Hoje, na Austrália, a Brawn GP repete o feito, com Jenson Button e Rubens Barrichello.
E quase que isso não se concretiza, pois o brasileiro falhou na largada, e protagonizou o acidente da primeira curva, bantendo na lateral do carro de Mark Webber. O australiano tocou na roda traseira de Nick Heidfeld, deixando o alemão atravessado na pista. Heikki Kovalainen também bate em Webber, arrebentando a suspensão dianteira de seu McLaren. Adrian Sutil também perde a asa dianteira, depois de também se chocar no RB5 do australiano.
Rubens alega ter tocado em Mark depois de ter sido tocado por trás por Heikki Kovalainen.
Como sorte também faz parte do esporte, por uma sucessão de acontecimentos e abandonos durante a prova, culminando com o acidente entre Robert Kubica e Sebastian Vettel, numa disputa de posição na curva 3, quando perderam suas respectivas asas dianteiras e, pela consequente perda de pressão aerodinâmica, acabaram batendo forte na mesma curva 5, dando de bandeja suas posições para Rubens Barrichello, que pôde, de forma dramática, realizar a histórica dobradinha, depois da prova terminar praticamente com o Safety Car na pista, liberando a continuidade da corrida apenas na última curva da última volta.
A Brawn GP também é a terceira equipe estreante a vencer. Além da Mercedes, em 1954, a Wolf, em 1977, venceu o GP da Argentina, com Jody Schecter ao volante. Neste caso, não houve dobradinha, pois a Wolf possuía apenas um bólido.
Quem também teve um excelente desempenho foi a Toyota, que, após optarem por largar do pit lane por perderem seus tempos de classificação em razão de irregularidades em suas asas traseiras, obteve um excelente terceiro lugar com o italiano Jarno Trulli.
Lewis Hamilton, com o deficiente McLaren, depois de largar em décimo-oitavo, chegou em quarto. Timo Glock, o outro piloto da Toyota, terminou em quinto. Fernando Alonso, da Renault, Nico Rosberg, da Williams, e Sebastien Buemi, da Scuderia Toro Rosso, completaram a zona de pontuação em Melbourne.
Ao contrário do que eu concluí nas primeiras impressões, o KERS realmente é um ganho extra de performance ao carro. Felipe Massa estava a um segundo atrás, se não me engano, de Sebastian Bourdais, Quando o brasileiro ativou o motor elétrico, conseguiu um ganho de aceleração suficiente para encostar no carro à frente e até fez a manobra de ultrapassagem, mas não no ponto certo para completá-la. O gráfico mostrou como o KERS trabalhava, exatamente como neste vídeo que postei ontem.
O grande problema que vejo no KERS é quando ele for padronizado para todas as equipes. Ele poderá não ser mais fator relevante, pois todos os carros terão o mesmo ganho de potência no mesmo local, emparelhando a disputa. Na minha opinião, o KERS deveria de ser regrado para 2010 como os motores, que poderão ser adquiridos de outras equipes ou produzidos pelas próprias escuderias.
Acredito também que as ultrapassagens não foram tão mais intensas como em 2008, quando elas quase não existiam. As ultrapassagens aconteceram ou porque o piloto ultrapassado estava com pneus macios desgastados, ou porque o piloto que ganhava a posição estava com pneus macios novos. Aliás, estes compostos não funcionaram bem no circuito de Albert Park.
Com certeza, a prova de abertura da temporada 2009 da Fórmula 1 entrou para a história, com o domínio de uma equipe "garagista", quase falida. Seu comandante, Ross Brawn, é o homem a ser batido. Se alguma das grandes, de agora em diante, dominar a temporada e fizer um de seus pilotos campeão ou ser campeã dos construtores, não importa, o dia 29 de março de 2009 ficará durante muito tempo, senão para sempre, na memória de todos que o presenciaram.
Ah, última coisa: quem deve estar mordendo os beiços, ou com dor de cotovelo, é Bernie Ecclestone, depois de embolsar os 22 milhões de euros que seriam destinados à Brawn GP, depois de determinar que a equipe do comandante Ross é estreante. E será que algum dirigente da Honda cometeu o harakiri, ou ficou bastante envergonhado, depois de presenciar a estupenda performance de seus ex-carros?
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