Porsche considera incursar na F1 novamente

Matthias Müller, Chief Executive Officer da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart
Outro rumor que surgiu no Paris Motor Show 2010 é que a Porsche pode voltar ao grid da Fórmula 1. A informação é do CEO da marca de Stuttgart, Matthias Müller, que disse que considera uma volta à categoria máxima do automobilismo em 2013, usando a própria marca Porsche ou a Audi, ambas do grupo Volkswagen.

As palavras de Müller foram resposta a uma pergunta feita a ele a respeito da hipótese das marcas Porsche e Audi competirem entre si na Le Mans Series. "Nós não gostamos de ambas as marcas disputando na LMP1, isto não é tão divertido quanto parece. Assim, temos que discutir se ele faz mais sentido para uma das marcas para entrar na LMP1, e uma das outras marcas na Fórmula 1. Teremos uma mesa-redonda para discutir os prós e contras", disse Matthias.

No entanto, o CEO da Audi, Wolfgang Ullrich, disse que Audi e F1 "não combinam". A última vez que a Porsche esteve na Fórmula 1 foi em 1991, quando fornecia propulsores para a Footwork. Matthias Müller também disse que a Volkswagen considera uma incursão na NASCAR, após conversas com a cúpula da categoria mais famosa dos Estados Unidos, já na próxima temporada.

As receitas da Porsche subiram 18%, totalizando 7,8 bilhões de euros no último exercício financeiro. "A Porsche continuará a tendência positiva no atual ano fiscal", confirmou o diretor-executivo Michael Macht.

2010 Nissan 370Z


Uma imagem

Fritz da Oktoberfest no cockpit de um Fórmula 3
Ei, Fritz, espera, você esqueceu o capacete!

A aplicação da logística reversa no e-commerce

Um dos assuntos mais críticos em uma operação de comércio eletrônico é a logística. Existe todo um esforço para que o produto chegue ao cliente no tempo e da forma esperados, mas, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode desistir da compra e solicitar a devolução da mercadoria dentro de um prazo de sete dias, e é neste momento que a logística reversa será testada. Não se pode tornar o ato de devolver um produto um verdadeiro martírio para nosso cliente. Observe as etapas abaixo e veja se sua loja está preparada:

Crie uma "Política para Devolução de Produtos"

Mostre a seu cliente que ele possui o direito de devolver a mercadoria e como funciona todo o processo; deixe claros os aspectos da coleta, da devolução do dinheiro, da troca por outra mercadoria, de problemas com defeito e garantia, das formas de comunicação e outras questões pertinentes ao seu negócio.

Meios de comunicação

Deixe um telefone disponível para esse atendimento, de preferência, um 0800. Crie um formulário online e gere um número de protocolo para que o cliente possa rastrear o andamento da solicitação.

Operador logístico

Cuide para que seu operador logístico, responsável pelo contato direto com o cliente que está devolvendo o produto, trate-o com a devida excelência que lhe vem sendo dispensada por toda a cadeia de vendas.

Faça com que sua empresa parceira conheça a sua política de devolução, esteja conectada ao sistema de rastreamento e utilize uma embalagem de retorno para seu produto.

Gerenciamento das devoluções

- Gerencie as informações de devolução e saiba os motivos, os produtos mais devolvidos, a época do ano com mais devoluções e outras métricas importantes para o seu negócio.

- Acompanhe o atendimento pós-devolução e não deixe que seu cliente tenha dúvidas sobre o desfecho da situação.

- Defina o destino do produto devolvido: revender, descartar, reciclar, retornar ao fornecedor ou outros.

Existem várias estratégias para diminuir o custo dessa operação de logística reversa, uma delas é decidir a forma de coleta do produto. Há três tipos de coleta que podem te dar uma direção na hora de montar um plano:

Coleta no local: este é o tipo de coleta mais utilizado, porém, pode gerar mais custos. Consiste em se gerar uma ordem de coleta no sistema. Para isso, você deve ter acesso a algum sistema. O agente coletor faz visitas no endereço do cliente até encontrá-lo para coletar o produto.

Coleta no local com hora marcada: a diferença deste item para o primeiro é que, aqui, o cliente pode marcar um horário para atender o agente coletor.

Pontos de entrega: este tipo de coleta é muito interessante para a empresa, mas não tanto para o cliente que, se quiser devolver o produto comprado, deve levá-lo até um posto onde será atendido e o processo terá seu início. Para facilitar a vida do seu cliente, você deve oferecer muitos postos de atendimento espalhados pela cidade, como por exemplo os Correios.

Logística reversa simultânea

No caso de uma devolução para troca de produtos, você pode aplicar esta modalidade: a retirada do produto indesejado, com defeito ou com problema de cor, por exemplo, é feita no ato da entrega do novo.

Esse é um assunto muito vasto, este texto deve ter chamado a sua atenção para tratá-lo com a devida importância. Além de a devolução do produto ser garantida por lei, é mais um ponto onde sua empresa pode encantar o cliente e até reverter um caso de insatisfação. Se quiser um modelo de "Política de Devolução", acesse o link ifed.com.br/politica.htm e boa sorte!

iMasters

2011 Honda CR-Z


A logística da F1 no oriente


Quando a Fórmula 1 tem de ir à Ásia, as equipes precisam carregar algumas centenas de toneladas de carga. Um calendário de entregas próximo do ideal, estratégias de logística quase perfeitas e um competente know how sobre as terras asiáticas são essenciais.