O motor VTEC da Honda é conhecido por alterar o tempo de abertura e fechamento das válvulas em altas rotações. A BMW e a Nissan possuem sistemas que alteram o tempo de abertura das válvulas de admissão, controlando a quantidade de ar inserida no cilindro de acordo com a posição do pedal do acelerador.
Só que a Koenigsegg, conhecida por seus carros mega rápidos, também inova em seus motores. Para atingir um desempenho excepcional nas pistas, várias partes do carro precisam sair do lugar comum. E uma delas é justamente o comando de válvulas, que dispensa a movimentação de partes mecânicas do motor, como corrente e eixo de manivelas.
E esta criação é chamada Koenigsegg FreeValve, um sistema que usa válvulas com acionamento hidráulico por atuadores pneumáticos individuais. Várias montadoras já trabalham em um sistema semelhante. A marca sueca investiu na criação de sua tecnologia durante os últimos treze anos.
É claro que, para este comando de válvulas funcionar, são necessários alguns itens que farão o motor trabalhar mais pesado: uma bomba de óleo, um compressor de ar e um acumulador somente para os atuadores. No entanto, a perda de potência resultante não é tão grande quanto a energia gasta para movimentar um comando de válvulas tradicional.
Além disso, este sistema pneumático é mais silencioso, produz menos emissões de poluentes, faz o motor consumir menos combustível, simplifica o tratamento dos gases da exaustão, além de aumentar o torque e a potência.
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