Review de CD - Omega - Asia

Para esse lançamento de 2010, foi mantida a formação clássica – com a coexistência do outro Asia, que virou a banda GPS, do ex vocalista John Payne – e nesse quesito não há nenhuma surpresa, com um entrosamento ainda maior resultando em um trabalho talvez ligeiramente melhor do que seu antecessor "Phoenix", que já contava com tal line-up.

Em relação às faixas, "Finger of the Trigger" é uma boa abertura, animada e que tende mais ao hard rock. "Holy War" parece manter a mesma vivacidade, mas acaba sendo mais reflexiva. "Emily" e "Ever Yours" têm uma linda cadência, com ótima condução do vocalista, assim como em "I’m Still The Same". Já "Listen, Children" tem o conjunto de vozes e o jogo entre as cordas como diferenciais, enquanto "Light The Way" traz certa modernidade e acentua um pouco o lado prog da banda, presente também em "There Was a Time" e seu belo andamento. No sentido oposto ao contemporâneo, "I Believe" retoma um ASIA mais clássico.

Ouvindo na internet, também é excelente, embora diferente, a pegada mais blues de "Drop a Stone", lançada apenas na versão japonesa, o que considero um erro por ser tratar de uma faixa muito interessante.

No geral, um bom disco dos veteranos do ASIA. Ao ouvir "Omega" é clara a sensação de que as músicas nasceram organicamente e de modo prazeroso. Tudo é muito bem encaixado e fluido. Mais uma vez, embora soe datado, o ASIA continua fazendo muito bem seu rock tradicional, labiríntico e muito bem trabalhado, apesar de se mostrar menos perceptivelmente progressivo. "Omega" – e o ASIA em geral – é um CD para ser ouvido até mesmo por quem não gosta do rock mais pesado, pela suavidade e elegância dos instrumentos, mas é, principalmente, recomendado aos amantes desse AOR carismático dos britânicos.

Integrantes:
John Wetton – vocais, baixo
Steve Howe – guitarra
Geoff Downes – teclados
Carl Palmer – bateria

Faixas:
1. Finger on the Trigger
2. Through My Veins
3. Holy War
4. Ever Yours
5. Listen Children
6. End of the World
7. Light the Way
8. Emily
9. I'm Still the Same
10. There Was a Time
11. I Believe
12. Don't Wanna Lose You Now
Versão japonesa: Drop a Stone no lugar de Emily

Gravadora: Frontiers Records

Site oficial: originalasia.com

Whiplash

Postar um comentário