Como Fernando Alonso controla o KERS

O piloto Fernando Alonso, da equipe Renault de Fórmula 1, mostra a Antonio Lobato, do canal espanhol La Sexta, como se controla o KERS no volante do R29 durante as provas.



Apesar de não entender patavina do idioma espanhol, consegui entender como funcionam os controles do sistema de recuperação de energia cinética.

O botão azul, na parte superior esquerda do volante, é usado para ligar o motor elétrico do KERS e "despejar" os 82 CV extras no virabrequim do motor a combustão.

O regulador "KERS CHRG" serve para definir a intensidade de recarga das baterias. Há circuitos onde há frenagens mais longas e outros onde há frenagens mais curtas. Esse botão define em qual parte da volta as baterias do KERS estão completamente recarregadas para que o piloto possa usar a potência extra.

O regulador "KERS REL" define quanto de potência máxima o motor elétrico terá durante seu uso. Em algumas saídas de curva, se o KERS estiver em sua potência máxima, 82 CV, e o piloto fizer uso do sistema, as rodas podem patinar, ocorrendo desgaste prematuro dos pneus traseiros ou, ainda, perda de controle do carro e saída de pista ou rodada.

É como se fosse a regulagem de um nitro. Quando o motor elétrico trabalha a 82 CV, a carga das baterias dura no máximo 6,67 segundos. Quando o motor está com sua potência máxima em, por exemplo, 50 CV, a carga das baterias dura mais, algo em torno de 9 segundos.

Fernando ainda mostra mais dois botões giratórios, novidade deste ano. O da esquerda serve para ajustar o freio motor. O da direita serve para regular a angulação da asa dianteira.

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