Quais os números mais importantes para analisar em uma campanha de email marketing?

Para qualificar a eficácia dos envios de suas campanhas de email marketing é preciso analisar a maneira com que os usuários estão interagindo com as mensagens que recebem.

Ao definir suas estratégias é preciso ter em mente que o caminho que o usuário deve percorrer não varia muito. A primeira função do seu email é despertar no usuário o desejo de abrir a mensagem, depois é preciso que ele se interesse nos produtos ou conteúdos anunciados e clique nas ofertas e, por fim, quando já estiver em seu site, que compre o que você está oferecendo, não é mesmo?

Para que o usuário percorra esse caminho é preciso analisar os resultados de campanhas anteriores, para isso existem três métricas para analisar que não podem ser esquecidas. São elas: taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão. Você deve estar atento a esses números para gerir suas campanhas e baseado nos resultados, ser capaz de melhorá-las no futuro.

Vamos entender um pouco melhor cada uma delas:

Taxa de abertura

Essa taxa revela o número de pessoas que abriram o seu email. Ao acompanhar os resultados, você poderá direcionar as campanhas de acordo com aquilo que gerou maior interesse imediato em seu público alvo.

Um dos fatores que mais influenciam o aumento da taxa de abertura é o assunto escolhido para a mensagem. O Subject do email, como é mais conhecido, é o primeiro contato do usuário com seu email. É o que ele lê antes mesmo de abrir a mensagem e neste momento ele já classifica o que é ou não de seu interesse. Por isso, para garantir uma boa taxa de abertura é fundamental que você crie um subject atrativo, que sirva como um diferencial em meio a tantas outras mensagens. Uma dica é não criar subjects muito extensos, uma vez que a maioria dos clientes de email mostram apenas os 30 primeiros caracteres. Desperte interesse com temas relevantes, criativos e objetivos!

Taxa de cliques (CTR)

O CTR pode ser considerado a métrica mais valiosa do email marketing, pois informa o alcance efetivo de suas campanhas, ou seja, quantas pessoas que ao abrirem sua mensagem, se interessaram pelos conteúdos e de fato clicaram no email.

Para utilizar o CTR como referência é preciso levar em consideração a importância de se ter uma base de contatos optin e segmentada, assim você saberá que está enviando emails para quem está interessado e avaliar as melhores maneiras de levar esse público a visitar seu site. Para calcular essa taxa, lembre-se que um mesmo usuário pode se interessar por mais de um produto presente em sua campanha e clicar mais de uma vez na mesma mensagem, para que não ocorram erros, a fórmula mais indicada para calcular o CTR é multiplicar o total de cliques por 100 e dividir pela quantidade total de emails enviados.

Taxa de conversão

A taxa de conversão indica o percentual real de pessoas que passaram por todas as etapas de sua campanha e finalizam com uma compra efetiva em seu site. Ou seja, por meio dessa taxa é possível mensurar o alcance e o sucesso de suas ações.

Para garantir uma taxa de conversão elevada, lembre-se que a maioria das vendas por email marketing é feita por impulso, por isso, inclua em sua mensagem conteúdos que despertem a curiosidade do usuário a ponto dele querer saber mais informações dos produtos anunciados. Faça com que o usuário navegue pelo seu site e ofereça vantagens para que ele finalize a compra!

Para que você acompanhe esses resultados é imprescindível que sua ferramenta de disparo possibilite esse feedback através de relatórios gerados ao final de cada campanha. Esses relatórios devem ser cuidadosamente analisados, pois através desses resultados é que você poderá identificar as preferências de seus clientes e direcionar os trabalhos dos profissionais de marketing de sua empresa.

E-Commerce Brasil

Postar um comentário