Botão call-to-action é o botão que chama o usuário para uma ação principal na página. Nas lojas virtuais, os botões call-to-action mais comuns são os botões cadastrar, pagar, adicionar ao carrinho e, um dos mais importantes, o botão comprar.
Não existem receitas milagrosas. O que existem são boas práticas que podem, e devem, ser seguidas por qualquer lojista, para facilitar a navegação e a vida dos clientes.
1. Tamanho
O tamanho dos botões é determinante para criar botões eficazes, pois botões muito pequenos ficarão perdidos na página, enquanto botões grandes demais vão chamar tanto a atenção que irão sobrepor outras informações importantes, como o valor do frete e prazo de entrega nas páginas de detalhes do produto, e até correm o risco de serem confundidos com um banner.
2. Forma
Botões precisam ter formato de botões. Eles não precisam necessariamente ser retangulares, mas é importante que o usuário os reconheça como um elemento clicável. Há uma grande probabilidade de que botões com formatos incomuns, cores chapadas e sem volume gerem menos cliques.
3. Cor
Um dos fatores mais importantes, sem dúvida, é a escolha adequada das cores dos botões. As cores têm o poder de influenciar nosso comportamento, despertando sensações e emoções.
O botão call-to-action deve ser de uma cor que desperte o interesse do seu cliente, deve combinar com as demais cores do site e devem ter uma cor exclusiva, ou seja, evite usar a cor do botão em outros elementos da página, como títulos, ícones ou textos.
Quando usar, escolha elementos que você quer que tenham alguma ligação com o botão, por exemplo, o preço na página do produto.
4. Texto
Há várias formas de dizer a mesma coisa. Quando escolher o texto, use verbos no imperativo, e dê informações suficientes, para que o cliente não tenha dúvidas.
Por exemplo, no carrinho, evite usar botões com o texto "continuar", pois eles não especificam bem a ação que será tomada. Você vai continuar comprando? Continuar com o processo de compra?
Se o cliente ficar em dúvida, há grande chance de ele escolher outra loja para comprar. Assim como é importante fornecer informações claras, os botões também devem deixar claro para onde seremos levados quando clicarmos.
Agregue valor aos seus botões, mostrando ao usuário o que ele irá ganhar ao clicar. Por exemplo, na página do produto, use "compre com frete grátis" em vez de simplesmente "comprar".
5. Fonte
Fontes simples e de fácil leitura aumentam a conversão dos botões. Evite o uso de fontes cursivas ou fontes de tamanhos muito pequenos. Quanto mais rápido o botão passar a informação que precisa, mais cliques ele irá gerar.
6. Ícones
Vários estudos de usabilidade indicam que a associação de ícones e textos facilita a compreensão do usuário, portanto, use ícones que transmitem a informação por si só, mas sempre associe-os com textos.
Ícones sozinhos correm o risco de não serem reconhecidos por muitos usuários.
7. Posicionamento
A posição adequada do botão na página melhora sua visibilidade. É importante dizer que tudo o que aparece antes da dobra, aquilo que aparece sem a necessidade de rolar a página, tem mais destaque do que o que vem depois da rolagem, por isso é importante que o botão principal esteja sempre antes da rolagem.
8. Respiro
Sabe aquela sensação claustrofóbica de quando você entra em um ambiente pequeno cheio de quinquilharias e parece que você mal consegue respirar? Pois é, o mesmo se aplica à Internet.
Páginas com muita informação e sem o espaçamento correto fazem com que as informações sejam mais difíceis de serem localizadas e passam a mesma sensação de desconforto ao usuário descrita acima, portanto, saiba utilizar o espaçamento correto entre os elementos e principalmente ao redor dos botões principais.
9. Repetição
Alguns players do mercado têm usado uma estratégia que funciona: repetir o botão em outros locais da página para incentivar o clique. Use essa estratégia sabiamente e veja os resultados que ela traz.
10. call-to-action é call-to-action
Se a sua página tiver vários botões, lembre-se de que há uma hierarquia de interesses na página e foque apenas naquele interesse principal, seja ele a venda, o cadastro ou o compartilhamento.
Não caia no erro de encher a sua página com botões call-to-action, pois isso não funciona. Foque em no máximo 2 botões por página. Caso sejam necessários outros botões, dê um peso secundário escolhendo cores com menos contrastes e em tamanhos menores.
Faça o teste, adeque seus botões para que eles fiquem mais atraentes, e veja o aumento do número de cliques e da sua taxa de conversão.
iMasters
Como criar botões que geram mais cliques
Publicado: quarta-feira, 16 de outubro de 2013 às 08:29
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