Google Places: otimizar para buscas locais é essencial

Suponhamos que você tenha uma empresa especializada em serviços de buffet para eventos que atenda somente na Grande São Paulo. Não teria sentido que um cliente do Rio de Janeiro solicitasse os seus serviços na cidade dele.

Portanto, seu interesse é buscar clientes na região de sua abrangência, ou seja, usuários que estejam buscando por serviços de buffet dentro de São Paulo. É aí que entra o Google Places, serviço que faz parte das buscas verticais do Google.
Exemplo de busca no Google Places
Google Places

No exemplo acima, se um usuário de São Paulo buscar por "serviços de buffet", a página do Google exibirá, além das buscas orgânicas hotizontais, uma listagem com sete resultados para serviços de buffet em São Paulo. Também chamada de seven list, essa é a listagem de empresas cadastradas no Google Places.

O cadastro é muito simples. Simples até demais, porém, muitos pecam em deixar de lado algumas informações que possam ser interessantes para o usuário, como horário de funcionamento da empresa, raio de abrangência, formas de pagamento, imagens sobre a empresa ou até mesmo se o local possui estacionamento. Preencher essas informações faz toda a diferença.
Google Places: formulário de informações básicas do estabelecimento comercial
Para cadastrar sua empresa no Google Places, basta criar uma conta neste link e seguir as etapas. Ao final do cadastro, você precisa validá-lo com um número pin. Para ter acesso a esse número, você tem opção de receber via SMS (resposta instantânea) ou por carta destinada ao endereço que você cadastrou, que leva cerca de duas semanas ou mais para chegar.

Somente após a confirmação desse código é que o cadastro será validado, e dentro de mais alguns dias, finalmente estará indexado para que o seu negócio apareça também nas buscas verticais. Essa é uma grande vantagem, pois a sua empresa pode ficar entre as primeiras posições, uma vez que a seven list aparece logo abaixo da primeira posição das buscas orgânicas.
Google Places: forma de recebimento do pin
Google+ Local

Este é o espaço do usuário disponível no perfil do Google+. As empresas se cadastram no Google Places, e o usuário comum poderá fazer comentários sobre a sua empresa, opinar sobre a qualidade do seu serviço, classificá-la como boa ou ruim, através do sistema de pontuação expressiva em 30 pontos da Zagat (ainda não disponível no Brasil), fazer upload de fotos e compartilhar todas essas informações com os demais usuários que tenham uma conta na rede social do Google.

Todas as informações que você cadastrou no Google Places estarão também disponíveis no Google+ Local, suscetíveis a comentários e opiniões de seus clientes. E nada como o próprio cliente para indicar a sua empresa a um amigo. Essa é a melhor propaganda. Além de o seu negócio conquistar mais consumidores e mais confiança, poderá também fidelizá-los.
Google Plus (Google+) Local
Esta é uma ótima forma para demarcar sua área de atuação, inclusive serviços que não tenham nem mesmo um site (e há muitos)! Serviços delivery também se beneficiam bastante com o Google Places.

É importante acrescentar que este é apenas um dos aspectos da otimização local. Uma boa combinação de Google Places, Google+ e Rich Snippet (texto-âncora) é, no mínimo, uma obrigação para quem quer ter o seu negócio no topo das buscas.

iMasters

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