A Ferrari mostrou no Salão de Genebra um híbrido baseado na Ferrari 599 GTB Fiorano, o HY-KERS, que consiste de baterias de íon de lítio, do motor V12 e do câmbio de sete marchas com dupla embreagem originais do veículo.
O motor elétrico trifásico de alta voltagem, que pesa 40 Kg, é capaz de produzir 100 CV de potência, e pode ser utilizado para impulsionar o veículo sem a ajuda do motor a combustão, por alguns quilômetros, na condução urbana, para economizar combustível. No modo híbrido, atua como um sistema de recuperação de energia cinética (KERS), carregando as baterias nas frenagens, e provendo força extra à transmissão, no pressionamento de um botão, para ultrapassagens e situações que exigem maior aceleração.
Um módulo eletrônico dedicado gerencia toda a parte de controle do uso em conjunto do motor elétrico e do motor à combustão, além de controlar o power steering e o sistema de ar condicionado, através de um gerador acoplado ao motor V12.
Postar um comentário