Durante os dez minutos do Q3, a pole position esteve sob posse de vários pilotos: Max Verstappen, Fernando Alonso, Charles Leclerc e Esteban Ocon! No fim, ficou entre o holandês e o espanhol a disputa sobre quem ficaria mais perto do semáforo.
Faltando 52 segundos para o fim do treino de classificação, Alonso marcou 1:11.449. Ao mesmo tempo, Verstappen vinha em sua derradeira volta rápida, mas não conseguia ser mais rápido que o "Príncipe das Astúrias": já estava um décimo e meio acima do, até então, melhor tempo de volta. Perdeu mais metade de um décimo depois de completar o segundo setor.
Então, numa atitude típica de um ousado jogador de cassino, apostou tudo no curto setor três, fazendo parecer que tentou arrancar a tinta vermelha das faixas dos pneus do carro. A manobra deu certo: arrancou 2,5 décimos de segundo, registrando o tempo de volta de 1:11.365, conquistando o direito de largar na frente.
Nas curvas Casino, Mirabeau e Loews, é a mesma história: o holandês é slow in, fast out. Após a curva Tabac, Verstappen chega a estar dois décimos atrás de Alonso, perdendo os dois primeiros setores. Então, começa-se a peripécia do "holandês voador".
Caso não tenha reparado, volte o vídeo para trás e preste atenção na maneira que Max negocia as curvas já no segundo esse da Piscine: ele é muito mais audacioso que Fernando. Na saída da curva, então... quase arranca a faixa de publicidade pendurada no guard rail. Só aqui, Verstappen já consegue um dos décimos que precisa para recuperar o tempo perdido.
Aí, vem a Rascasse. Nesta curva, é nítida a diferença de abordagem de ambos: enquanto que Max Verstappen faz a curva de forma limpa, tenho a impressão que Fernando Alonso atrasou demais a frenagem. Consequentemente, perdeu aderência nas quatro rodas, tendo que, ao mesmo tempo, corrigir a saída da curva com o volante e dosar o acelerador para não correr o risco de decorar a proteção lateral do circuito com borracha.
O resultado disso tudo? O mesmo da curva anterior: Max recupera o décimo de segundo que faltava. Como um bônus pela coragem que teve, ganhou três centésimos ao retomar a aceleração para se encontrar com a Virage Anthony Noghes.
Na última curva, o holandês ganha meio décimo e acelera tudo que pode para, enfim, completar sua volta 84 centésimos mais rápido que o espanhol. Só no terceiro setor, Max Verstappen foi 0,288 segundo mais veloz que Fernando Alonso.
Max Verstappen Red Bull Racing |
Fernando Alonso Aston Martin F1 Team |
|
---|---|---|
18.642 | S1 | 18.496 -0.146 |
33.902 | S2 | 33.844 -0.058 |
18.821 -0.288 |
S3 | 19.109 |
1:11.365 -0.084 |
LAP | 01:11.449 |
Postar um comentário