Um destes exemplos é a exibição completa do Grande Prêmio de San Marino, válido pela temporada 1994, que ficou marcado como o mais danoso para o automobilismo mundial, por razões que todos consideram óbvios.
No entanto, vale a pena ser visto, até pela possibilidade de visualizar pela ótica de diferentes emissoras ao redor do mundo como foram as mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna.
Logo no início, você já pode perceber que não se trata de uma transmissão ao vivo, mas de uma exibição em VT (vídeo-tape), uma reprise, ou em diferido, como se fala em Portugal e em países cujo idioma predominante é o espanhol. Já a transmissão ao vivo é atribuída pelos habitantes destes locais como "em direto".
Para quem não é argentino ou não assistiu à televisão naquele dia, sendo esta última hipótese bastante improvável, é preciso se colocar no contexto do momento.
O dia primeiro de maio de 1994 era um domingo bastante chuvoso em Buenos Aires. Talvez por a Telefe não poder receber o sinal de satélite pela manhã, uma hipótese que considero bastante improvável, já que o vídeo da corrida foi recebido pela emissora e disponibilizado mais tarde, mas não totalmente descartável, pois há comentários no vídeo que relatam que a corrida foi transmitida ao vivo para o restante do país.
Outro fato que pode corroborar o motivo de a corrida ter sido exibida em diferido é a emissora ter priorizado a transmissão do Campeonato Italiano, esta, sim, uma hipótese plausível, pelos motivos de, na época, haverem vários jogadores argentinos que disputavam a competição, e, assim como vários países faziam ao redor do mundo, a Argentina considerar o Dia do Trabalho uma data sagrada, por isso, as competições de futebol no país não realizavam partidas neste dia, assim, ou as antecipavam para o dia anterior, ou organizavam o calendário de forma a distribuí-las durante a temporada.
Assim, restava a quem acompanhava com assiduidade a Fórmula 1 na Argentina recorrer às emissoras de televisão por assinatura ou às de rádio que transmitiam a categoria máxima do automobilismo. Então, antes da Telefe exibir o Grande Prêmio de San Marino daquele ano em reprise, muitos já sabiam do terrível acidente que Ayrton Senna sofreu e de sua condição crítica no hospital Maggiore, em Bologna, onde estava internado.
Mesmo com o Grande Prêmio sendo exibido em reprise, havia um link ao vivo, diretamente da Itália, onde Felipe Mc Gough fazia uma participação especial, a fim de poder reportar com instantaneidade novos fatos a respeito das condições de Ayrton Senna.
Veja também como foi a transmissão da corrida por parte da emissora espanhola Telecinco.

Postar um comentário