O primeiro filme, "Dr. No", tinha um orçamento muito baixo, perto de um milhão de dólares. Por isso, o agente secreto usou um simples Sunbeam Alpine sem modificações, e foi apenas perseguido brevemente por um carro dos anos 1940, que sai da estrada e explode. E isso é tudo.
Além disso, os produtores do filme escreveram uma carta à Sunbeam Motor Company, dizendo que estavam chateados por não receberem um carro de graça, e que tiveram que alugar um, pela soma consideravel de 36 centavos por dia.
Contudo, tanto "Dr. No" como "From Russia With Love" foram um grande sucesso de bilheteria e crítica, com isso, a produção estava autorizada a gastar os tubos no próximo filme, "Goldfinger". Foi aí que apareceu o que se tornaria a marca registrada de James Bond.
No filme "You Only Live Twice", o carro de James foi um Toyota 2000 GT. Era um carro novo, uma produção em conjunto entre a Toyota e a Yamaha. Quando a unidade que foi enviada do Japão chegou à Inglaterra, descobriram um problema: Sean Connery era tão alto que não coube no carro.
Em "Os Diamantes São Eternos", há uma das acrobacias mais famosas da série, com o James Bond entrando em um beco apenas sobre duas rodas. Este também foi um dos erros mais primários, pois ele saiu sobre as outras duas rodas.
Este erro aconteceu porque Guy Hamilton filmou a cena do carro entrando no beco e voltou à Inglaterra, deixando Albert Romolo "Cubby" Broccoli encarregado de continuar a filmagem. Três semanas depois, Cubby disse: "aí está sua maldita cena". Guy disse: "temos que fazer de novo". Eis que Broccoli disse: "mas nem @%#$!".
Em "Diamonds Are Forever", uma perseguição incomum envolveu James Bond, dirigindo um ônibus de de dois andares, contra os policiais. Apesar do treinamento de Roger Moore, foi necessário um dublê para as sequências de acrobacias... e foi recrutado um motorista de ônibus londrino de verdade!
Robert Craig "Evel" Knievel, Jr. seria o responsável pela manobra. O carro seria adaptado, com um volante na parte central do habitáculo, para maior distribuição de peso, e tinha que atingir por volta de 80 km/h de velocidade. No entanto, o norte-americano teve que voltar às pressas para sua terra natal, por causa de sua ex-esposa.
Aí, o piloto de acrobacias Loren "Bumps" Willard disse: "tudo bem, eu faço". Ele nunca havia feito isso antes, mesmo assim, conseguiu em uma só tomada. Cubby Broccoli deu-lhe um bolo de notas de cem dólares como pagamento. Aí o piloto disse: "posso fazer de novo?".
Ainda havia a cena em que Scaramanga foge com um carro voador. Para isso, foi amarrado um avião Cessna AVE Mizar em um Ford Pinto. No entanto, pouco antes das filmagens começarem, os dois inventores do AVE estavam num vôo de rotina com sua criação, quando a parte do veículo que correspondia ao avião se soltou, e eles morreram na queda. Os produtores optaram pela segurança de uma miniatura do carro voador.
Nos anos 1970, Don McCloughlin era o diretor de relações públicas da Lotus. Quando ouviu de amigos em Pinewood que os produtores queriam um carro novo para o próximo filme, ele naturalmente queria que fosse um Lotus. O problema era que, como era a franquia de maior sucesso no mundo, todos lutavam para terem seus produtos num filme de Bond.
Don decidiu que o único jeito de convencer os produtores, ao invés de implorar a eles, era fazê-los implorarem a ele. Então, um dia, ele apareceu em Pinewood num protótipo do Esprit. O carro ainda nem estava à venda. Ele cobriu cada parte do carro: o velocímetro, o volante, a manopla do câmbio, tudo que tinha a palavra "Lotus". Então, deixou o carro na frente do escritório dos produtores, e saiu para ver um amigo no outro lado da via.
Quando os figurões saíram para almoçar, viram este carro, e imediatamente o rodearam, mas não sabiam de que modelo se tratava. Então, Don apareceu, atravessou a multidão, e evitou responder qualquer pergunta. Simplesmente entrou no carro e foi embora.
Sua tática de deixar os produtores desesperados por descobrir que carro era aquele, e que fossem atrás dele, deu certo. Quando a equipe começou a filmar a perseguição na Sardenha, o dublê não conseguia fazer o Lotus andar no limite, pois ele tinha muita aderência. Coube a Roger Becker, empregado da Lotus, que entregou o Esprit no local de filmagem, filmar as cenas de perseguição na Sardenha.
Já em "GoldenEye", 007 perdeu seu Aston Martin, e pela primeira vez, dirigiu um BMW, um modelo Z3, que apareceu no filme em apenas dois minutos. Em "The World Is Not Enough", Bond teve um Z8, que andou por 15 metros, lançou um foguete, e foi cortado ao meio.
E então, quando novamente esteve a bordo de um Aston Martin, entrou numa perseguição contra uma Ferrari 355, uma das macchinas modernas com melhor dirigibilidade, mas Bond, num Aston Martin trinta anos mais velho, de algum modo, conseguia acompanhá-la por alguns trechos.
Em "Die Another Day", a ordem foi restaurada. Bond fez bom uso de um Aston Martin Vanquish, numa perseguição espetacular, em um lago congelado na Islândia. Além disso, o carro tinha o poder de ficar invisível.
O 1º filme de Daniel Craig, "Casino Royale", marcou o início de uma nova era, de ação mais dura e realística. O Aston Martin DBS é tão estável que não conseguiam fazê-lo capotar na cena em que 007 desvia de Vesper Lynd, garota que James encontra de repente, amarrada e deitada na estrada.
A perseguição inicial de "Skyfall" começa nas ruas de Istambul, com um bandido num Audi A5, sendo perseguido por Bond em um Land Rover Defender. Ben Collins, ex-Stig branco, foi o piloto dublê do veículo aventureiro. A perseguição continua em motocicletas. Robbie Maddison foi o piloto dublê de Daniel Craig nestas cenas. O Aston Martin DB5, de volta às mãos de James Bond, daria um toque retrò a "Skyfall".
Confira os outros episódios da série:
Parte 1 - O Início
Parte 2 - Cinema
Parte 3 - Os Carros
Parte 4 - Dr. No
Parte 5 - From Russia With Love
Parte 6 - Goldfinger
Parte 7 - Thunderball
Parte 8 - You Only Live Twice
Parte 9 - On Her Majesty's Secret Service
Parte 10 - Diamonds Are Forever
Parte 11 - Live And Let Die
Parte 12 - The Man With The Golden Gun
Parte 13 - The Spy Who Loved Me
Parte 14 - Moonraker
Parte 15 - For Your Eyes Only
Parte 16 - Octopussy
Parte 17 - A View To A Kill
Parte 18 - The Living Daylights
Parte 19 - Licence To Kill
Parte 20 - GoldenEye
Parte 21 - Tomorrow Never Dies
Parte 22 - The World Is Not Enough
Parte 23 - Die Another Day
Parte 24 - Casino Royale
Parte 25 - Quantum Of Solace
Parte 26 - Skyfall
Parte 27 - Top Gear Special: 50 Years Of Bond Cars
Parte 28 - Programa Volante: Especial da SIC
Parte 29 - Fifth Gear Special: James Bond Cars
Parte 30 - Hunt, James Hunt
Parte 31 - Batido, não mexido
Parte 32 - Quem faria parte de seu filme?
Parte 33 - Seja o agente secreto 007
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