Já com um ano de experiência, Toledano viu Ayrton se adaptar com cautela no começo, com um quinto e um terceiro lugares nas primeiras corridas. Mas depois ele não seguraria o talento daquele futuro tricampeão da F-1, que acabaria levando o título com doze vitórias.
Em conversa exclusiva com o programa "Linha de Chegada", Alfonso Toledano recordou os primeiros passos de um dos maiores gênios do esporte a motor, naquela altura um franzino brasileiro que mal falava inglês.
- Logo que começaram os primeiros treinos ele demonstrou aprender os circuitos de uma maneira impressionante. Eu era o piloto número 1 da equipe número 1. Teria que ir bem em todas as corridas, ser o pole position, ser o mais rápido. Mas de repente vi como este brasileiro estava pegando, estava pegando, estava pegando as coisas nos treinos – explicou o ex-piloto.
A primeira vitória, no dia 15 de março de 1981, em Brands Hatch, seria marcante não só para Ayrton, mas para os adversários. Mas aquele fim de semana chuvoso começou cinzento não só na Inglaterra, mas também nos boxes da Van Diemen:
- O Ayrton me pediu para explicar aos mecânicos que queria uma pressão maior nos pneus, mas eles não queriam fazer sem a autorização do chefe, Ralph Firman. E realmente ele não queria, mas Ayrton insistiu, os dois discutiram. No fim, fizeram o que Ayrton queria.
E acabou, de fato sendo uma aula de pilotagem do novato em Brands Hatch. De um garoto que futuramente na F-1 provaria ao mundo toda sua genialidade sob chuva. Segundo Toledano, naquele dia, Senna mudou a forma de os adversários encararem as pistas molhadas.
O que Toledano guarda não são as derrotas, mas sim a boa convivência e as fotos, muitas fotos. O mexicano exibe orgulhoso no tablet as lembranças da época em que um futuro ídolo do automobilismo chamava a atenção de todos:
- Meu chefe Ralph Firman disse que se esse garoto não tivesse nenhum problema e chegasse à Fórmula 1 seria campeão não uma vez, mas várias vezes, que era o maior talento que ele havia visto. Então, ele disse: não se desespere, é melhor aprender e deixar de ser o número 1 para ser o número 2. A verdade é que foi uma grande experiência ter convivido com Ayrton. Grandes experiências, tanto o que contar...
Entre tantas curiosidades, uma revelação surpreendente: Toledano diz que Ayrton não esperava sequer chegar à Fórmula 1.
- Ayrton era o único casado de nós três, nós outros dois éramos solteiros. E era louco, porque eu mudava toda hora de namorada, Ayrton estava casado e o argentino Quique Mansilla já tinha uma noiva. No primeiro encontro eu perguntei a ele, que estava casado com Lilian, o que esperava. Ele disse que talvez não chegasse à Fórmula 1 porque era muito difícil, mas aprenderia tudo para passar tudo ao seu filho e levá-lo a ser campeão do mundo. Ele não pensava em chegar à Fórmula 1 por estar casado com 21 anos, pensava de uma maneira diferente de um solteiro – comentou Alfonso.
Mas, para Toledano, até hoje, nem na Pan-Am GP ou em qualquer categoria, não surgiu ninguém como Ayrton:
- Ele não nos ganhou apenas na terra, nos ganhou também no céu. Viveu, ganhou e morreu como deveria ser o sonho do melhor da história.
Depois de 1981, Senna foi campeão da Fórmula Ford 2000 e da Fórmula 3 Inglesa nos dois anos seguintes, até estrear na Fórmula 1 em 1984. Na principal categoria do automobilismo, Senna conquistou 41 vitórias, 65 poles e três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991). Ayrton morreu durante o GP de San Marino de 1994, aos 34 anos.
SporTV
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