Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber para adotar e otimizar a estratégia que está mudando a comunicação nos negócios

Inbound Marketing vs. Outbound Marketing: O "novo marketing" é qualquer tática que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las. O "velho marketing" é qualquer tática que "empurra" produtos e/ou serviços para os clientes
Antes, quem nos fornecia informações sobre um produto era o vendedor. Hoje, quem nos fornece informações sobre um produto é a internet.

Com os buscadores, sites de comércio eletrônico, canais de defesa ao consumidor, redes sociais, entre várias outras fontes de informação, saber mais sobre aquele objeto de desejo ficou muito mais fácil.

Por isso, passamos a confiar muito mais na internet do que no vendedor. A tela de um computador ou dispositivo móvel passou a ser a principal vitrine do mundo atual.

Como em qualquer mídia, há concorrência entre os anunciantes. E com a facilidade da internet, muito mais publicidade passa por nossos olhos, e fica ainda mais difícil se destacar.

Uma forma de publicidade que se tornou tendência nos últimos anos é o chamado inbound marketing, uma tática que se baseia em ganhar o interesse das pessoas, diferentemente do outbound marketing, que "empurra" produtos e/ou serviços para os clientes.

Este infográfico explica, em detalhes, as várias formas de aplicar o inbound marketing, ficando a seu critério quais estrátegias aplicar e como executá-las para chamar a atenção das pessoas para o produto/serviço que você deseja que elas comprem.
INBOUND MARKETING: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ADOTAR E OTIMIZAR A ESTRATÉGIA QUE ESTÁ MUDANDO A COMUNICAÇÃO NOS NEGÓCIOS 
AFINAL, O QUE É INBOUND MARKETING? 
InboundMarketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público alvo, utilizando táticas de marketing online. Esta personalização age como um ímã que atrai potenciais leads e clientes quando eles estão à procura de produtos e/ou serviços. 
O "novo marketing" é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las. 
!Illr O "velho marketing" é qualquer tática de marketing que "empurra" produtos e/ou serviços para os clientes. 
O PODER DO INBOUND MARKETING EM NÚMEROS 
Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing. 
57./o das empresas adquiriram um client, através do Blog e 42°, através do Twitter. 
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92% das companhias que blogam várias vezes por dia adquiriram um cliente a partir do seu blog. 
275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido a partir de campanhas de relações públicas online. 
••• EIS 
• • 
TT 
2/3 dos comerciantes dizem que o blog é "critico" ou "importante" para seu negócio. 
••• 
Companhias que utilizam blogs tem 97% mais links para seus sites. 
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46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre produtos e/ou serviços. 
67% das companhias B2C e 41% das companhias B2B adquiriram um cliente através do Facebook. 
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70% dos comerciantes dizem que blogam pelo menos uma vez por semana. 
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72% dos executivos dizem que as midias sociais ajudam no fechamento de negócios. 
DIFERENÇA ENTRE OUTBOUND MARKETING E INBOUND MARKETING 
O declínio do OutboundIVIarketing é uma resposta á uma mudança recente e fundamental no comportamento do consumidor. As pessoas estão cada vez mais no controle de quais informações recebem e como recebem. No Outbound Marketing, quem está no controle é a companhia e não o consumidor. 
INBOUND MARKETING 
OUTBOUND MARKETING 
Responsável por mais de 90% dos cliques na web. 
Baixo custo médio para adquirir um novo cliente. 
"Alimentado" pela criatividade, talento e esforço. 
Comunicação interativa e em via dupla. 
Clientes vem até você através de ferramentas de busca, referências e mídias sociais. 
Empresas fornecem valor. 
Empresas visam entreter e/ou educar. 
Utiliza SE0 e listas de emails. 
Apoia/patrocina eventos. 
Imprensa e Relações Públicas. 
Boca-a-boca e marketing virai. 
Criação de conteúdo e marketing. 
Conteúdos de vídeo. 
Responsável por menos de 10% dos cliques na web. 
Alto custo médio para adquirir um novo cliente. 
"Alimentado" pelo orçamento e repetição. 
Comunicação é unidirecional. 
Clientes são procurados, através de impressões, TV, rádio, banner de anúncios e cold calls. 
leMr-, Empresas fornecerri I3OLICO ou nenhum valor agregado. 
Empresas raramente visam entreter ou educar. 
Spam e listas de emails pagas ou alugadas. 
Outdoors e publicidade ao ar livre. 
TV, Rádio e anúncios impressos. 
Comentários Spam em blogs, sites e fóruns. 
Uso de banners e exposição de publicidade. 
Publicidade em vídeo. 
TIPOS DE INBOUND MARKETING 
O InboundMarketing é baseado em ganhar a atenção dos clientes em potencial, tornando-se facilmente encontrável na internet, e conduzindo os consumidores para o seu site através da geração de conteúdo que as pessoas consideram valioso. 
A BELEZA DO INBOUND MARKETING É QUE ELE INTEGRA VÁRIOS COMPONENTES COMO: 
EBOOKS/WHITE PAPERS 
QUE PODEM SER RESUMIDOS EM APENAS 4 PRINCIPAIS ELEMENTOS: 
1. Email 
Compras são fechadas através do email, não do twitter. O email é a base da comunicação de qualquer negócio. Um bom email marketing é a base de toda a estrutura, fornecendo um terreno fértil para o crescimento. 
2. SEO 
A otimização de buscas dá vida a um website. É nesse elemento que você consegue ser encontrado pelos seus leitores. Esse tráfego é como o oxigênio. Sem ele, não há vida. 
3. Midias Sociais 
Espalha sua mensagem bem além de sua comunidade. Se sua mensagem é valiosa e poderosa, ela irá se fixar na mente do seu público e se espalhará rapidamente quando for compartilhada nas mídias sociais. 
4. Blogs , A essência da comunicação é a geração de valor e confiança. São os blogs os responsáveis por fazer um leitor de primeira viagem continuar acessando seu site várias vezes. Conquiste seu leitor com conteúdo e você terá um futuro cliente. 
FUNIL DO INBOUND MARKETING 
1. Planejamento (Identifique necessidades) 
Você não pode ter uma forte presença nas ferramentas de busca se não tiver um excelente conteúdo. Portanto, planeje-o bem. 
2. Alcance (Pesquise e Explore) 
Utilize as mídias sociais e blogs para alcançar cada vez mais leitores e futuros clientes com conteúdo relevante. Aproveite também para montar sua lista de email e transformar visitantes de primeira viagem em leitores fiéis de longo prazo. 
3. Ação (Tome decisões) 
Uma das coisas mais importantes que você pode f azer é ser relevante e agregar valor à experiência do usuário. Ajude-o a resolver problemas com dicas e materiais adicionais ao seu blog e ganhe a permissão desse leitor para uma possível venda futura. 
4. Conversão (Aja) 
Tranforme cliques em clientes. Sabendo das dificuldades dos seus leitores e já resolvendo algumas através de conteúdos específicos, mostre a eles como resolver todos os problemas comprando a sua solução. 
5. Engajamento (Ganhe Ris) 
Transforme clientes em seguidores. Não esqueça de pensar em como transformar clientes em consumidores repentinos de seus serviços. 
RESULTADO FINAL DA BATALHA 
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Seu blog com algo a MAIS. VIVER Y BLOG 
Fontes: 
http://mashable.com/2011/10/30/inboundoutboundmarketing/ http://visuaLly/howinboundmarketingworks http://amazinginfographics.blogspot.com.br/2013/03/fiveelementsofinboundmarketing.htmPasid=c228f2.1b http://www.esuiteone.com http://digitalsherpa.com/5stepsofinboundmarketmg/ http://infographicb2b.com/2013/03/28/thebiggerpictureofinboundmarketinginfographic/ http://www.midwestmarketinglic.com http://themainstreetanalyst.com/2012/09/13/theinboundmarketingboominfographic/ https://www.hightable.com http://ghergich.com/infographicexamples/inbound/ http://blog.hubspolcom/blog/tabid/6307/bid/29997/InboundLeadsCost62LessINFOGRAPHIC.aspx
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