Como o Renault Espace F1, bizarra mistura de minivan com Fórmula 1, foi construído

Renault Espace F1 Bizarre Minivan With F1 Engine
Em 1994, a Renault queria comemorar os 10 anos do modelo Espace, uma minivan que até hoje é um sucesso de vendas na Europa. A equipe Williams de Fórmula 1 queria celebrar a recente dominância, ao conquistar de forma incontestável os títulos de pilotos e construtores de 1992 e 1993.

Então, ambos sentaram, pensaram e se perguntaram: por que não juntar as duas coisas e formar um híbrido digno de filmes de Frankestein ou puro darwinismo automotivo? Assim, nasceu a maluca combinação do Renault Espace com a mecânica do Williams FW15C, conhecida como Renault Espace F1.

Assim, uma terceira empresa entrou na brincadeira: a Matra, que competiu na Fórmula 1 na década de 1960, e mais tarde se tornou uma empresa de design automotivo, que foi a mesma que produziu o Renault Espace.

Com a combinação da potência do motor Renault, com o tecnologia da Williams e a expertise da Matra, a certeza que o projeto do Renault Espace F1 se tornaria um ícone automotivo era absoluta.
E não deu erro: o carro era capaz de acelerar da inércia aos 100 km/h em 2,8 segundos e atingir 320 km/h de velocidade máxima. Só que os 1.300 kg de peso e o alto centro de gravidade o tornavam ruim na hora de negociar curvas. Scott Mansell, o Driver61, explica com maiores detalhes o porquê disto acontecer.

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