Scuderia Toro Rosso STR3, carro pilotado por ele em 2008.

Rockingham Motor Speedway - Jaguar XFR - Onboard



Câmbio de dupla embreagem: como funciona


A transmissão com embreagem dupla foi inventada antes da Segunda Guerra Mundial, pelo francês Adolphe Kégresse. Tem funcionamento semiautomático, com duas embreagens concêntricas e independentes, uma para as marchas pares e outra para as ímpares. Enquanto uma marcha está em uso, a anterior e a posterior já estão engatadas.

Assim, a troca pode ser feita sem interrupção da aceleração, com uma das embreagens sendo conectada e a outra desconectada simultaneamente, o que permite rapidez de troca de marchas, sendo mais veloz que o câmbio de um Fórmula 1.

Apesar da aparência e no modo de uso o sistema ser bem parecido com uma transmissão automática, na verdade ele é um câmbio automatizado (robotizado). O atual Bugatti Veyron a utiliza, mas os Porsche 956 e 962, nos anos 80, já os usaram nas 24 Horas de Le Mans.

O sistema mais conhecido é o DSG (Direct-Shift Gearbox), desenvolvido pela BorgWarn, e fornecido inicialmente para a Volkswagen, depois para os carros de suas subsidiárias, como a Audi. Há também o PDK (Porsche Doppelkupplung), desenvolvido pela Porsche, e o PowerShift, de propriedade da Ford.