Quem conhece um pouco dos bastidores do design, projeto e desenvolvimento de um automóvel, sabe que, primeiro, cria-se uma miniatura da carroceria com uma variedade de argila especial, depois, uma versão com dois terços do tamanho do projeto final é colocada em um túnel de vento, para verificar o fluxo de ar na carroceria e o quanto ela é resistente ao mesmo.
Só no final do projeto do veículo é que ele é testado no seu tamanho normal, para o refinamento de seu desenho aerodinâmico.
Agora, você já imaginou como seria se você tivesse um túnel de vento de brinquedo, que tivesse o mesmo tamanho proporcional que tuas miniaturas de carros, ou seja, um túnel de vento em escala 1:18, por exemplo? Pois foi isto que o estudante Aaron Seneviratne pôs em prática.
Aaron, um entusiasta da impressão em 3D, foi desafiado por John Doonan, presidente da International Motor Sports Association (IMSA), a construir uma versão menor de um túnel de vento que pudesse ser usado para verificar como o fluxo aerodinâmico percorre a carroceria da miniatura de um carro.
O garoto é filho de Shane Seneviratne, diretor da O'Gara Autosport. Ele conseguiu com o pai todo o material necessário para a construção do artefato, como computador, software de CAD e impressora 3D. Marshall Pruett, jornalista que trabalha para a IMSA, elaborou uma reportagem sobre o probjeto, que foi testado com uma versão 1:18 do Lamborghini Huracán GT3 EVO2.
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