O infográfico abaixo, produzido pela Microsoft, mostra conteúdo semelhante, mas vai além, mostrando que redes sociais não são uma ciência exata e que montar uma estratégia baseada apenas nisso não é garantia de sucesso.
As dicas são muito úteis para quem busca ampliar a audiência, fazendo com que o público esteja esperando o conteúdo regularmente. No entanto, o infográfico destaca um ponto importante, que nem sempre é tão valorizado como as dicas práticas: o contexto.
Manter a atualização e utilizar assuntos atuais para captar a atenção e curiosidade são pontos tão importantes quanto postar um conteúdo em um horário em que o público é maior. Manter a agilidade nas postagens é outro ponto destacado no infográfico para uma estratégia de sucesso.
Fique de olho nas tendências. As novas tecnologias permitem que a gente crie oportunidades para melhorar o nosso trabalho de marketing. As mídias sociais possuem uma audiência responsiva, se você souber o que acompanhar, e as otimizações para mecanismos de busca distribuem sua mensagem para um mercado amplo, se você entender como funciona este algoritmo.
Uma estratégia de marketing ágil, usando uma combinação de plataformas inbound e outbound, garante que você está sintonizado com sua audiência.
Não perca todo o seu trabalho. Considerando que a tradicional estratégia a longo prazo pode não sair como planejado, uma estratégia ágil olha constantemente para o mercado, para fazer avaliações, ajustes e manter-se competitiva.
- Trace metas e objetivos;
- Identifique e execute os procedimentos necessários;
- Meça e avalie o que funcionou e o que não surtiu efeito;
- Ajuste sua estratégia de acordo com o momento.
Considere o seu melhor alcance. Uma vez que você sabe o que você tem a dizer, juntar-se à conversa nas redes sociais é a maneira mais rápida de ser ouvido. Apenas certifique-se que alguém está lá para ouvir.
Quando enviar seus newsletters, considere a caixa de entrada do assinante. E-mails enviados muito cedo, às três ou quatro da manhã, por exemplo, podem acabar perdidas na primeira lista de mensagens a serem lidas no dia.
Testes de rastreamento e abertura de e-mails usando testes A/B também podem ajudar a medir a interação da audiência e adaptar a estratégia de acordo com os resultados.
Aproximadamente 71% de todos os usuários de internet estão no Facebook. 66% dos homens e 77% das mulheres que usam a internet possuem contas nesta rede social. Quase 74% dos usuários do Facebook possuem graduação universitária ou superior.
Já no Twitter, a presença é de 23% de todos os usuários de internet, sendo que 24% dos homens e 21% das mulheres que usam a rede mundial de computadores. A presença de idosos na rede social de mensagens de 140 caracteres quase dobrou desde 2013.
Na rede social de fotos Instagram, a presença é de 23% de todos os internautas, com 22% dos homens e 29% das mulheres que usam a internet possuem contas nesta rede social. O uso desta rede social por habitantes de países de língua espanhola, especialmente os latino-americanos, está em ascensão, aumentando 10% desde 2013.
No LinkedIn, 28% de todos os usuários de internet possuem conta. Com relação aos gêneros, 28% dos homens e 27% das mulheres estão presentes na rede social voltada ao mercado de trabalho. Um dado importante: 44% da população adulta que recebe mais de 75 mil dólares por ano está presente no LinkedIn.
Todos estes dados representam usuários que possuem mais de 18 anos de idade.
Esteja atualizado com as tendências de tecnologia. Novos aparelhos, recursos de mídias sociais, novas redes sociais surgem constantemente. Fique antenado para adaptar sua estratégia de marketing e otimizar seu alcance.
O e-mail não está morto. Pelo contrário, ele está mais vivo do que nunca. O e-mail foi considerado em 2014 o mais efetivo canal de comunicação e marketing para retenção de consumidores nos Estados Unidos. Adicionar botões de compartilhamento em mensagens de e-mail pode aumentar as conversões em mais de 150%.
Dê um tapa no visual do seu site. Deixar o design de sua home page desatualizada pode afetar seus acessos e tráfego. Estabeleça um plano de atualização periódica.
Além disso, o tempo de carregamento, a navegação e a estética do visual afetam diretamente a impressão que o usuário possui de sua marca. Código e conteúdo desatualizados são fatores que dificultam que seu site apareça no topo dos resultados de sites de busca.
Um design otimizado para dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, nunca foi tão importante quanto agora. Ainda mais se for considerado que um terço do tráfego de internet provém destes aparelhos.
Numa paisagem social em constante mutação, a medição e a reavaliação são mais importantes do que nunca. Ouvir a sua audiência em tempo real e ficar atento para aprimoramentos são suas melhores táticas para o sucesso do marketing a longo prazo.
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