12 plugins para transformar seu site WordPress em um CMS

O Wordpress é muito mais do que uma plataforma para criar um site, sendo extremamente versátil em termos de comportamento e de opções disponíveis. Além dos incríveis templates wordpress, a plataforma oferece ainda plugins especificamente centrados no comportamento enquanto CMS (gestor de conteúdos), oferecendo múltiplas formas de gerir autores, conteúdos, estilos e uma série de outras opções.

Todo e qualquer sistema tem as suas debilidades. A maior desvantagem quando alguém tenta usar o WordPress como um CMS ocorre quando esse mesmo autor tenta modificá-lo brutalmente. Normalmente, isso resulta na instalação de dezenas de plugins para tornar o Wordpress num CMS mais parecido com a concorrência (Joomla ou Drupal etc). De fato, instalando milhares de plugins, a performance do seu Wordpress diminui drasticamente e, consequentemente, os problemas começam a surgir.

Para facilitar esse seu trabalho e evitar que você cometa esses erros quando tenta usar seu Wordpress como um CMS, há 12 plugins que podem ajudá-lo a tornar seu site mais versátil, sem que você tenha de perder performance.

Flutter

O plugin Flutter foi feito para tornar seu WordPress num CMS focando-se em templates para o desenvolvedor e simplifica a gestão de conteúdo para administradores criando paineis de escrita customizados, que são excelentes para organizar e estruturar seus textos.

Custom Admin Branding

O plugin Custom Admin Branding permite-lhe não só criar um design personalizado para o seu ecrã de login do Wordpress, como também para o cabeçalho e rodapé do seu painel administrativo. Isso poderá ser extremamente útil se você desenvolver projectos para vários autores ou mesmo para clientes.

More Fields

O plugin More Fields é um plugin WordPress que adiciona caixas ao seu editor de escrita/edição de páginas. Essas caixas contêm campos para inserir informação, de forma que você possa introduzir campos de informação extra nas suas páginas. Isso é extremamente útil se você estiver usando custom fields, tornando o débito de informação por custom fields muito mais user-friendly.

MailPress

O MailPress permite-lhe enviar e-mails estilizados via HTML ou texto baseados em templates. Você também pode colocar uma caixa de subscrição de newsletter em seu site se desejar. O MailPress é simplesmente fantástico no que toca à gestão de newsletters. Ele consegue realizar o tracking da newsletter que foi enviada e/ou agendar envios em datas específicas, com módulos adicionais.

pageMash

O plugin PageMash permite-lhe organizar a ordem das suas páginas através de um sistema Ajax de drag-and-drop, permitindo-lhe inclusive esconder páginas se assim o desejar. Essa ferramenta é fantástica para você ordenar as suas páginas e consequentemente os seus menus no seu site.

Multi Level Navigation

O plugin Multi Level Navigation permite-lhe criar menus verticais em formato dropdown, ou, caso deseje, menus horizontais em slide. O plugin produz código HTML e CSS válido na W3C e apenas requer Javascript para funcionar. Tendo em conta que praticamente todos os browsers já aceitam Javascript, você pode ficar tranquilo.

Role Scoper

O plugin Role Scoper lhe permite gerir acessos, dando-lhes um controle tipo CMS para gestão de permissões de seus usuários registrados. Poderá escolher permissões de leitura, edição ou administração, grupos específicos numa dada página, grupos por categoria, entre outros.

User Access Manager

O plugin User Access Manager é muito útil se você necessitar de uma área para membros ou de uma seção privada em seu site. Este plugin permite-lhe manter o acesso restrito a determinados usuários, seja em posts, páginas ou arquivos.

WP-CMS Post

O plugin WP-CMS Post permite-lhe esconder determinados items como custom fields, trackbacks, revisões de artigos, etc. Além disso, ele lhe dá um controle muito maior sob a forma como o WordPress lida com a criação de conteúdo! Isso ajuda-o a tornar o seu WordPress mais como um CMS, e permite-lhe customizar completamente o que os seus usuários veem.

WP e-commerce

O plugin WP e-Commerce é um aplicação de carrinho de compras que lhe permite comercializar produtos, serviços ou comissões específicas em seu site. Se você desejar introduzir uma forma de comercializar produtos em seu site, então você não necessita de alterar seu CMS, podendo continuar a correr tudo sob o Wordpress.

cforms II

O plugin cforms II é um excelente plugin para construir fichas de contato. Esse é um plugin com imensas opções, permitindo-lhe criar fichas de contato em Ajax.

TinyMCE Advanced

O plugin Tinymce Advanced adiciona mais 15 plugins ao plugin original TinyMCE. Isso ajuda todos os usuários que não entendem muito de HTML a criar tabelas, inserir quebras, pesquisar ou substituir elementos, e muito mais.

iMasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário