Eldon Palmer, proprietário de quatro concessionárias Dodge em Indianápolis, ofereceu-se para suprir o carro-madrinha para a corrida de 800 quilômetros. O veículo escolhido foi um Dodge Challenger 383-4V.
Para não perder o ponto de frenagem, Palmer supostamente pendurou uma bandeira laranja no pit lane para usá-la no domingo como um ponto de referência. Entretanto, a presença do objeto foi assunto de discussão entre os comissários da prova.
Durante a parade lap e a pace lap, Chris Schenkel, da ABC, Tony Hulman e John Glenn estariam também a bordo do Dodge Challenger. Na última curva, para liberar a largada, Eldon Palmer apontou para o pit lane e acelerou rumo à linha de chegada, que também está demarcada no pit lane, para que os carros que participam da corrida possam acelerar e iniciar a corrida atrás do pace car, como previsto no regulamento.
No entanto, o ponto de referência que Eldon Palmer instalou no pit lane para saber o momento de começar a frear, a bandeira laranja, foi removida. Ao atingir 200 km/h, percebeu que estava indo rápido demais. Pendurou o carro nos freios.
A arquibancada caiu, ferindo 29 pessoas. Ninguém morreu. Apesar do acidente no pit lane, a corrida no Brickyard prosseguiu normalmente.
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