Grande Prêmio de Mônaco de 1996: a única vitória de Olivier Panis veio após o caos provocado pela chuva no Principado

Monaco 1996: A shock win for Panis in the wet Video Thumbnail
Sábado, 18 de maio de 1996. Ameaça de chuva, os pilotos ocuparam as ruas de Circuito de Monte Carlo desde o início da qualificação. Michael Schumacher marcou o melhor tempo, a segunda pole consecutiva do alemão naquela temporada, a segunda na carreira em Mônaco e a primeira da Ferrari no Principado desde Jody Scheckter, em 1979, Damon Hill completou a primeira fila.

Domingo, 19 de maio de 1996. Com a pista ainda molhada, os pilotos partiram para a corrida. A combinação água e ruas estreitas resultou em um cenário incrível. Na largada, Damon Hill assumiu a liderança. Em menos de uma volta, cinco pilotos já sofreram acidentes e abandonaram a prova, incluindo Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Cinco voltas depois, Pedro Diniz, Ricardo Rosset e Ukyo Katayama também saíram da pista.

Damon Hill, Jean Alesi e Gerhard Berger conseguiam imprimir bom ritmo de corrida, o mesmo não aconteceu com Eddie Irvine, que provocou a formação de uma fila atrás dele, onde os pilotos andavam próximos.

No momento que foi aos boxes, Berger não retornou à corrida, por conta de problemas de câmbio. Irvine, Frentzen, Coulthard e Villeneuve protagonizaram uma intensa disputa. A perseguição ao norte-irlandês foi tamanha que Frentzen perdeu o bico do carro ao chocar-se com o piloto à frente, foi superado pelos rivais, com Mika Salo obtendo a sexta posição.

A pista secou com o passar do tempo, e os pilotos foram obrigados a trocar os pneus de chuva com os compostos slick. Na volta 28, Quando Hill foi aos boxes, Alesi assumiu a ponta, mas a performance do inglês naquele dia era tanta que o ultrapassou o francês antes que o piloto da Benetton fosse ao pit lane.

Outra batalha aconteceu entre Panis e Irvine, quando o francês ultrapassou o piloto da Ferrari e obteve a terceira posição. A prova monegasca ganhou novos ares quando o motor de Hill estourou na quadragésima volta. Apenas dez carros restavam naquele momento da corrida, e os franceses Alesi e Panis assumiram a frente.

Ao fazer seu último pit stop, Alesi estava quase meio minuto à frente de Panis, mas uma demora no pit lane tirou de Alesi a chance da vitória e o derrubou para o sétimo lugar, prenunciando um abandono, por causa de problemas na suspensão.

Novo líder da prova, Panis estava três segundos à frente de Coulthard. Atrás dos líderes, uma trapalhada do retardatário Luca Badoer custou o quarto lugar de Jacques Villeneuve, tocado de maneira bisonha pelo piloto da Forti Corse na volta 68, decretando o primeiro abandono duplo da Williams desde o Grande Prêmio do Japão de 1995.

Na volta 70, houve um lance inacreditável: duas voltas atrasado em relação a Olivier Panis, líder da prova, o carro de Eddie Irvine rodou e foi atingido por Mika Salo e Mika Häkkinen. No entanto, como a dupla finlandesa percorreu o equivalente a 90% das voltas, foram incluídos na classificação final da prova, respectivamente, em quarto e quinto lugar.

Com tantos incidentes, a corrida foi encerrada sob fina garoa e com o asfalto escorregadio, dentro do limite de duas horas, previsto no regulamento, razão pela qual foram totalizadas 75 das 78 voltas previstas.

Olivier Panis venceu, David Coulthard chegou em segundo e Johnny Herbert em terceiro. Heinz-Harald Frentzen assegurou o quarto lugar, a uma volta do vencedor. Foi a primeira vitória da Ligier desde Jacques Laffite, no Grande Prêmio do Canadá de 1981, e a nona vitória francesa em quarenta e três edições do Grande Prêmio de Mônaco válidas pelo Mundial de Fórmula 1.

Classificação Final

Pos. Piloto Construtor Voltas Tempo/Diferença Grid
1 9 Olivier Panis Ligier-Mugen-Honda 75 2:00:45.629 14
2 8 David Coulthard McLaren-Mercedes 75 +4.828 5
3 14 Johnny Herbert Sauber-Ford 75 +37.503 13
4 15 Heinz-Harald Frentzen Sauber-Ford 74 +1 volta 9
Ret 19 Mika Salo Tyrrell-Yamaha 70 Colisão 11
Ret 7 Mika Häkkinen McLaren-Mercedes 70 Colisão 8
Ret 2 Eddie Irvine Ferrari 68 Colisão 7
Ret 6 Jacques Villeneuve Williams-Renault 68 Colisão 10
Ret 3 Jean Alesi Benetton-Renault 60 Suspensão 3
Ret 22 Luca Badoer Forti-Ford 60 Colisão 21
Ret 5 Damon Hill Williams-Renault 40 Motor 2
Ret 12 Martin Brundle Jordan-Peugeot 30 Spun off 16
Ret 4 Gerhard Berger Benetton-Renault 9 Câmbio 4
Ret 10 Pedro Diniz Ligier-Mugen-Honda 5 Transmissão 17
Ret 16 Ricardo Rosset Footwork-Hart 3 Spun off 20
Ret 18 Ukyo Katayama Tyrrell-Yamaha 2 Spun off 15
Ret 1 Michael Schumacher Ferrari 0 Spun off 1
Ret 17 Jos Verstappen Footwork-Hart 0 Spun off 12
Ret 11 Rubens Barrichello Jordan-Peugeot 0 Spun off 6
Ret 20 Pedro Lamy Minardi-Ford 0 Colisão 19
Ret 21 Giancarlo Fisichella Minardi-Ford 0 Colisão 18
DNS 23 Andrea Montermini Forti-Ford Acidente no warm-up 22

Postar um comentário