Comentário também é conteúdo, se indexável

Algumas pessoas querem saber se o Google considera comentários em posts de blog como conteúdo. Sim, ele considera, sobretudo porque os comentários de um blog são áreas em que há discussão e muitos temas são levantados ali. Portanto, nada mais natural que o Google considerá-los na busca.

O fato de pessoas usarem palavras-chave que levam tráfego de pesquisa é um dos bons motivos de manter espaço de comentários em sites e blogs, do ponto de vista de SEO. Infelizmente, não há dados para demonstrar, mas seria possível fazer um estudo, mostrando como páginas com comentários tendem a receber mais visitas de busca orgânica

O comentário deve estar indexável

Por padrão, o algoritmo do Google não lê JavaScript, iframe ou popup. No caso de popup, mesmo que lesse, ele perderia sua eficácia, uma vez que as palavras-chave de comentários são sempre uma maneira de tornar o conteúdo mais relevante, e nunca o conteúdo mais relevante do artigo.

Indexável é todo aquele conteúdo que está em formato de texto, em HTML e dentro do próprio HTML, visível para o usuário.

Portanto, o comentário está indexável pela maioria dos sites que aceitam comentários. De todo modo, evite plugins de comentário em seu site ou blog, porque geralmente o Google é incapaz de indexá-los, pois eles vêm via JavaScript.

Utilize sempre a tag nofollow

Se você quiser permitir comentários em seu site ou blog, não permita que os autores postem links sem a tag nofollow. Ela serve para o usuário, mas não para o Google, e foi criada para combater pessoas que comentavam em blogs não pela interação, mas por link building.

Plataformas de blog como WordPress e Blogger já vêm com as tags de nofollow automaticamente, então não é preciso se preocupar.

iMasters

Postar um comentário