Domingo, 19 de maio de 1996. Com a pista ainda molhada, os pilotos partiram para a corrida. A combinação água e ruas estreitas resultou em um cenário incrível. Na largada, Damon Hill assumiu a liderança. Em menos de uma volta, cinco pilotos já sofreram acidentes e abandonaram a prova, incluindo Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Cinco voltas depois, Pedro Diniz, Ricardo Rosset e Ukyo Katayama também saíram da pista.
No momento que foi aos boxes, Berger não retornou à corrida, por conta de problemas de câmbio. Irvine, Frentzen, Coulthard e Villeneuve protagonizaram uma intensa disputa. A perseguição ao norte-irlandês foi tamanha que Frentzen perdeu o bico do carro ao chocar-se com o piloto à frente, foi superado pelos rivais, com Mika Salo obtendo a sexta posição.
A pista secou com o passar do tempo, e os pilotos foram obrigados a trocar os pneus de chuva com os compostos slick. Na volta 28, Quando Hill foi aos boxes, Alesi assumiu a ponta, mas a performance do inglês naquele dia era tanta que o ultrapassou o francês antes que o piloto da Benetton fosse ao pit lane.
Outra batalha aconteceu entre Panis e Irvine, quando o francês ultrapassou o piloto da Ferrari e obteve a terceira posição. A prova monegasca ganhou novos ares quando o motor de Hill estourou na quadragésima volta. Apenas dez carros restavam naquele momento da corrida, e os franceses Alesi e Panis assumiram a frente.
Ao fazer seu último pit stop, Alesi estava quase meio minuto à frente de Panis, mas uma demora no pit lane tirou de Alesi a chance da vitória e o derrubou para o sétimo lugar, prenunciando um abandono, por causa de problemas na suspensão.
Novo líder da prova, Panis estava três segundos à frente de Coulthard. Atrás dos líderes, uma trapalhada do retardatário Luca Badoer custou o quarto lugar de Jacques Villeneuve, tocado de maneira bisonha pelo piloto da Forti Corse na volta 68, decretando o primeiro abandono duplo da Williams desde o Grande Prêmio do Japão de 1995.
Na volta 70, houve um lance inacreditável: duas voltas atrasado em relação a Olivier Panis, líder da prova, o carro de Eddie Irvine rodou e foi atingido por Mika Salo e Mika Häkkinen. No entanto, como a dupla finlandesa percorreu o equivalente a 90% das voltas, foram incluídos na classificação final da prova, respectivamente, em quarto e quinto lugar.
Com tantos incidentes, a corrida foi encerrada sob fina garoa e com o asfalto escorregadio, dentro do limite de duas horas, previsto no regulamento, razão pela qual foram totalizadas 75 das 78 voltas previstas.
Olivier Panis venceu, David Coulthard chegou em segundo e Johnny Herbert em terceiro. Heinz-Harald Frentzen assegurou o quarto lugar, a uma volta do vencedor. Foi a primeira vitória da Ligier desde Jacques Laffite, no Grande Prêmio do Canadá de 1981, e a nona vitória francesa em quarenta e três edições do Grande Prêmio de Mônaco válidas pelo Mundial de Fórmula 1.
Classificação Final
Pos. | Nº | Piloto | Construtor | Voltas | Tempo/Diferença | Grid |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | Olivier Panis | Ligier-Mugen-Honda | 75 | 2:00:45.629 | 14 |
2 | 8 | David Coulthard | McLaren-Mercedes | 75 | +4.828 | 5 |
3 | 14 | Johnny Herbert | Sauber-Ford | 75 | +37.503 | 13 |
4 | 15 | Heinz-Harald Frentzen | Sauber-Ford | 74 | +1 volta | 9 |
Ret | 19 | Mika Salo | Tyrrell-Yamaha | 70 | Colisão | 11 |
Ret | 7 | Mika Häkkinen | McLaren-Mercedes | 70 | Colisão | 8 |
Ret | 2 | Eddie Irvine | Ferrari | 68 | Colisão | 7 |
Ret | 6 | Jacques Villeneuve | Williams-Renault | 68 | Colisão | 10 |
Ret | 3 | Jean Alesi | Benetton-Renault | 60 | Suspensão | 3 |
Ret | 22 | Luca Badoer | Forti-Ford | 60 | Colisão | 21 |
Ret | 5 | Damon Hill | Williams-Renault | 40 | Motor | 2 |
Ret | 12 | Martin Brundle | Jordan-Peugeot | 30 | Spun off | 16 |
Ret | 4 | Gerhard Berger | Benetton-Renault | 9 | Câmbio | 4 |
Ret | 10 | Pedro Diniz | Ligier-Mugen-Honda | 5 | Transmissão | 17 |
Ret | 16 | Ricardo Rosset | Footwork-Hart | 3 | Spun off | 20 |
Ret | 18 | Ukyo Katayama | Tyrrell-Yamaha | 2 | Spun off | 15 |
Ret | 1 | Michael Schumacher | Ferrari | 0 | Spun off | 1 |
Ret | 17 | Jos Verstappen | Footwork-Hart | 0 | Spun off | 12 |
Ret | 11 | Rubens Barrichello | Jordan-Peugeot | 0 | Spun off | 6 |
Ret | 20 | Pedro Lamy | Minardi-Ford | 0 | Colisão | 19 |
Ret | 21 | Giancarlo Fisichella | Minardi-Ford | 0 | Colisão | 18 |
DNS | 23 | Andrea Montermini | Forti-Ford | Acidente no warm-up | 22 |
Postar um comentário