A Porsche Exclusive Manufaktur disponibiliza uma paleta de cores com nada menos que 105 cores para os modelos da linha 718 e 918. Entretanto, a marca abriu ainda mais o leque, com a Paint To Sample, novo catálogo de cores. E a pintura que estreia este novo segmento é a Patina, com acabamento que imita ferrugem.
Com a moda dos carros antigos com estilo rat look, customizados de forma que aparentem estar com a pintura inacabada e ferrugem destacada, a Porsche resolveu ingressar neste nicho de mercado, oferecendo uma pintura a veículos novos de forma que pareçam que foram negligência de cuidados por décadas.
O Special Requirements Department, como era primeiramente chamado o programa de customização exclusiva de veículos da Porsche na década de 1950, iniciou suas atividades de maneira discreta. Um exemplo foi uma unidade do modelo 356 coberto de pele, mas o primeiro desejo que foi realizado e certificado pela marca aconteceu apenas em 1962, quando um cliente encomendou um 356 B Coupé com limpador traseiro, que, na época, não era nem um item de série nem opcional.
Inicialmente, o programa de customização exclusiva da Porsche focava em retoques na estilização de veículos, embora alguns clientes também pediram modificações em chassis e motores. A partir de 1971, a Porsche começou a comercializar peças de reposição. Sete anos depois, iniciou o desenvolvimento de edições especiais de seus modelos. Em 1986, a divisão especial foi rebatizada como Porsche Exclusive, e cresceu na segunda metade da década de 1990, para atender a demanda de mais de 600 pedidos de customização.
Pagar cinco dígitos para fazer seu carro parecer que foi negligenciado por décadas pode parecer ridículo, mas você tem que admitir que o resultado deve ficar muito bom. Sempre há uma alternativa muito mais barata, como envelopar o carro, mas deve ser muito mais interessante a pintura sendo combinada em algumas superfícies da carroceria forçadamente enferrujadas com um processo químico.
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