Como usar pen drives com capacidade acima de 32 GB no Windows XP

Pen Drive Corsair Flash Voyager GTR 64 GB
Recentemente, comprei um pen drive de 64 GB por 70 reais. Ele funciona perfeitamente no Mac OS X e versões do Windows mais recentes, mas, quando cheguei na casa do meu pai e coloquei o pen drive no computador dele, que possui o Windows XP instalado, o pen drive não é reconhecido.

Ele até aparece na lista de dispositivos de armazenamento do Windows Explorer, mas dava duplo clique para ver os arquivos e o sistema dizia que o pen drive precisa ser formatado. Tentava formatar, mas nenhum sistema de arquivos aparecia para que pudesse formatá-lo.

Depois de uma rápida pesquisa na internet, descobri que o Windows XP, originalmente, não possui suporte a dispositivos de armazenamento removível com capacidade maior que 32 GB. No entanto, existe um sistema de arquivos específico para estes pen drives, chamado "exFAT".

Para que o Windows XP possa utilizar o exFAT para abrir pen drives com mais de 32 GB, é necessário que esteja atualizado para o Service Pack 2 ou 3. Depois, deve ser feito o download do update KB955704. A versão em português está neste link, e a versão em inglês, neste endereço.

Instale o update, reinicie o computador e insira o pen drive novamente. Dê duplo clique no ícone que surge no Windows Explorer. Se pedir para formatar, clique "sim". Na lista de opções de sistema de arquivos, aparecerá a opção "exFAT". Selecione o "tamanho padrão de unidade de alocação", depois marque a opção "formatação rápida" e clique em "iniciar". Na janela de alerta de perda de dados, se já tiver um backup dos dados contidos no pen drive, clique "OK". Em alguns segundos, o pen drive estará formatado e pronto para uso no Windows XP.

O Windows 7 já suporta nativamente o exFAT. Já o Windows Vista precisa ter o Service Pack 1 ou 2 instalado para poder utilizar esse sistema de arquivos.

Postar um comentário