Confira a exibição na íntegra do Grande Prêmio de San Marino de 1994 pela emissora espanhola Telecinco

The last lap of Senna Video Thumbnail
Mesmo tanto tempo depois de Ayrton Senna da Silva ter deixado a biosfera de maneira trágica, ainda há conteúdo inédito para muitos, e só agora, graças à internet e à tecnologia, está sendo disponibilizado para a apreciação de todos.

Um destes exemplos é a exibição completa do Grande Prêmio de San Marino, válido pela temporada 1994, que ficou marcado como o mais danoso para o automobilismo mundial, por razões que todos consideram óbvios.

No entanto, vale a pena ser visto, até pela possibilidade de visualizar pela ótica de diferentes emissoras ao redor do mundo como foram as mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna.

Na Espanha, a transmissão oficial da Fórmula 1 cabia à emissora Telecinco. Antes do início do Grande Prêmio de San Marino, o narrador fez questão de salientar que, em 1994, algumas assistências eletrônicas foram proibidas, como o controle de tração e a suspensão ativa, o que deixou os carros, com potência por volta de 800 CV, mais ariscos, especialmente os da equipe Williams, onde Ayrton Senna era recém-chegado.
Apesar do peso do clima de um final de semana terrível, Angel Marco e Gonzalo Serrano, que estavam a cabo da transmissão da corrida, estavam otimistas num futuro melhor para a categoria, já que, desde Elio de Angelis, havia oito anos que nenhum piloto morria no exercício de sua atividade na Fórmula 1... até acontecerem os acidentes fatais de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna.

Não se sabe se o momento da colisão de Ayrton Senna com o muro na saída da curva Tamburello foi cortado pela transmissão oficial da FIA ou pelo usuário que fez o envio deste vídeo ao YouTube. A primeira hipótese é pouco provável, pois o resto do mundo, inclusive os brasileiros, pôde assistir ao acidente sem cortes. Talvez tenha sido apenas um fato isolado aos espanhóis.

Veja também como foi a transmissão da corrida por parte da emissora argentina Telefe.

Postar um comentário