How a F1 driver does an installation lap


Durante os treinos livres das sextas-feiras de Grandes Prêmios, os pilotos realizam as chamadas "voltas de instalação". Mas por que se chamam assim?

Nico Rosberg mostra a nós o que ele faz, através de uma câmera onboard, durante um dia de testes, no Circuito de Jerez de la Frontera, e o engenheiro do piloto conta maiores detalhes.

00:50 O piloto dá o sinal "Ligue o Motor", levantando dois dedos ao mesmo tempo: um deles quer dizer "Ignição", e o outro, "Partida"

01:12 O piloto engata a primeira marcha e solta a embreagem

01:18 O piloto emite o comando "Data Zero", o que permite que os engenheiros comecem a gravar os dados da telemetria antes do carro ir à pista

01:31 O piloto pressiona o botão "Pit Limiter" duas vezes, para confirmar que o limitador de velocidade está acionado

01:33 Este número, no lado direito do painel do volante, indica a velocidade do carro

01:38 Primeira checagem do rádio no final do pitlane

01:43 Limitador de velocidade desligado

01:45 O piloto "sincroniza" a caixa de câmbio. Como é a primeira vez que o carro está andando, a caixa de marcas precisa "descobrir" a relação configurada. Quando este processo estiver completado, o engenheiro confirmará a informação, enviando o sinal "Gears Are Learnt" pelo rádio

01:56 O piloto aciona o KERS para verificar o funcionamento das baterias. Durante o uso do sistema, a porcentagem de carga é mostrada no visor, ao lado do indicador de marcha

02:23 O piloto realiza uma aceleração em marcha alta, para que os engenheiros possam verificar como o motor reage ao subir do giro mais baixo ao mais alto rapidamente

02:30 O piloto pressiona o botão do DRS para verificar se a asa móvel está funcionando

02:32 O painel mostra ao piloto a distribuição de frenagem atual, e o piloto muda esta configuração com uma alavanca no lado esquerdo do cockpit

02:43 O piloto aciona o DRS

02:52 O piloto aciona o KERS

03:04 O piloto aciona o DRS

03:13 O piloto aperta o botão "Pit Confirm"

03:16 Confirma novamente de forma rápida, pressionando o botão sem falar pelo rádio. O som do motor serve de confirmação aos engenheiros de que o piloto está voltando ao pitlane

03:20 Nico Rosberg acena para Lewis Hamilton

03:25 O piloto aciona o limitador de velocidade

03:29 O piloto aperta o botão que coloca a caixa de câmbio em ponto morto

03:33 O piloto aciona a embreagem e aperta o botão BPF (Bite Point Find), que é o mecanismo que checa e calibra a posição da embreagem quando é acionada

03:37 O piloto aciona o botão de ponto morto novamente

03:38 O piloto coloca o modo RS (Race Start) em "ligado" e desliga o motor

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