11 de abril de 1993: a primeira volta de Ayrton Senna que muitos consideram a melhor da história da Fórmula 1

F1's Greatest Lap? On This Day - April 11, 1993 Video Thumbnail
No dia 10 abril de 1993, a classificação para o GP da Europa de Fórmula 1 confirmava uma tendência: dobradinha da Williams. Um Michael Schumacher, em plena ascensão com a Benetton, marcou o terceiro tempo, e Ayrton Senna, pela McLaren, ficou o quarto lugar. Porém, a corrida iria iniciar sob chuva.

Esta é a história que os jornalistas especializados Peter Windsor e Jayme Brito, que trabalhava para a Rede Globo na época, contam para o canal da Fórmula 1 no YouTube.

Alain Prost e Damon Hill largaram melhores que Ayrton Senna e Michael Schumacher, que foram ultrapassados por Karl Wendlinger. O piloto brasileiro consegue tirar Michael da quarta posição na primeira curva, a Redgate.

Em seguida, inicia o ataque a Karl. Na terceira curva, a Craner, realizada em alta velocidade, Ayrton tenta por fora, manobra impossível de ser executada no seco, mas apostou que, no molhado, haveria mais aderência com os pneus por ali do que no lado emborrachado. A ultrapassagem foi um sucesso.

Senna chega rapidamente a Hill, aproveita o vácuo na Starkey's Bridge para pegar a segunda posição. Era apenas a metade da primeira volta, e Ayrton Senna já iniciava a perseguição ao líder da prova, Alain Prost. Podendo usar toda a pista a seu favor, já na chicane The Esses, o piloto brasileiro está "sentado no banco traseiro" do piloto francês.

Senna aproveita toda a reta disponível para tentar a manobra na Melbourne Hairpin. Ele e Prost dividem a melhor trajetória da curva. Ayrton, por dentro, consegue a ultrapassagem. Quase que Damon Hill consegue uma oportunidade para ultrapassar Prost também.

O francês ameaça dar o troco na Goddards, mas Senna já está na frente o suficiente para manter-se na frente e completar a primeira volta já em primeiro lugar.

Outra curiosidade sobre esta prova é que Ayrton Senna fez a melhor volta da corrida numa das voltas em que passou pelo boxe.

"Eu sabia que por ali era mais rápido, eu fiz para experimentar. Quando me informaram que era a melhor volta da corrida, eu falei 'OK, se o Prost passar à minha frente, eu vou passar ele por dentro do box'. Só isso!", disse o piloto brasileiro.

Este fato foi possível pois, no circuito de Donington Park, a curva de entrada dos boxes é menor que a curva que leva à reta principal. Naquela época, ainda não havia limite de velocidade no pit lane, por isso, Ayrton Senna usou este artifício para ganhar tempo na pista.

Ayrton Senna ainda aplicou uma volta sobre todos os adversários. Logo depois, o brasileiro diminuiu o ritmo, e foi ultrapassado pelo segundo colocado, Damon Hill, terminando a corrida a 1:23.199 do inglês.

Outro fato que marcou a largada daquela corrida, foi o piloto Ruben Barrichello que largou da décima segunda colocação e colocou sua Jordan em quarto lugar na primeira volta, igualando sua maestria em pista de chuva ao seu mentor, Ayrton Senna.

P.S.: é assim que se faz, Fórmula 1, já está aprendendo a trabalhar nas mídias sociais!

Postar um comentário