Padrões e Metodologias em PHP?

Por que PHP não é a linguagem mais utilizada pelas corporações? Por que muitos desenvolvedores optam por outras linguagens ao invés de continuar ou utilizar PHP?

Questões como estas surgem todo dia, toda vez que alguém começa a programar em PHP. E talvez a resposta mais adequada seja a falta de um padrão, uma especificação forte em cima da linguagem.

PHP é responsável pelo surgimento dos CMS s mais usados no Brasil e no mundo, mas cada um cria seu padrão e alguns nem padrão se quer têm.

Mas o grande pecado do PHP realmente continua sendo uma falta de padrão. Nem precisamos falar da questão de compatibilidade total entre versões, isso não é perfeito em nenhuma linguagem. Mas se compararmos a versão do PHP4 com o PHP5, chegamos à clássica questão de configurar o httpd.conf para o php4 (porta 80) e criar um httpd5.conf para o php5 no apache, assim evitamos que seu site, blog, etc, saia do ar porque você usava a abertura de código
Cito esta porque é a clássica de todo código legado php4.
Alguns puristas podem intervir e dizer que: Assim a linguagem é mais livre, tem maiores chances de crescimento, comunidade, e todas as velhas histórias que cansamos de ouvir em toda discussão.

Claro que sou contra uma grande empresa ser a dona da linguagem, mas temos de admitir que a falta de um dono (livre ou não) gera uma falta de padrão.

Com o lançamento da versão 5.3, comecei a ouvir algumas questões de padronização e um grupo para tais questões se formando no horizonte.

Para efetivar uma melhora nos códigos em PHP, resolvi seguir Walker de Alencar Oliveira, que define no documento: PHP Coding Standards uma padronização para utilização do nosso código php. Siga também as dicas e tente manter-se atualizado e colaborativo.

iMasters
PHP Coding Standards
Blog do Walker de Alencar

Postar um comentário